Hemodialysis patients with arteriovenous fistula: knowledge, attitude and practice
Pacientes en hemodiálisis con fístula arteriovenosa: el conocimiento, la actitud y la práctica
Pacientes em hemodiálise com fístula arteriovenosa: conhecimento, atitude e prática
Natália Ramos Costa Pessoa; Francisca Márcia Pereira Linhares
Abstract
Objective: To identify the knowledge, attitude and practice in self-care patients receiving dialysis with arteriovenous fistula.
Methods: Descriptive study and cross-sectional quantitative approach in 30 patients using the AV fistula to performed dialysis at the Barao de Lucena Hospital.
Results: 97.7% of patients had inadequate knowledge. The attitude was adequate in 70% of those who responded the survey. The self-care practice with the fistula was inadequate in 97.7% of patients.
Conclusion: Although most patients have an appropriate attitude toward the care of the fistula, their knowledge and practice were inadequate. The inadequate knowledge, probably, influenced the inadequate practice. The use of written material can be recommended as a facilitator for a future educational strategies instrument, since it also allows for subsequent reading by the user, allowing him to overcome any doubts.
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Identificar o conhecimento, atitude e prática dos pacientes em hemodiálise sobre autocuidado com fístula arteriovenosa.
Métodos: Estudo descritivo, corte transversal e abordagem quantitativa. Envolveu 30 pacientes que realizavam hemodiálise por meio de fístula arteriovenosa no Hospital Barão de Lucena.
Resultados: 97,7% dos pacientes apresentaram conhecimento inadequado. A atitude foi adequada em 70% dos pesquisados. A prática de autocuidado com a fístula foi inadequada em 97,7% dos pacientes.
Conclusão: Apesar da maioria dos pacientes apresentarem uma atitude adequada em relação aos cuidados com a fístula, seu conhecimento e prática foram inadequados. O conhecimento inadequado, provavelmente, influenciou em uma prática inapropriada. O uso do material escrito pode ser recomendado como um instrumento facilitador para estratégias educativas posteriores, já que também permite uma leitura posterior pelo usuário, possibilitando-lhe a superação de eventuais dúvidas.
Palavras-chave
Referências
Sociedade Brasileira de Nefrologia. Censo - 2012. [citado 2012 fev 06]. Disponível: http://www.sbn.org.br/pdf/publico2012.pdf
Sociedade Brasileira de Nefrologia. Censo - 2008. [citado em: 06 de fev de 2012]. Disponível: http://www.sbn.org.br/pdf/censos/censos_anteriores/censo_2008.pdf
Oliveira MP, Soares AD. Percepciones de las personas coninsuficiencia renal crónica sobre lacalidad de vida. Enferm. glob. [online]. 2012, 11(28):257-75.
Daugirdas, JT; Blake, PG, Ing, TS. Manual de diálise. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008
Furtado, AM; Lima, FET. Autocuidado dos pacientes portadores de insuficiência renal crônica com a fístula artério-venosa. Rev. gauch. enferm. 2006 dez; 27(4):532-8.
Reinas, CA; Nunes, GO; Mattos, M. O auto cuidado com a fístula arteriovenosa realizado pelos doentes renais crônicos da região sul de Mato Grosso. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. 2012; 3(1): 505-19.
Maniva, SJCF; Freitas, CHA. O paciente em hemodiálise: autocuidado com a fístula arteriovenosa. Rev Rene. 2010 jan/mar;11(1): 152-60.
NANDA INTERNATIONAL. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificações 2012-2014. Porto Alegre (RS): Artmed; 2012.
Ferreira ABH. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Editora Positivo; 2010.
Raimondo M, Fegadoli D, Méier MJ, Wall ML, Labronici LM, Raimondo-Ferraz MI. Produção científica brasileira fundamentada na Teoria de Enfermagem de Orem: revisão integrativa. Rev. bras. enferm. 2012 jun; 65(3): 529-34.
Moreira MF, Nóbrega MML, Silva MIT. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Rev. bras. enferm. 2003 mar/abr; 56(2):184-8.
Couto IRR, Marins DS, Santo FHE, Neves PS. Saber e prática: a educação em saúde como elo facilitador no processo de cuidar. JOurnal of Research Fundamental Care Online. 2013 jan/mar. 5(1):3485-92.
Queiroz MVO, Dantas MCQ, Ramos IC, Jorge MSB. Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitos. Texto & contexto enferm. 2008 mar;17(1):55-63.
Moreira AG; Monteiro, AST; Carvalho, TTS. Preservação da fístula arteriovenosa: ações conjuntas entre enfermagem e cliente. Esc Anna Nery. 2013 Jun;17(2): 256-62.
Silva KA, Nunes ZB. As intervenções de enfermagem mais prevalentes em um serviço de hemodiálise frente às intercorrências com a fístula arteriovenosa durante a sessão de hemodiálise. J Health Sci Inst. 2011;29(2):110-3.
Maniva SJCF, Freitas CHA. O paciente em hemodiálise: autocuidado com a fístula arteriovenosa. Rev Rene. 2010 jan/mar;11(1):152-60.
Maldaner CR, Beuter M, Brondani CM, Budó MLD, Pauletto MR. Fatores que influenciam a adesão ao tratamento na doença crônica: o doente em terapia hemodialítica. Rev. gauch. enferm. 2008 dez;29(4):647-53.
Silva MCOS, Silva K, Silva PAB, Silva LB, Vaz FMO. A sala de espera como espaço de educação e promoção de saúde à pessoa com insuficiência renal crônica em hemodiálise. J. res.: fundam. care. online 2013. jul./set. 5(3):253-263.
Koepe GBO, Araújo STC. A percepção do cliente em hemodiálise frente à fístula artério venosa em seu corpo. Acta paul. enferm. 2008; 21(spe):147-51.
Submetido em:
28/04/2014
Aceito em:
20/11/2014