Revista Brasileira de Ciências Econômicas e Negócios
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INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES E SEUS IMPACTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO REGIONAL: O CASO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES E SEUS IMPACTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO REGIONAL: O CASO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Marcus Hugo Sant’ Anna Cardoso Orientador: Prof. Dr. Otto Guilherme Gerstenberger Junior Coorientador Prof. Me. Guilherme Santoro Gerstenberger

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Resumo

RESUMO

Em função de sua capacidade de reduzir custos e promover desenvolvimento socioeconômico, investimentos em infraestrutura de transportes, notadamente em rodovias, dada a sua relevância no cenário brasileiro, representam uma das principais ferramentas no contexto das políticas públicas de desenvolvimento regional.

Em função da importância do setor rodoviário para a economia nacional e sua expressiva demanda por novos investimentos, o Estado brasileiro tem optado, em algumas ocasiões, pelo modelo de concessão, ao setor privado, da operação das rodovias, em geral, precedida de obras públicas, contemplando a prestação de serviços aos usuários que se utilizam dessa infraestrutura.

Portanto, em razão da importância do setor rodoviário e da sua confluência com o desenvolvimento socioeconômico sustentável, o presente trabalho tem como objetivo, avaliar, utilizando como estudo de caso, o Estado do Rio de Janeiro, se, de fato, o modelo de concessão de rodovias pode contribuir para com o desenvolvimento socioeconômico regional.

Portanto, o presente trabalho busca avaliar, em dois diferentes momentos e mediante o emprego de um indicador de acessibilidade potencial, a qualidade do acesso aos empregos, para viagens realizadas com automóvel, nos 22 municípios que compõem a Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A partir do exame da evolução da malha rodoviária presente na região de estudo, os resultados permitem concluir que, entre os anos de 2002 e 2019, além de terem sido evidenciadas melhorias nos indicadores socioeconômicos em toda o território em exame, foram verificadas melhorias na acessibilidade ao emprego, notadamente nos municípios Duque de Caxias, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo, Itaboraí, Nilópolis, Magé e Mesquita. A contribuição deste trabalho pode ser verificada na medida em que, a partir da análise dos investimentos verificados na infraestrutura de transportes, combina elementos de acessibilidade e desenvolvimento socioeconômico regional.

Ao final, espera-se demonstrar se os municípios atendidos por rodovias concedidas, onde a iniciativa privada tem assumido a execução dos serviços antes prestados pelo Poder Público, apresentam, no decorrer do tempo, indicadores socioeconômicos superiores aos dos demais municípios.

Palavras-Chave: Desenvolvimento Socioeconômico, Setor Rodoviário, Acessibilidade ao Emprego.

Palavras-chave

Desenvolvimento Socioeconômico, Setor Rodoviário, Acessibilidade ao Emprego.

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