Collective consultation of growth and development of the child the light of the theory of Peplau
Consulta colectiva de crecimiento y desarrollo del niño a la luz de la teoría de Peplau
Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau
Polyanna Keitte Fernandes Gurgel; Francis Solange Vieira Tourinho; Akemi Iwata Monteiro
Abstract
This study aims to reflect about the collective consultation of growth and development of the child from the application of the interpersonal relationship theory of Hildegard Peplau, which has as its centerpiece the interpersonal process between nurse and patient. - Reflections about the existing relationship between the phases proposed by the theory and the moments of realization of the accompaniment of collective consultations, of the growth and development of the child were woven. Through the establishment of interpersonal relationship, nurses and family/caregiver, learn to work together to resolve the difficulties inherent in the child care process. Given this reality, it can be concluded that through interpersonal relationship, that is established in the accompaniment of collective consultations of child growth and development, there is an approximation between the professional team and those involved in the process, becoming, these subjects, empowered of knowledge and able to promote a full care to the child.
Keywords
Resumen
Este estudio objetiva reflexionar sobre la consulta colectiva de crecimiento y desarrollo del niño a partir de la aplicación de la Teoría de La Relación Interpersonal de Hildegard Peplau, que tiene como eje central el proceso interpersonal entre enfermera y paciente. Se tejieron reflexiones sobre la relación entre las fases propuestas por la teoría y los momentos de realización de consultas colectivas con respecto al crecimiento y desarrollo del niño. Por medio del establecimiento de la relación interpersonal, enfermeras y familiares/cuidadores aprenden a trabajar juntos para resolver las dificultades inherentes al proceso de cuidado de niños. Se puede concluir que a través de la relación interpersonal que se establece en la consultas colectivas de seguimiento del crecimiento y desarrollo del niño, hay una conexión entre el equipo profesional y los sujetos que participan en el proceso, convirtiéndose, estos sujetos, empoderados de conocimiento y capaces de promover al niño una atención integral.
Palabras clave
Resumo
Este estudo objetiva refletir acerca da consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança, a partir da aplicação da teoria da relação interpessoal de Hildegard Peplau, a qual tem como ponto central o processo interpessoal entre o enfermeiro e o paciente. Foram tecidas reflexões acerca da relação existente entre as fases propostas pela teoria e os momentos da realização das consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. Por meio do estabelecimento da relação interpessoal, enfermeiro e familiar/cuidador aprendem a trabalhar conjuntamente, para resolver as dificuldades inerentes ao processo de cuidado da criança. Diante dessa realidade, pode-se concluir que através da relação interpessoal que é estabelecida nas consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, há uma aproximação entre a equipe profissional e os sujeitos envolvidos no processo, tornando-se, estes sujeitos, emponderados de saberes e capazes de promover à criança um cuidado integral.
Palavras-chave
Referências
1. Campos RMC, Ribeiro CA, Silva CV, Campos E, Saparolli L. Consulta de enfermagem em puericultura: a vivência do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família. Rev. Esc. Enferm. USP [on line]. 2011; 45(3):566-74. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n3/v45n3a03.pdf
2. Monteiro AI, Macedo IP, Santos ADB, Araújo WM. A enfermagem e o fazer coletivo: acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da criança. Rev Rene [on line]. 2011 jan/mar; 12(1):73-80. Disponível em: http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/125
3. Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil. Brasília (DF): MS; 2004.
4. Gurgel PKF, Brandão ICA, Santos ADB, Monteiro AI, Teodósio SSCS. O acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança: uma ação coletiva da enfermagem. Rev enferm UFPE [on line]. 2013 fev; 7(2):625-31. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewArticle/3150
5. Gehrmann T, Paiva KV, Aquino MW, Boehs AE. O grupo como estratégia para a atenção integral da criança lactente. Cienc. cuid. saude [on line]. 2007 jan/mar; 6(1):120-5. Disponível em: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/4984/3232
6. Peplau HE. Relaciones interpersonales em enfermería: um marco de referência conceptual para la enfermeira psicodinámica. Barcelona (ESP): Masson Salvat; 1990.
7. Almeida VCF, Lopes MVO, Damasceno MMC. Teoria das relações interpessoais de Peplau: análise fundamentada em Barnaum. Texto & contexto enferm. [on line]. 2005 jun; 39(2):202-10. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342005000200011&script=sci_arttext
8. Monteiro MAA, Pagliuca LMF. Análise da adequação da teoria do relacionamento interpessoal em grupos conduzidos por enfermeira. Esc Anna Nery [on line]. 2008 jul/set; 12(3):424-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452008000300005&script=sci_arttext
9. Tannure MC, Pinheiro AM. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia prático. 2ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan; 2010.
10. George JB, coordenador. Teorias de enfermagem: os fundamentos à prática profissional. 4ª ed. Porto Alegre (RS): Artes Médicas; 2000.
11. Moraes LMP, Lopes MVO, Braga VAB. Componentes funcionais da teoria de Peplau e sua confluência com o referencial de grupo. Acta paul. Enferm [on line]. 2006 abr/jun; 19(2):228-33. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000200016
12. Portaria n. 648, de 28 de março de 2006. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, Brasília (DF), 29 mar 2006. Seção1: 1.
13. Mello DF, Lima RA. O cuidado de enfermagem e a abordagem Winnicottiana. Texto & contexto enferm. [on line]. 2010 set; 19(3):563-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v19n3/a19v19n3.pdf
14. Monteiro AI, Santos ADB, Macedo IP, Gurgel PKF, Cavalcante JMP. A expressão da autonomia do enfermeiro no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. Rev. enferm. UERJ [on line]. 2011 jul/set; 19(3):426-31. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v19n3/v19n3a15.pdf
15. Rocha LP, Cezar-Vaz MR, Cardoso LS, Almeida MCV. Processos grupais na estratégia saúde da família: um estudo a partir da percepção das enfermeiras. Rev. enferm. UERJ [on line]. 2010 abr/jun; 18(2):210-5. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v18n2/v18n2a08.pdf
Submetido em:
05/08/2013
Revisado em:
24/08/2013
Aceito em:
08/05/2014