Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20140036
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Divergences regarding the care of newborns in the obstetric center

Divergencias relacionadas a los cuidados con el recién nacido en el centro obstétrico

Divergências em relação aos cuidados com o recém-nascido no centro obstétrico

Elizete Besen Müller; Maria de Fátima Mota Zampieri

Downloads: 0
Views: 47

Abstract

Objective: To know the divergences related to the care actions provided to newborns in the Obstetric Center of a public hospital, under the viewpoint of nurses.

Methods: This is a qualitative research conducted with the nurses in the Obstetric Center of a public hospital. The data collection took place between September/2011 and April/2012 and encompassed statements resulting from interviews and workshops. The analysis followed the steps of absorption, synthesis, theorization and transfer.

Results: Four categories were created: Comprehension of the care of newborns; Care focused on the human being or on technique; Lack of unique routine for caring and Strategies to tailor the care to the newborn. The main divergences refer to the prioritization of care actions, sometimes focused on the person, sometimes focused on the technique; disagreements in relation to schedules, materials and techniques adopted in practice and in the literature, situations that might interfere in the care and in the parents/newborns bond. In order to overcome these divergences, we have suggested training/integration of professionals and collective construction of a proposal of care based on the good practices.

Conclusion: The study has expanded knowledge and generated changes in daily care.

Keywords

Newborn; Nursing Care. Nurses; Neonatal Nursing

Resumen

Objetivo: Conocer las divergencias relacionadas con el cuidado del recién nacido en el Centro Obstétrico de un hospital público, bajo la óptica de las enfermeras.


Métodos: Estudio cualitativo. Los datos fueron recorridos entre septiembre/2011 y abril/2012. El análisis siguió las etapas de aprehensión, síntesis, teorización y transferencia.

Resultados: Emergieron cuatro categorías: Comprensión del cuidado con el neonato; Cuidado centrado en el ser humano o en la técnica; Ausencia de rutina para cuidar; Estrategias para adecuar el cuidado con el recién nacido. Las principales divergencias se refieren a la priorización de la atención, centrándose en la persona o en la técnica, y desacuerdos relativos a los horarios, materiales y técnicas, que pueden interferir en el vínculo padres-neonato. Se sugirió la capacitación de los profesionales y la construcción colectiva de una propuesta de cuidados fundamentada en buenas prácticas.

Conclusión: Ampliación de conocimientos y cambios en el cotidiano del cuidado.

Palabras clave

Recién nacido; Atención de Enfermería; Enfermeras; Enfermería neonatal

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer as divergências relacionadas aos cuidados prestados ao recém-nascido no Centro Obstétrico de um hospital público, na ótica de enfermeiras.

Métodos: Pesquisa qualitativa desenvolvida com enfermeiras no Centro Obstétrico de um hospital público. A coleta de dados ocorreu entre setembro/2011 e abril/2012, englobou depoimentos de entrevistas e oficinas. A análise seguiu as etapas de apreensão, síntese, teorização e transferência.

Resultados: Originaram-se quatro categorias: compreensão dos cuidados com o recém-nascido; cuidado centrado no ser humano ou na técnica; ausência de rotina única para cuidar; estratégias para adequar o cuidado ao recém-nascido. As principais divergências referem-se à priorização dos cuidados, ora centrando-se na pessoa ora na técnica, e discordâncias relativas aos horários, materiais e técnicas adotadas na prática e na literatura, situações que podem interferir no cuidado e vínculo pais/recém-nascido. Para superar essas divergências sugeriu-se: capacitação/integração dos profissionais e construção coletiva de proposta de cuidados fundamentada nas boas práticas.

Conclusão: O estudo ampliou conhecimento e gerou mudanças no cotidiano do cuidado.

Palavras-chave

Recém-nascido; Cuidados de enfermagem; Enfermeiras; Enfermagem neonatal

Referências

1. Ministério da Saúde (Brasil). Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde, cuidados gerais. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2011. [citado 2011 jul 28]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1461.

2. Ministério da Saúde (Brasil). Além da sobrevivência: práticas integradas de atenção ao parto, benéficas para a nutrição e a saúde de mães e crianças. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2011 [citado 2011 mar 4]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publica coes/alem_sobrevivencia_atencao_parto.pdf.

3. Cruz DCS, Suman NS, Spíndola T. Os cuidados imediatos prestados ao recém-nascido e a promoção do vínculo mãe-bebê. Rev. Esc. Enferm. USP [online]. 2007;[citado 2012 ago 10];41(4):1-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v41n4/20.pdf.

4. Mercer JS, Erickson-Owens DA, Graves B, Haley MM. Práticas baseadas em evidências para a transição de feto a recém-nascido. Revista Eletrônica Tempus Actas Saúde Coletiva [online]. 2010 nov;[citado 2012 jan 10];4(4):173-89. Disponível em: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/viewFile/845/808.

5. Zaichkin J. Recém-nascido saudável. In: Orshan SA. Enfermagem na saúde das mulheres, das mães e dos recém-nascidos: o cuidado ao longo da vida. São Paulo: Artmed; 2010. p. 805-90.

6. Monticelli MO, Oliveira ME de. Cuidados de enfermagem ao recém-nascido no Centro Obstétrico. In: Brüggemann OM, Oliveira ME de, Santos EKA dos, organizadores. Enfermagem na atenção obstétrica e neonatal. Curitiba(PR): Progressiva; 2011. p. 143-62.

7. Souza ASG. Enfermagem neonatal: cuidado integral ao recém-nascido. São Paulo: Martinari; 2011.

8. Trentini M, Paim L. Pesquisa convergente-assistencial: desenho que une o fazer e o pensar na prática assistencial em saúde-enfermagem. 2ª ed. Florianópolis (SC): Insular; 2004.

9. Bhutta ZA, Darmstadt GL, Hasan BS, Haws RA. Community-based interventions for improving perinatal and neonatal health outcomes in developing countries: a review of the evidence. Pediatrics [Internet]. 2005 feb [cited 2012 Out 12];115(2):519-617. Available from: http://pediatrics.aappublications.org/content/115/Supplement_2/519.full.

10. Rosa R, Martins FE, Gasperi BL, Monticelli M, Siebert ERC, Martins NM. Mãe e filho: os primeiros laços de aproximação. Esc Anna Nery. 2010 jan/mar;14(1):105-12.

11. Leal A, Pinno C, Sarturi F, Maron L, Garcia SS. Teoria da burocracia: uma reflexão para a enfermagem. Revista Contexto e Saúde [online].2011 Jan./Jun [citado 2013 jan 18];10(20):1381-84. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/1813/1519.

12. Ministério da Saúde (BR). Alguns documentos introdutórios sobre a rede cegonha. Distribuição na oficina sobre rede cegonha no seminário do CONASEMS. Brasília (DF): MS; 201. [citado 2011 jul 28]. Disponível em: ehttp://www.saude.pi.gov.br/ckeditor_assets/attachments/138/DOCUMENTOS_REDE_CEGONHA.pdf.

13. Collet N, Oliveira BRG de, Vieira CS. Manual de enfermagem em pediatria. 2ª ed. Rev. atual. ampl. Goiânia (GO): Editora AB; 2010.

14. Wheeler BJ. Promoção da saúde do recém-nascido e da família. In: Marilyn J, Hockeuberry DW. Wongon fundamentos de enfermagem pediátrica: adaptação à realidade brasileira. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011.

15. Department of Health and Ageing. National Health and Medical Research Council. Administration of vaccines. In: ______. The Australian immunisation handbook. 7th ed. Canberra: Australian Government Publishing Services; 2009 [cited 2012 Feb 15]. Available from: http://www.health.gov.au/internet/immunise/publishing.nsf/Content/handbook-vaccine-admin.

16. Passos AF, Agostini FS. Conjuntivite neonatal com ênfase na sua prevenção. Rev Bras Oftalmol [periódico na Internet]. 2011 jan/feb; [citado 2012 fev 12]; 70(1):57-67. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbof/v70n1/12.pdf.

17. Lara SHO, Goulart MJP, Carmo TMD. Assistência ao recém-nascido pelos profissionais de enfermagem na sala de parto no momento da recepção. Ciênc Prax Passos [periódico na Internet]. 2010 [citado 2012 mar 10]; 3(5). Disponível em: http://www.fip.fespmg.edu.br/ojs/index.php/scientae/article/viewFile/99/81.

18. Freire P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2003.
 


Submetido em:
30/04/2013

Revisado em:
22/10/2013

Aceito em:
27/11/2013

6834ab69a953955d91349e05 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections