O Protagonismo do jovem através da Arte-Educação.
The protagonism of the young through Art-Education.
El protagonismo de los jóvenes a través de la Art-Educación.
GUERREIRO, E. P. KORRES, S.B AMORIM, M.C RIBEIRO, J.
Resumo
O objetivo deste estudo é mostrar que através da arte-educação, o jovem pode ser o protagonista de sua própria história. Essa pesquisa cientifica é de caráter exploratório, quando busca identificar e explicar o protagonismo do jovem através da arte-educação. Para Ana Mãe Barbosa, no processo transformador do indivíduo, ressaltou-se a expressão Arte-Educação, no qual se considera que esse processo educativo não tem restrição de espaço, podendo acontecer em comunidades de baixa renda, aldeias, assentamentos, sindicatos, dentre outros. No ensino da arte-educação, levam-se em conta três dimensões: Apreciação, produção e contextualização, ou seja, através da realidade, produzir e refletir, tornando assim, indivíduos mais criativos, críticos e conscientes. Neste contexto, o Assistente Social está capacitado sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência, previdência social, empresas, habitação, entre outras, favorecendo o acesso da população e usuários aos direitos. Atuando também, em instituições públicas, privadas, Organizações não-governamentais. Espera-se mostrar a importância de atividades voltadas para os jovens, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento pessoal, visando uma perspectiva cidadã.
Palavras-chave
Abstract
The aim of this study is to show that through art education, young people can be the protagonists of their own history. This scientific research is exploratory in nature, when it seeks to identify and explain the protagonism of young people through art education. For Ana Mãe Barbosa, in the transforming process of the individual, the expression Art-Education was emphasized, in which it is considered that this educational process has no space restriction, which can happen in low-income communities, villages, settlements, unions, among others . In teaching art-education, three dimensions are taken into account: Appreciation, production and contextualization, that is, through reality, to produce and reflect, thus making individuals more creative, critical and aware. In this context, the Social Worker is trained from the theoretical, political and technical point of view, to investigate, formulate, manage, execute, evaluate and monitor social policies, programs and projects in the areas of health, education, assistance, social security, companies , housing, among others, favoring the access of the population and users to rights. Also acting in public and private institutions, non-governmental organizations. It is expected to show the importance of activities aimed at young people, in order to strengthen personal development, aiming at a citizen perspective.
Keywords
Resumen
El objetivo de este estudio es mostrar que a través de la educación artística, los jóvenes pueden ser los protagonistas de su propia historia. Esta investigación científica es de naturaleza exploratoria, cuando busca identificar y explicar el protagonismo de los jóvenes a través de la educación artística. Para Ana Mãe Barbosa, en el proceso transformador del individuo, se enfatizó la expresión Art-Education, en la que se considera que este proceso educativo no tiene restricción de espacio, lo que puede suceder en comunidades de bajos ingresos, pueblos, asentamientos, sindicatos, entre otros. . En la enseñanza de la educación artística, se tienen en cuenta tres dimensiones: Apreciación, producción y contextualización, es decir, a través de la realidad, producir y reflexionar, haciendo así que las personas sean más creativas, críticas y conscientes. En este contexto, el trabajador social está capacitado desde el punto de vista teórico, político y técnico, para investigar, formular, gestionar, ejecutar, evaluar y monitorear políticas, programas y proyectos sociales en las áreas de salud, educación, asistencia, seguridad social, empresas. , vivienda, entre otros, favoreciendo el acceso de la población y los usuarios a los derechos. También actuando en instituciones públicas y privadas, organizaciones no gubernamentales. Se espera que muestre la importancia de las actividades dirigidas a los jóvenes, con el fin de fortalecer el desarrollo personal, apuntando a una perspectiva ciudadana.
Palabras clave
Referencias
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Submitted date:
08/05/2020
Reviewed date:
19/06/2020
Accepted date:
26/06/2020
Publication date:
28/07/2020