Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20150028
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Effect of educational video on the student's knowledge about oral hygiene of patients undergoing chemotherapy

Los efectos resultantes a los alumnos de la exhibición de videos educativos sobre la higiene oral de pacientes en quimioterapia

Efeito de vídeo educativo no conhecimento do aluno sobre higiene bucal de pacientes em quimioterapia 

Ana Paula Neroni Stina; Cristina Mara Zamarioli; Emilia Campos de Carvalho

Downloads: 0
Views: 3

Abstract

Supervise dental conditions and teach oral hygiene are responsibility of the nurse. Patients on chemotherapy have risk factors for oral and systemic changes.

Objective: To determine the effect of educational video on the cognitive and procedural knowledge of oral hygiene, the degree of importance that the student gives to procedure for the oral health of patients undergoing chemotherapy and evaluate the acceptance of this teaching strategy.

Methods: Quasi - experimental study, before and after an intervention (video) with senior students of undergraduate nursing. Instruments were employed to evaluate start and end the cognitive and procedural knowledge about oral hygiene, analysis the relevance of the learning experience importance.

Results: 23 students participated in the study, 82% found the experience useful and 87 % would recommend to. Data showed increased cognitive and technical (p < 0.05) knowledge (p < 0.05) after the video.

Conclusion: Educational video improved cognitive and procedural knowledge of undergraduate students in nursing; was well accepted and can be used in the multidisciplinary team training.

Keywords

Nursing care; Oral Health; Knowledge; Oral Hygiene

Resumen

Supervisar condiciones bucales y enseñar procedimientos de higiene oral son responsabilidades del enfermero. Pacientes en quimioterapia presentan factores de riesgo para alteraciones orales y sistémicas.

Objetivo: Determinar el efecto del video educativo sobre el conocimiento cognitivo y de procedimiento de la higiene oral, la importancia que el estudiante de Enfermería atribuye al procedimiento para la salud bucal de pacientes en quimioterapia y evaluar la aceptación del método.

Método: Estudio casi-experimental, del tipo antes y después de una intervención (video) con estudiantes del último año de graduación en Enfermería.

Resultado: Participaron 23 alumnos, para 82% la experiencia es útil y el 87% lo recomendaría. Los datos mostraron aumento del conocimiento cognitivo (p < 0,05) y técnico (p < 0,05) después de la exhibición.

Conclusión: El video mejoró los conocimientos de los estudiantes; fue bien aceptado y se puede utilizar para entrenamiento del equipo multidisciplinario.

Palabras clave

Atención de Enfermería; Salud bucal; Conocimiento; Higiene bucal

Resumo

Supervisionar condições bucais e ensinar o procedimento de higienização bucal são responsabilidades do enfermeiro. Pacientes em quimioterapia apresentam fatores de risco para alterações bucais e sistêmicas.

Objetivo: Verificar o efeito do vídeo educativo sobre o conhecimento cognitivo e procedimental de higienização bucal, o grau de importância que o aluno atribui ao procedimento para a saúde bucal de pacientes em quimioterapia e avaliar a aceitação desta estratégia de ensino.

Método: Estudo quasi-experimental, tipo antes-depois de uma intervenção (vídeo), com alunos do último ano de graduação em enfermagem no interior paulista. Empregaram-se instrumentos para avaliação inicial e final do conhecimento cognitivo e procedimental sobre a higiene bucal; para análise da importância atribuída ao procedimento e da relevância da experiência de aprendizagem.

Resultado: 23 alunos participaram do estudo; 82% consideraram a experiência útil e 87% a recomendariam. Os dados evidenciaram aumento do conhecimento cognitivo (p < 0,05) e técnico (p < 0,05) após o vídeo.

Conclusão: Vídeo educativo melhorou o conhecimento cognitivo e procedimental de alunos de graduação em enfermagem; foi bem aceito e pode ser utilizado no treinamento da equipe multidisciplinar. Número de registro no Clinical Trials.gov: NCT02072577

Palavras-chave

Cuidados de enfermagem; Saúde bucal; Conhecimento; Higiene bucal

Referências

Abidia RF. Oral Care in the Intensive Care Unit: A Review. J Contemp Dent Pract. 2007 jan;8(1):76-82.

Fleming SE, Reynolds J, Wallace B. Lights... Camera... Action! a guide for creating a DVD/video. Nurse Educ. 2009 may/Jun;34(3):118-21.

Fonseca LMM, Leite AM, Mello DF, Silva MAI, Lima RAG, Scochi CGS. Educational technology in health: contributions for pediatric and neonatal nursing. Esc Anna Nery. 2011 jan/mar;15(1):190-6.

Cardoso AF, Morelli L, Braga FTMM, Vasques CI, Santos CB, Carvalho EC. Effect of a vídeo on developing skills in undergraduate nursing students for the management of totally implantable central venous access ports. Nurse Educ Today. 2012;32:709-13.

Marmol MT, Braga FTMM, Garbin LM, Moreli L, Santos CB, Carvalho EC. Central catheter dressing in a simulator: the effects of tutor's assistance or self-learning tutorial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012;20:1134-41.

Carvalho EC, Stina APN, Marmol MT, Garbin LM, Braga FTMM, Moreli L et al. Effects of an educational video on the oral hygiene of patients with hematologic disorders. Rev. Eletr. Enf. [on line].2014;[cited 2015 abr 29];16(2):304-11. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i2.23300. - doi: 10.5216/ree.v16i2.23300.

Braga FTMM, Garbin LM, Marmol MT, Khouri VY, Vasques CI, Carvalho EC. Oral hygiene in chemotherapy patients: construction and validation of an educational video. Journal of Nursing UFPE on line. 2014;8(10):3331-9.

Baggio MA, Erdmann AL, Dal Sasso GTM. Cuidado humano e tecnologia na enfermagem contemporânea e complexa. Texto & contexto enferm. [on line]. 2010;[citado 2015 abr 16];19(2):378-85. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000200021.

Cavalcante BB, Moreira AG, Araújo STC. A comunicação terapêutica do enfermeiro: desafios no treinamento do cliente em diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD). Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. 2010 out/dez;2(Supll.):1015-7.

Moraes AF. A diversidade cultural presente nos vídeos em Saúde. Interface: Comunicacao, Saude, Educacao. 2008;12(27):811-22.

Colussi PRG, Haas AN, Oppermann RV, Rösing CK. Consumo de dentifrício e fatores associados em um grupo populacional Brasileiro. Cad. Saude Publica [on line]. 2011 mar;[citado 2014 jan 29];27(3):546-54. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2011000300014&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000300014

Secretaria da Saúde. Manual técnico: saúde da mulher nas Unidades Básicas de Saúde/Secretaria da Saúde, Coordenação da Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família. 2ª ed. São Paulo: SMS; 2012. 70p.

Barbosa AM, Ribeiro DM, Caldo-Teixeira AS. Conhecimentos e práticas em saúde bucal com crianças hospitalizadas com câncer. Cienc. saude colet. [on line]. 2010 jun; [citado 2014 jan 29];15(Suppl 1):1113-22. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700019&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700019.

Teixeira KIR, Bueno AC, Cortés ME. Processos físico-químicos no biofilme dentário relacionados à produção da cárie. Quim. nova esc. 2010 ago;32(3):145-50.

Souza CHC, Dantas-Neta NB, Laurentino JB, Nunes-dos-Santos DL, Prado Júnior RR, Mendes RF. Fatores de risco relacionados à condição de saúde periodontal em universitários. Revista de Odontologia na UNESP [on line]. 2013 jun;[citado 2014 jan 29];42(3):152-159. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772013000300002&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1807-25772013000300002.

Tarzia O. Halitose: etiologia, diagnóstico e tratamento. Importância psicossocial e de saúde pública. Perionews. 2011;5(1):10-4.

Vasconcelos DFP, Vasconcelos ACCG. Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino em histologia para estudantes da saúde. Rev. bras. educ. med. [on line]. 2013,[citado 2015 abr 16];37(1):132-7. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100019&lng=en&nrm=iso
 


Submetido em:
14/03/2014

Aceito em:
28/04/2015

682f4c79a9539550df7b5925 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections