Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20150002
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Nursing master's program at Anna Nery school 1972-1975: singularities of graduating and challenges in its implementation

Máster en la escuela Anna Nery 1972-1975: singularidades de la formación y desafíos en la implementación

Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação 

Ana Lia Trindade Martins Mendes; Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense; Antonio José de Almeida Filho; Maria Angélica de Almeida Peres

Downloads: 0
Views: 8

Abstract

Objective: To analyze the initial characteristics of the first master's degree in nursing in Brazil, to discuss the difficulties to meet the new academic requirements.

Methods: This is a social-historical study. The primary sources were written documents and interviews with former students and former teachers of that course. The theoretical concepts used for analysis are the university and the three generations of researchers.

Results: About the characteristics, the following stands out: taught by faculty members qualified abroad, curriculum aimed at theoretical and theoretical-practical experiences, directed at didactic and pedagogical training. Among the difficulties, the following need emphasis: lack of qualified teachers to teach, lack of subjects for critical and reflective education.

Conclusion: At the start of the 1970s, the EEAN faced the challenge of implementing a course at stricto sensu post-graduate level. Despite the difficulties, in 1975, the EEAN graduated the first nine masters in Nursing, contributing to the emergence of a new generation of researchers in nursing in the country.

Keywords

Nursing; Education, Graduate; History of Nursing

Resumen

Objetivo: Analizar las características iniciales del primer Curso de Maestría en Enfermería de Brasil y discutir las dificultades enfrentadas para atender a las nuevas exigencias académicas.

Métodos: Estudio histórico-social. Las fuentes primarias fueron documentos escritos y entrevistas con ex alumnas y ex maestras. Los conceptos teóricos utilizados para el análisis fueron: universidad y las tres generaciones de investigadores.

Resultados: Sobre las características, se destacan: ministrado por profesores con formación extranjera; currículo orientado a experiencias teóricas y prácticas; dirigidos a la formación didáctica y pedagógica. Entre las dificultades, hay que destacar: falta de profesores calificados para enseñar y falta de temas para la formación crítica y reflexiva.

Conclusión: En 1970, EEAN enfrentó el desafío de implantar un curso en nivel de postgrado stricto sensu. A pesar de las dificultades, en 1975, EEAN formó nueve maestras en Enfermería, contribuyendo con una nueva generación de investigadores de Enfermería en el país.

 

Palabras clave

Enfermería; Educación de Postgrado; Historia de la Enfermería

Resumo

Objetivo: Analisar as características iniciais do primeiro curso de mestrado em enfermagem do Brasil; discutir as dificuldades enfrentadas para atender às novas exigências acadêmicas.

Métodos: Estudo histórico-social. As fontes primárias foram documentos escritos e entrevistas com ex-alunas e ex-professoras do referido curso. Os conceitos teóricos utilizados para análise são os de universidade e as três gerações de pesquisadoras.

Resultados: Quanto às características destaca-se: ministrado por docentes capacitados no exterior, currículo voltado às experiências teóricas e teórico-práticas, direcionado para formação didática e pedagógica. Dentre as dificuldades, ressalta-se: falta de docentes qualificados para lecionar, ausência de disciplinas para a formação crítica e reflexiva.

Conclusão: No princípio de 1970, a EEAN enfrentou o desafio de implantar um curso em nível de pós-graduação stricto sensu. Apesar das dificuldades, em 1975, a EEAN formou as nove primeiras mestras em Enfermagem contribuindo para o surgimento de uma nova geração de pesquisadoras em enfermagem no país.

Palavras-chave

Enfermagem; Educação de Pós-Graduação; História da Enfermagem

Referencias

Santos TCF, Barreira IA. A Escola Anna Nery como centro difusor de tradições nativas. Esc Anna Nery. 1999 ago;3(2):18-33.

Rhodus CC. Pós-graduação em enfermagem, um estudo. Curso de mestrado na Escola de Enfermagem Ana Néri da Universidade Federal do Rio de Janeiro [tese de livre docência]. Rio de Janeiro (RJ): Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1977.

Romanelli OO. História da Educação no Brasil (1930-1973). 14ª ed. Rio de Janeiro: Vozes; 1991.

Chauí MS. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP; 2001.

Almeida MCP, Rocha JSY. O saber da enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo: Cortez; 1986.

Brandão EM. A formação do campo científico de enfermagem no Brasil: sociologia da geração de pesquisadoras pioneiras, 1935-1958. 1999 [tese]. Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Padilha e Borestein T&C. Padilha MICS, Borenstein MS. O método de pesquisa histórica na enfermagem. Texto & contexto enferm. 2005 out/dez;14(4):575-84.

Coelho CP. A Escola de Enfermagem Anna Nery: sua história, nossas memórias. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1997.

Rhodus CC, Andrade MDL, Sena TJ. Evolução curricular do Curso de Mestrado da EEAN/UFRJ. Esc Anna Nery 1988; 1(1): 17-27. (Anais do Seminário de Avaliação do Curso de Mestrado EEAN/UFRJ)

Rocha SMM, Almeida MCP, Wright MGM, Vieira TT. O ensino de pós-graduação em enfermagem no Brasil. São Paulo: Cortez; 1989.

Martins ALT, Barreira IA, Baptista SS. Concursos de livre-docência na Escola de Enfermagem Anna Nery: estratégia de qualificação de professores. Revista Enfermagem Atual. 2010 mar/abr. 10(56):10-2.

Andrade MDL et al. O curso de graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ - Currículo Pleno face ao parecer 163/72. Rev. bras. enferm. 1973 jul/set; 26(4,5): 253-72.

Rodrigues APS. Possibilidades e limitações da pesquisa em enfermagem no Brasil: estudo comparativo entre mestras e mestrandas e suas dissertações de mestrado [dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1981.

Machado CA, Barreira IA, Martins ALT. Primeiras dissertações do curso de mestrado da EEAN. Esc Anna Nery. 2011 abr/jun;15(2):331-8.
 


Submitted date:
24/07/2013

Accepted date:
09/06/2014

682e3e5ea9539553845ecc55 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections