social meeting scientific journal
https://app.periodikos.com.br/journal/esocialbrasil/article/626ab6bda9539545f54d27d2
social meeting scientific journal
Periodical

A visão comentada da estrutura da competência socioemocional – Conhecimento.

La visión comentada de la estructura de la competencia socioemocional – Conocimiento.

The commented view of the structure of socio-emotional competence – Knowledge.

Ulysses Martins Moreira Filho

Downloads: 3
Views: 376

Resumo

Com o advento da pandemia provocada pelo COVID 19, a maneira de pensar e agir sofreu uma transformação radical em tudo aquilo que anteriormente pensávamos como correto. Uma das áreas mais afetadas foi o processo educacional, devido o afastamento emergencial dos alunos das salas de aula. Isto criou um vácuo no aprendizado, devido a ausência de professores despreparados para esta nova realidade, ausência de material didático adequado e ferramentas digitais de informação e comunicação. A nova política educacional apresentada pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC normatiza e orienta o processo de ensino – aprendizagem nacional. O presente artigo apresenta a visão comentada da estrutura do Módulo Temático 1 – Competência Conhecimento, alinhado a competência socioemocional Conhecimento do BNCC.

Palavras-chave

Conhecimento. BNCC. Competência. Socioemocional.

Resumen

Con la llegada de la pandemia provocada por el COVID 19, la forma de pensar y actuar ha sufrido una transformación radical en todo lo que antes pensábamos que era correcto. Una de las áreas más afectadas fue el proceso educativo, debido al retiro de emergencia de los estudiantes de las aulas. Esto generó un vacío en el aprendizaje, debido a la ausencia de docentes no preparados para esta nueva realidad, falta de material didáctico adecuado y herramientas digitales de información y comunicación. La nueva política educativa presentada por la Base Nacional del Currículo Común – BNCC regula y orienta el proceso nacional de enseñanza-aprendizaje. Este artículo presenta la vista comentada de la estructura del Módulo Temático 1 – Conocimiento Competencia, alineado con la competencia socioemocional Conocimiento de la BNCC.

Palabras clave

Conocimiento. BNCC Competencia. socioemocional.    

Abstract

With the advent of the pandemic caused by COVID 19, the way of thinking and acting has undergone a radical transformation in everything that we previously thought was correct. One of the most affected areas was the educational process, due to the emergency removal of students from classrooms. This created a vacuum in learning, due to the absence of teachers unprepared for this new reality, lack of adequate teaching material and digital information and communication tools. The new educational policy presented by the National Common Curriculum Base – BNCC regulates and guides the national teaching-learning process. This article presents the commented view of the structure of Thematic Module 1 – Knowledge Competency, aligned with the BNCC's socio-emotional competence Knowledge.
 

Keywords

Knowledge. BNCC Competence. socioemotional.  

References

Base Nacional Comum Curricular. (2018).

Córdula, E. B., & Nascimento, G. C. (2018). A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico. Educação Pública.

Costa Neto, P., & Canuto, S. (2010). Administração com Qualidade. São Paulo: Blucher.

Costa Neto, P., Vendrametto, O., & Sacomano, A. (2011). Atribuição estratégicade responsabilidades às funçõesda Administração. Banas Qualidade.

Krogh, G. v., Ichijo, K., & Nonaka, I. (2001). Facilitando a Criação do Conhecimento. São Paulo: Campus.

Lévy, P. (2010). As tecnologias da Inteleigência: O futuro do pensamento na era da informação. São Paulo: 34.

Ministério da Educação. (2018). Base Comum Curricular. São Paulo: Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

Moreira Filho, U., & Costa Neto, P. (2012). Uma moderna visão sobre a Gestão do Conhecimento. Banas Qualidade.

Mundim, Roberto Patrus. A lógica forma – princípios elementares. In Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 135-145, jan./jun. 2002, p. 135-145.

Nonaka, & Takeuchi. (2004). Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora.

Quel, L. F. (2006). Gestão do Conhecimento. São Paulo: Saraiva.

Takeuchi, & Nonaka. (2004). Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: ARTMED EDITORA.

Tarouco, L., Ávila, B., Santos, E. d., Bez, M., & Costa, V. (2014). Objetos de aprendizagem - Toria e prática. Porto Alegre: Evangraf.

Terra, J. C. (2005). Gestão do Conhecimento - O Grande Desafio Empresarial. São Paulo: Elservier.

UNESCO. (2010). Educação - Um tesouro a descobrir. Brasíla: Unesco.


Submitted date:
02/03/2022

Reviewed date:
03/10/2022

Accepted date:
03/21/2022

Publication date:
04/28/2022

626ab6bda9539545f54d27d2 esocialbrasil Articles
Links & Downloads

somesj

Share this page
Page Sections