Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20140017
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Uniform as a sign of a new nursing identity in Brazil (1923-1931)

Uniforme como signo de una nueva identidad de enfermería en Brasil (1923-1931)

Uniforme como signo de uma nova identidade de enfermeira no Brasil (1923-1931)

Maria Angélica de Almeida Peres; Maria Itayra Coelho de Souza Padilha

Downloads: 0
Views: 61

Abstract

Objective: To analyze the meaning of the uniform in the implementation of the Anglo-American model of nursing and in the construction of a new identity of the nursein Brazil.

Methods: Socio-historical study. Primary sources: written and photographic documents were analyzed according to the concept of professional identity by Claude Dubar, and were integrated with the theory of Roland Barthes, who considers the clothing as an abstract language with symbolic representations.

Results: The uniform was an element of social distinction and hierarchical differentiation, and it approached the Brazilian and American nursing students by the similarities in their clothing, that is, by the image constructed with the same elements of the uniform, among which the white dress of the nurses, white apron for students and white cap for both of them stood out.

Conclusion: The uniform was a strategy for the implementation and recognition of the Anglo-American model of nursing and for the construction of a new identity for nurses in Brazil.

Keywords

History of Nursing; Clothing; Education Nursing

Resumen

Objetivo: Analizar el significado del uniforme en la implantación del modelo anglo-americano de enfermería y en la construcción de una nueva identidad de la enfermera en Brasil.

Métodos: Estudio socio-histórico. Documentos fotográficos y escritos fueron analizados según el concepto de identidad profesional de Dubar, integrado a la Teoría de Barthes, que considera el vestuario como un lenguaje abstracto.

Resultados: El uniforme era un elemento de distinción social además de aproximar las estudiantes brasileñas y norteamericanas por la semejanza entre los vestuarios. Se construyó una imagen a partir de los mismos elementos constituyentes del uniforme, dentro de los cuales se destacó el color blanco en el vestido de enfermeras y el delantal blanco para las estudiantes y la cofia blanca para ambas.

Conclusión: El uniforme sirvió de estrategia para la implantación y el reconocimiento del modelo anglo-americano de enfermería y para la construcción de una nueva identidad de la enfermera brasileña.

Palabras clave

Historia de la Enfermería; Vestuario; Educación en Enfermería

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o significado do uniforme na implantação do modelo anglo-americano de enfermagem e na construção de uma nova identidade de enfermeira no Brasil.

Métodos: Estudo sócio-histórico. Fontes primárias: documentos fotográficos e escritos, analisados segundo o conceito de identidade profissional de Claude Dubar, integrando a teoria de Roland Barthes, que considera o vestuário uma linguagem abstrata com aspectos práticos e simbólicos.

Resultados: O uniforme era elemento de distinção social e hierárquica e aproximava estudantes e enfermeiras brasileiras e norte-americanas pela semelhança entre os vestuários, ou seja, pela imagem construída a partir dos mesmos elementos constituintes do uniforme, dentre os quais se destacaram a cor branca no vestido de enfermeiras, o avental branco para as estudantes e a touca branca para ambas.

Conclusão: O uniforme serviu de estratégia para a implantação e reconhecimento do modelo anglo-americano de enfermagem e para a construção de uma nova identidade de enfermeira no Brasil.

Palavras-chave

História da Enfermagem; Vestuário; Educação em Enfermagem

Referências

1. Salgueiro N. O vestuário do pessoal de enfermagem (I): do negro ao branco imaculado. Rev. Enf. Ref. 2000 mai;1(4):79-87.

2. Padilha MICS, Boreinstein MS, Santos I, organizadoras. Enfermagem História de uma Profissão. São Paulo: Difusão; 2011.

3. Peres MAA, Barreira, IA. Significado dos uniformes nos primórdios da Enfermagem Moderna. Esc. Anna Nery. 2003 abr;7(1):25-38.

4. Stewart IM. Trends in Nursing Education. The American Journal of Nursing. 1931 may;31(5):601-11.

5. Carvalho V. A Enfermagem de Saúde Pública como prática social: um ponto de vista crítico sobre a formação da enfermeira em nível de graduação. Esc. Anna Nery. 1997 jul;1(n.esp):25-41.

6. Kossoy B. Imagem fotográfica e história. História Viva [periódico na internet]. 2006 jan; 27. Disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/imagem_fotografica_e_historia.html.

7. Dubar C. Socialização - construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo(SP): Martins Fontes; 2005.

8. Barthes R. Imagem e Moda. Tradução Ivone Benedetti. São Paulo(SP): Martins Fontes; 2005.

9. Araújo Netto LFS, Ramos, FRS. Considerações sobre o processo de construção da identidade do enfermeiro no cotidiano do trabalho. Rev. latino-am. Enfermagem. 2004 jan-fev;12(1):50-7.

10. Wheaton N. et al. The Art of Nursing: Nursing Education at Rush's Predecessor Schools, 1900-1920. Available in: http://con.rushalumni.org/modules/tinymce/tinymce/jscripts/tiny_mce/plugins/filemanager/files/The%20Art%20of%20Nursing.pdf.

11. Faria L. Educadoras sanitárias e enfermeiras de saúde Pública: identidades profissionais em construção. Cad. Pagu. 2006 dez;27:173-212.

12. Rodrigues TF, Porto FR, Moreira A. A aparelhagem da imagem pública da enfermeira na revista da Semana (1916-1924). Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. [online] 2010 out/dez; 2(Suppl.): 98-101.

13. Santos TCF, Lopes GT, Porto F, Fonte AS. Resistência à liderança norte-americana na formação da enfermeira brasileira (1934-1938). Rev. latino-am. enfermagem. 2008 jan/fev; 16(1): 130-35.

14. Michelon FF, Santos DOM. A roupa do moderno: representações da moda na década de 1920. Conexao (Caxias do Sul) : Comunicacao e Cultura. 2006 jul/dez;5(10):124-43.

15. Wake Forest School of Medicine. Student nurse uniform progression [cited 2011 set 15]. Available in: http://www.wakehealth.edu/Library/Collections/Student-Nurse-Uniform-Progression.htm.

16. Martins EF, Martins CJ. O uniforme enquanto objeto sígnico na área da saúde. Verso e Reverso. 2011 mai/ago;25(59):100-8.

17. Kieninger C. Discurso da Collocação de Toucas (1924). Rio de Janeiro(RJ): CDOC/EEAN/UFRJ; 1923. (Missão Parsons).

18. Parsons, E. Discurso feito por Mrs. Parsons por ocasião da recepção de toucas, em 19 de julho de 1920. Rio de Janeiro(RJ): CDOC/EEAN/UFRJ; 1920. (Missão Parsons).
 


Submetido em:
22/10/2012

Revisado em:
24/07/2013

Aceito em:
05/08/2013

683477a6a9539545064f26a9 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections