O desenvolvimento pessoal dos autistas na APAE.
The personal development of autistic people at APAE.
El desarrollo personal de las personas autistas en APAE.
GUERREIRO, E. P. PESTANA, F.M.P. M. ANDRADE, M.V.L.T.
Resumo
O objetivo do estudo é mostrar a importância da interdisciplinaridade na APAE, para o desenvolvimento pessoal dos portadores de autismo. Essa pesquisa científica tem caráter documental e bibliográfico, partindo-se da abordagem da APAE que define o autismo como um transtorno, esse que afeta o domínio da linguagem e inabilidade social. O resultado esperado, é a integração social do autista. Para isso ocorrer o autista deve ter uma equipe interdisciplinar, que está voltada para a integração social e as políticas públicas e sociais que atenda essa demanda. O assistente social pode contribuir atuando junto com a família na busca de seus direitos.
Palavras-chave
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Referências
AMADEU, M. S.; MENGATO, A. F., STROPARO, E. M., ASSIS, T. S.. Manual de normalização de documentos científicos de acordo com as normas da ABNT. Curitiba: Ed. UFPR, 2015. Disponível em < http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/45654>. Acesso em: 13 set. 2017.
APAESP. Disponível em: www.apaesp.org.br/br/Paginas/default.aspx APAE-SV. Disponível em: www.apaesaovicente.org.br/
HADI, M.; BODHINAYAKE, B. C. Non-linear finite element analysis of flexible pavements. Advances in Engineering Software, 34, p. 657–662, 2003.
IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na contemporaneidade; trabalho e formação profissional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
SILVA, S.A.; SOARES, J.B.; HOLANDA, A.S.; OLIVEIRA, J.A. Utilização do método dos elementos finitos em retroanálise de pavimentos flexíveis. In: XXVIII ANPET, 2014, Curitiba. Anais do evento, disponível em: <http://www.anpet.org.br/xxviiianpet/anais/documents/AC336.pdf>. Acesso em: 13 set. 2017.
Submetido em:
08/05/2020
Revisado em:
19/06/2020
Aceito em:
26/06/2020
Publicado em:
28/07/2020