A criança em situação de vulnerabilidade social familiar.
CHILDREN IN SITUATION OF FAMILY SOCIAL VULNERABILITY.
NIÑOS EN SITUACIÓN DE VULNERABILIDAD SOCIAL FAMILIAR.
GUERREIRO, E. P. SANTOS, D.F. MELO, L.A.O. MARTINS, M.S.
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a exclusão social como problema social, influenciado no acesso dos direitos a educação da criança. Através deste estudo busca-se, identificar e compreender as situações que levam a desistência da escola. Partiu-se da visão de Philippe Aries sobre o sentimento da infância; a educação como libertação de Paulo Freire e a questão social abordada por Marilda Iamamoto e Maria Carmelita Yazbek. Assim, será analisada a prática profissional do Assistente social diante da criança em situação de vulnerabilidade social, como resultado entende-se que a criança abandona a escola por necessidade de trabalhar para gerar renda familiar, tornando-a vulnerável social e economicamente.
Palavras-chave
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Referências
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Submetido em:
08/05/2020
Revisado em:
19/06/2020
Aceito em:
26/06/2020
Publicado em:
28/07/2020