Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20160066
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Educational practice with young crack users aiming the prevention of HIV/AIDS

Práctica educativa con jóvenes usuarios de crack visando la prevención del VIH/SIDA

Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS 

Agnes Caroline Souza Pinto; Eveline Pinheiro Beserra; Izaildo Tavares Luna; Luiza Luana de Araújo Lira Bezerra; Patrícia Neyva da Costa Pinheiro

Downloads: 0
Views: 4

Abstract

Objective: To report educational intervention with young crack users in order to prevent HIV/AIDS, using the Culture Circle methodology.

Methods: Qualitative research, conducted in 2012 with 10 young crack users in a therapeutic community in Fortaleza-CE. Data collection included participant observation with field journal; photographic recording and filming; and, as production of the group, Puppet Theater.

Results: Culture Circle has enabled young people to reveal their main vulnerabilities to HIV/AIDS as the sharing of straws and pipes in the use of cocaine/crack and loss of consciousness as influential in the diversity of sexual partners and not using condoms during sexual intercourses.

Conclusion: The educational intervention has created possibilities for the insertion of the nurse in the therapeutic community setting, in order to strengthen the assembling of networks for the prevention work of HIV/AIDS among crack users.

Keywords

Adolescent; Acquired immunodeficiency syndrome; Crack cocaine

Resumen

Objetivo: Informar la intervención educativa con jóvenes usuarios de crack visando la prevención del VIH/SIDA, a través de la metodología de los Círculos de Cultura.

Métodos: Investigación cualitativa, realizada en 2012 con 10 jóvenes de una comunidad terapéutica de Fortaleza-CE. La recopilación de datos incluyó: observación participante con diario de campo; registro fotográfico y filmación; y, como producción del grupo, teatro de títeres.

Resultados: El Círculo de Cultura ha permitido a los jóvenes desvelar sus principales vulnerabilidades al VIH/SIDA, como el cambio de pajas y pipas para el uso de la droga y la pérdida de la conciencia como justificativa para la diversidad de parejas sexuales y de la no utilización de preservativos.

Conclusión: La intervención educativa ha creado posibilidades para la inserción del(a) enfermero(a) en el escenario de la comunidad con el fin de fortalecer la red para la prevención del VIH/SIDA entre los dependientes del crack.

Palabras clave

Adolescente; Síndrome de inmunodeficiencia adquirida; Cocaína crack

Resumo

Objetivo: Relatar a intervenção educativa com jovens usuários de crack visando à prevenção do HIV/AIDS através da metodologia de Círculo de Cultura.

Métodos: Pesquisa de natureza qualitativa, realizada em 2012 com 10 jovens usuários de crack atendidos em uma comunidade terapêutica de Fortaleza-CE. A coleta de informações incluiu: observação participante com diário de campo; registro fotográfico e filmagem; e, como produção do grupo, teatro de fantoches.

Resultados: O Círculo de Cultura permitiu aos jovens desvelar as suas principais vulnerabilidades ao HIV/AIDS, como o compartilhamento de canudos e cachimbos no uso da cocaína/crack e a perda da consciência como influenciadora na diversidade de parceiros e no não uso do preservativo nas relações sexuais.

Conclusão: A intervenção educativa criou possibilidades para a inserção do(a) enfermeiro(a) no cenário da comunidade terapêutica, a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção ao HIV/AIDS entre usuários de crack.

Palavras-chave

Adolescente; Síndrome da imunodeficiência adquirida; Crack cocaine

Referências

1 Sleghim MR, Meschial WF, Martins BF, et al. Motivações para o tratamento de usuários de crack em uma comunidade terapêutica. J. res.: fundam. care. online 2015. jul./set. 7(3):3009-3019.

2 Azevedo RCS, Moraes MJ. HIV/aids e doenças sexualmente transmissíveis entre usuários de crack. In: Ribeiro M, Laranjeira R. O tratamento do usuário de crack. 2. ed. Porto Alegre: Artmed; 2012. p. 57-73.

3 Bastos FI, Bertoni N. Quantos usuários de crack e/ou similares há nas capitais brasileiras? Resultado da Pesquisa Nacional sobre Crack, 2012. In: Bastos FI, Bertoni N. Pesquisa Nacional sobre o uso do Crack. Rio de Janeiro: Icict/Fiocruz; 2014. p. 133-48. [acesso 2015 Abr 12]. Disponível em: https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/Pesquisa%20Nacional%20sobre%20o%20Uso%20de%20Crack.pdf

4 Strathdee SA, Stockman JK. Epidemiology of HIV among injecting and non-injecting drug users: current trends and implications for interventions. Curr HIV/AIDS Rep. 2010; 7(2): 99-106. [acesso 2012 Jul 18]. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2856849/

5 Machado NG, Moura ERF, Conceição MAV, Guedes TG. Uso de drogas e a saúde sexual de adolescentes. Rev Enferm UERJ. 2010;18(2):284-290.

6 Cook JA, et al. Crack cocaine, disease progression, and mortality in a multi-center cohort of HIV-1 positive women. Aids. 2008; 22(11):1355-1363.

7 Thiollent M. Metodologia da pesquisa-ação. 18a ed. São Paulo: Cortez; 2011.

8 Brandão CR. O que é método Paulo Freire. 32. ed. São Paulo: Brasiliense, 2011.

9 Organização Internacional do Trabalho (OIT). Trabajo Decente y Juventude en América: avance febrero 2010. Oficina Regional para América Latina y el Caribe [Internet]. OIT; 2010. [acesso 2012 Abr 15]. Disponível em: http://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/youth_employment/doc/jovensfev_173.pdf

10 Minayo MC. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. São Paulo (SP): HUCITEC; 2010.

11 Conselho Nacional de Saúde (BR). Resolução 466/12. Diário Oficial União, 2013 jun.12, Seção 1 - p. 59. [acesso 2012 Jun 10]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

12 Vasters GP, Pillon SC. O uso de drogas por adolescentes e suas percepções sobre adesão e abandono de tratamento especializado. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2011; 19(2):[08 telas].

13 Monteiro EMLM, Vieira NFC. Educação em saúde a partir de círculos de cultura. Rev. bras. enferm. 2010; 63(3): 397-403.

14 Beserra EP, Sousa LB, Alves MDS. Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentes. Esc. Anna Nery . 2014; 18(2): 209-214.

15 Vargas A, Rocha HV, Freire FMP. Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional. Novas Tecnol Educ. 2007; 5(2): Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/1bAriel.pdf

16 Oliveira LG, Nappo AS. Characterization of the crack cocaine culture in the city of São Paulo: a controlled pattern of use. Rev Saúde Pública. 2008; 42(4):664-671. [acesso 2011 Nov 12]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102008000400012

17 Cruz MS, Vargens RW, Ramoa ML. Crack. Uma abordagem multidisciplinar. In: Prevenção ao uso indevido de drogas: capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias. 3. Ed. Brasília: Presidência da República. Secretaria Nacional de políticas sobre Drogas - SENAD, 2010. Cap.2, p. 40-58.

18 Ribeiro M, Nudelman ED, Rezende EP, Yamauchi R. Farmacologia do Consumo de Crack. In: Ribeiro M, Laranjeira R. O tratamento do usuário de crack. 2. ed. Porto Alegre: Artmed ; 2012.p. 116-142.

19 Zeitoune RCG, Ferreira VS, Silveira HS, Domingos AM, Maia AC. O conhecimento de adolescentes sobre drogas lícitas e ilícitas: uma contribuição para a enfermagem comunitária. Esc. Anna Nery. 2012; 16(1): 57-63.

20 Ferreira AGN, Vieira NFC, Transferetti JA, Galvão MTG, Gubert FA, Pinheiro PNC. Dialogando com adolescentes de grupos religiosos sobre hiv: desafios para a enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2013; 22(4): 952-60. [acesso 2014 Jan 23]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400011

21 Luna IT, Costa AGM, Costa MS, Alves MDS, Vieira NFC, Pinheiro PNC. Conhecimento e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis entre os adolescentes em situação de rua. Ciência, Cuidado e Saúde (Online). 2013;12(1): 346-355. [acesso 2014 Fev 13]. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/18693

22 Soares SM, Silva LB, Silva PAB. O teatro em foco: estratégia lúdica para o trabalho educativo na saúde da família. Esc. Anna Nery. 2011; 15(4): 818-824.

23 Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 2011.

24 Gutierrez A, Sher L. Alcohol and drug use among adolescents: an educational overview. Int J Adolesc Med Health. 2015; 27(2):207-12.
 


Submetido em:
04/11/2015

Aceito em:
29/02/2016

682ddaf9a953951de6709f57 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections