Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20140058
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Prevalence of minor psychiatric disorders in nursing professors

Prevalencia de trastornos psíquicos menores en enfermeros docentes

Prevalência de distúrbios psíquicos menores em enfermeiros docentes

Juliana Petri Tavares; Tânia Solange Bosi de Souza Magnago; Carmem Lúcia Colomé Beck; Rosângela Marion da Silva; Francine Cassol Prestes; Liana Lautert

Downloads: 0
Views: 65

Abstract

Objective: This study's objective was to identify the prevalence of minor psychiatric disorders (MPD) in nursing professors and verify the disorders' association with socio-demographic and occupational variables.

Methods: Cross-sectional study involving 130 of the 177 nursing faculty members of federal universities in Rio Grande do Sul, Brazil. The Brazilian version of the Self-Report Questionnaire-20 was used to identify MPD.

Results: The prevalence of MPD was 20.1%. Affirmative answers regarding experiencing nervousness, tension or worry were observed, as well as poor sleeping, tiring easily, frequent headaches, difficulty enjoying daily activities, poor digestion, feeling sad, and trouble thinking clearly. Socio-demographic and occupational variables were not associated with MPD.

Conclusion: Managers, professors and union representatives of the studied universities need to assess the situation and seek to reduce mental sickening among nursing professors.

Keywords

Nursing; Faculty, Nursing; Mental Disorders; Occupational Health

Resumen

Objetivo: Verificar la prevalencia de Trastornos Psíquicos Menores (TPM) en enfermeros docentes e identificar su asociación con variables sociodemográficas y laborales.


Métodos: Estudio trasversal, con 130 de los 177 docentes de universidades federales públicas de Rio Grande do Sul. Se utilizó la versión brasileña del Self-Report Questionnaire-20 para identificar la sospecha de TPM.

Resultados: La prevalencia de TPM fue de un 20,1%. Se obtuvo mayor frecuencia de docentes con respuestas afirmativas cuanto: a sentirse nervioso, tenso o preocupado; por dormir mal; cansarse con facilidad; tener dolores de cabeza frecuentemente; tener dificultad en realizar, satisfactoriamente, sus actividades diarias; tener mala digestión; haberse sentido triste actualmente; tener dificultad de pensar con lucidez. No se asociaron las características sociodemográficas y laborales con la sospecha de TPM.

Conclusión: Es fundamental que gestores, docentes y representantes sindicales de las universidades investigadas evalúen la situación presentada, buscando reducir el sufrimiento por trastornos psíquicos de estos alumnos.

Palabras clave

Enfermería; Docentes de enfermería; Trastornos mentales; Salud laboral

Resumo

Objetivo: O objetivo do estudo foi verificar a prevalência de Distúrbios Psíquicos Menores (DPM) em enfermeiros docentes e identificar sua associação com variáveis sociodemográficas e laborais.

Métodos: Estudo transversal, envolvendo 130 dos 177 enfermeiros docentes de universidades federais públicas do Rio Grande do Sul. Utilizou-se a versão brasileira do Self-Report Questionnaire-20 para identificação da suspeição de DPM.

Resultados: A prevalência de DPM foi de 20,1%. Obteve-se maior frequência de docentes com respostas afirmativas quanto a sentir-se nervoso, tenso ou preocupado; dormir mal; cansar-se com facilidade; ter dores de cabeça frequentemente; encontrar dificuldade em realizar, com satisfação, suas atividades diárias; ter má digestão; sentir-se triste ultimamente e ter dificuldade de pensar com clareza. Características sociodemográficas e laborais não estiveram associadas à suspeição de DPM.

Conclusão: É fundamental que gestores, docentes e representantes sindicais das universidades pesquisadas avaliem a situação apresentada, buscando reduzir o adoecimento psíquico dos enfermeiros docentes.

Palavras-chave

Enfermagem; Docentes de enfermagem; Transtornos mentais; Saúde do trabalhador

Referencias

1. Araújo TM, Aquino E, Menezes G, Santos CO, Aguiar L. Work psychosocial aspects and psychological distress among. Rev. saude publica. 2003; 37(4):24-33.

2. Silva JLL, Nóbrega ACR, Brito FGF, Gonçalves RG, Avanci BS. Stress at work and the common mental disorders prevalence among nursing workers. Rev. enferm. UFPE [online]. 2011; 5(1):1-9.

3. Kirchhof ALC, Magnago TSBS, Camponogara S, Griep RH, Tavares JP, Prestes FC, Paes LG. Working conditions and social-demographic characteristics related to the presence of minor psychic disorders in nursing. Texto & contexto enferm. 2009; 18(2):215-23.

4. Reis EJFB, Carvalho FM, Araújo TM, Porto LA, Silvany Neto AM. Work and psychological distress among public school teachers in Vitória da Conquista, Bahia State, Brazil. Cad. Saude Publica. 2005; 21(5):1480-90.

5. Pinel I, Kurcgant P. Thoughts on teaching competences in nursing. Rev. Esc. Enferm. USP. 2007; 41(4):711-6.

6. Ferreira EM, Fernandes MFP, Prado C, Baptista PCP, Freitas GF, Bonini BB. Pleasure and suffering in the work process of the faculty nursing. Rev. Esc. Enferm. USP. 2009; 43(spe2):1292-96.

7. Corral-Mulato S, Bueno SMV, Franco DM. Teaching in Nursing: dissatisfaction and unfavorable indicators. Acta paul. enferm. 2010; 23(6): 769-74.

8. Bosi AP. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do Brasil nesses últimos 25 anos. Educ. soc. 2007; 101(28): 1503-23.

9. Kac G, Silveira EA, Oliveira LC, Mari JJ. Factors associated with minor psychiatric disorders among women selected from a healthcare center in Rio de Janeiro, Brazil. Cad. Saude Publica. 2006; 22(5):999-1007.

10. Organización Mundial de La Salud - OMS. Entorno laborales saludables: Fundamentos y modelos de La OMS. Contextualización, prácticas y literatura de soporte. Ginebra (SUI): OMS; 2010.

11. Tavares JP, Beck CLC, Magnago TSBS, Greco PBT, Prestes FC, Silva RM. Produção científica sobre os distúrbios psìquicos menores a partir do Self Report Questionnarie. REUFSM. 2011; 1(1):113-23.

12. Mari JJ, Williams P. A validity study of a psychiatric screening questionnaire (SQR-20) in primary care in the city of São Paulo. Brit Jour Psych. 1986; 148:23-6.

13. Who MP. A user's guide to the self reporting questionnarie (SRQ). Geneva (SUI): Division of Mental Health World Health Organization Geneva; 1994.

14. Nascimento SCL, Carvalho FM, Bonfim TAS, Cirino CAS, Ferreira IS. Condições de trabalho e saúde dos médicos em Salvador, Brasil. Rev. Assoc. Med. Bras. 2006; 52 (2):97-102.

15. Araújo TM, Graça CC, Araújo E. Estresse ocupacional e saúde: contribuições do Modelo Demanda- Controle. Cienc. saude colet. 2003; 8(4): 991-1003.

16. Gasparini SM, Barreto SM, Assunção AA. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde Educ. Pesqui. 2005; 31(2):189-99.

17. Nussbaumer L, Dapper V, Kalil F. Agravos relacionados ao trabalho notificados no Sistema de informações em saúde do trabalhador no Rio Grande do Sul, 2008. Bol. Epidemiol. 2009; 11(1):1-3.

18. Conceição MR, Costa MS, Almeida MI, Souza AMA, Cavalcante MBPT, Alves MDS. Qualidade de vida do enfermeiro no trabalho docente: Estudo com o whoqol-bref. Esc Anna Nery. 2012 abr/jun; 16(2):320-5.

19. Moita FMGSC, Andrade FCB. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev. Bras. Educ. 2009; 14(41):p. 269-393.
 


Submitted date:
13/05/2013

Reviewed date:
14/03/2014

Accepted date:
28/03/2014

6834d621a953957384318753 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections