Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20140029
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Perceptions of adolescents regarding drug use/addiction: theater as the pedagogical strategy

Percepciones de los adolescentes sobre el uso/dependencia de drogas: el teatro como estrategia de enseñanza

Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica 

Gertrudes Teixeira Lopes; Margarida Maria Rocha Bernardes; Ana Paula Lopes Pinheiro Ribeiro; Priscila Cortez Belchior; Lívia Moreira Delphim; Rogério da Silva Ferreira

Downloads: 0
Views: 62

Abstract

Objective: To describe the perception of adolescents on the use/abuse of drugs; analyze the students' understanding of the consequences of indiscriminate use.

Methods: 111 students participated in the 6th grade of the CAP/UERJ elementary school. We used a non-verbal play as a pedagogical strategy held by the officers of the Municipal Guard of Rio de Janeiro and dialogue among actors and students after the presentation. Authorization of the students was given by their legal representatives. Project approved by CEP/UERJ, protocol nº 015.3.2008. Data were obtained in 2010, written and recorded testimony.

Results: They showed that students perceived the extent of the abuse/drug addiction and its consequences.

Conclusion: We conclude that subject and presentation aroused interest, stimulated the debate, questions and reflections elucidated. The theater, as a creative activity as well as creator of feelings, expectations and sensations constitutes as a facilitator of learning in a pedagogical strategy.

Keywords

Nursing; Health Promotion; Substance-Related Disorders; Adolescent

Resumen

Objetivo: Describir la percepción de los adolescentes sobre el uso/abuso de drogas; analizar la comprensión de ellos sobre las consecuencias del uso de esas sustancias.


Métodos: Participaron 111 estudiantes de la enseñanza básica de CAP/UERJ. Se utilizó el teatro no verbal presentado por la Guardia Municipal de Rio de Janeiro como estrategia pedagógica y el diálogo entre los actores y los estudiantes después de la presentación. La autorización de los estudiantes fue concedida por sus representantes legales. Proyecto aprobado por CEP/UERJ, protocolo 015.3.2008. Los datos, escritos y orales, se obtuvieron en 2010.

Resultados: Los estudiantes percibieron la medida de la adicción al abuso/drogas y sus consecuencias.

Conclusión: El tema y su forma de abordaje han despertado el interés de los jóvenes, además de estimular el debate y promover reflexiones. El teatro, como actividad creativa y creadora de sentimientos, expectativas y sensaciones, es una estrategia pedagógica facilitadora del aprendizaje.

Palabras clave

Enfermería; Promoción de la Salud; Trastornos Relacionados con Sustancias; Adolescente

Resumo

Este estudo objetivou descrever a percepção dos adolescentes sobre uso/abuso de drogas; e analisar a compreensão dos estudantes sobre uso/abuso de drogas a partir da utilização do teatro como estratégia pedagógica.

Métodos: Participaram 111 estudantes do ensino fundamental do CAP/UERJ. Utilizou-se o teatro não verbal como estratégia pedagógica, realizado por militares da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, com o diálogo entre atores e estudantes após apresentação. A autorização dos alunos foi dada por seus representantes legais. Projeto aprovado pelo CEP/UERJ, protocolo 015.3.2008. Os dados foram obtidos em 2010 por escrito, e foram gravados depoimentos. Os resultados evidenciaram que os estudantes perceberam a dimensão do uso/dependência das drogas e suas consequências. Conclui-se que o assunto e a forma de apresentação despertaram interesse, estimularam o debate, elucidaram dúvidas e reflexões. O teatro, como atividade criativa e criadora de sentimentos, expectativas e sensações, constitui-se em estratégia pedagógica facilitadora da aprendizagem.

Palavras-chave

Enfermagem; Promoção da saúde; Transtornos Relacionados ao uso de substâncias; Adolescente

References

1. Vilela WV, Doreto DT. Sobre a experiência sexual do jovem. Cad. Saúde Pública. 2006 ago;22(11):2467-72.

2. The American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. Teens: alcohol and other drugs. [citado 2011 fev 11]. Disponível em: http://www.aacap.org/AACAP/Families_and_Youth/Facts_for_Families/Facts_for_Families_Pages/Teens_Alcohol_And_Other_Drugs_03.aspx.

3. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília (DF); 19 set. 1990: Seção 1:1.

4. Galduróz JC, Noto AR, Fonseca MA, Carlini EA. V Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras 2004. São Paulo (SP): UNIFESP, CEBRID; 2004. Disponível em: http://200.144.91.102/cebridweb/conteudo.aspx?cd=644.

5. Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas - OBID (Brasil). Álcool: efeitos no organismo e consequências negativas. Brasília (DF): SENAD; 2009. [citado 2011 fev 12]. Disponível em: http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/index.php#efeitos.

6. Oliveira FGV, et al. Estratégias didáticas no ensino de ciências e a prevenção da gravidez na adolescência. [citado 2011 ago. 8]. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R1030-1.pdf.

7. Ramos FRS, Pereira SM, Rocha CRM. Adolescer - compreender, atuar e acolher Brasília (DF): ABEn, s/a. Viver e adolescer com qualidade. Cap.1.2 [citado 2010 jul. 14]. Disponível em: http://www.abennacional.org.br/revista/cap1.2.html.

8. Soares SM, Silva LB, Silva PAB, Medeiros FP. O teatro em foco: estratégia lúdica para o trabalho educativo na saúde da família. Esc Anna Nery. 2011 out/dez,15(4):818-24.

9. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa (POR): Edições 70; 2011.

10. Silva MJP. Comunicação tem remédio: comunicação nas relações interpessoais em saúde. 6ª ed. São Paulo (SP): Gente; 1996.

11. Lopes GT. Álcool no espaço da escola fundamental e o enfermeiro: desafios na promoção da saúde e prevenção de riscos. Relatório de Pesquisa enviado ao CNPQ e à FAPRJ. Rio de Janeiro (RJ): Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem; 2012.

12. Galduróz JCF. Epidemiologia do uso de substâncias psicoativas no Brasil: peculiaridades regionais e populações específicas. In: Andrade TM, coordenador. O uso de substâncias psicoativas no Brasil: epidemiologia, legislação, políticas públicas e fatores culturais. 3ª ed. Brasília (DF): Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas; 2009. p.13-25.

13. Nicastri S. Drogas: classificação e efeitos no organismo. In: Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho: conhecer para ajudar. Brasília (DF): Secretaria Nacional Antidrogas, Serviço Social da Indústria; 2008. cap. 1.

14. Moreno RS, Ventura RN, Brêtas JRS. O uso de álcool e tabaco por adolescentes do município de Embu, São Paulo, Brasil. Rev. Esc. Enferm. USP. 2010 dez [citado 2011 mar 13], 44(4):969-77. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-

15. Delphim LM, Belchior PC, Lopes GT. Introdução. In: Lopes GT, organizadora. Prevenção de drogas na adolescência: o uso de atividades lúdicas como estratégia pedagógica. Petrópolis (RJ): EPUB; 2011. p. 13-18.

16. Formigone MLOS, Kessier F, Pechansky F. Neurobiologia: mecanismos de reforço e recompensa e o efeito biológico comum das drogas. In: Lacerda RB. Efeitos de substâncias psicotrópicas no organismo. 3ª ed. Brasília (DF): Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas; 2009. Módulo 2, p. 2-11.

17. Vieira DL, Ribeiro M, Romano M, Laranjeira RR. Alcohol and adolescents: study to implement municipal policies. Rev. saude publica. 2007 jun;41(3):32-7.

18. Silva LHP, Borba LO, Paes MG, Guimarães AM, Mantovani MF, Mastum MA. Perfil dos dependentes químicos atendidos em uma unidade de reabilitação de um hospital psiquiátrico. Esc Anna Nery. 2010 set;14(3):585-90.
 


Submitted date:
09/11/2012

Reviewed date:
07/24/2013

Accepted date:
10/10/2013

6834a135a9539559603409e3 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections