Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20130013
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Therapeutic communication between health professionals and mothers accompanying children during inpatient treatment

Comunicación terapéutica entre profesionales de la salud y madres acompañantes durante la hospitalización de su hijo

Comunicação terapêutica entre profissionais de saúde e mães acompanhantes durante a hospitalizaçao do filho

Sarah Vieira Figueiredo; Ilvana Lima Verde Gomes; Viviane Peixoto dos Santos Pennafort; Ana Ruth Macêdo Monteiro; Juliana Vieira Figueiredo

Downloads: 0
Views: 39

Abstract

OBJECTIVE: To describe the communication process in advice given by health professionals to the accompanying mother regarding the illness and inpatient treatment of her child.

METHODS: Descriptive research with a qualitative approach, undertaken in Ceará in a public hospital which is a center of excellence in pediatrics, in August 2011. Data was collected via semi-structured interviews and, using the technique of thematic content analysis, three categories were selected: The mother's need to feel well-informed; Health professionals who provided information on the child's illness; and, Barriers found in the communication between the health professional and the accompanying mother.

RESULTS: It was observed that all the mothers were anxious to receive information on their children, but that therewere some obstacles in the communication with the professionals, such as the technical language that these use.

CONCLUSION: Based on the understanding of the importance of providing information to those accompanying the children, the health team needs to improve its performance, so as to produce a more efficient therapeutic communication.

Keywords

Health communication; Humanization of assistance; Communication barriers; Child hospitalized

Resumen

OBJETIVO: describir el proceso de comunicación en la orientación sobre la enfermedad y la hospitalización del niño por los profesionales de salud para las madres acompañantes.


MÉTODOS: investigación descriptiva con enfoque cualitativo, desarrollado en un hospital público pediátrico de Ceará, en agosto de 2011. Los datos fueron recolectados por medio de entrevista semiestructurada y, utilizando la técnica de análisis de contenido temático, fueron listadas las categorías: necesidad de la madre de sentirse bien informada; profesionales de salud que trasmiten informaciones acerca de la enfermedad del niño; barreras de comunicación entre profesionales de salud y madres acompañantes.

RESULTADOS: se observó que las madres estaban deseosas de recibir información acerca de los niños. Pero había algunos obstáculos de comunicación con los profesionales, como el lenguaje técnico usado por ellos.

CONCLUSIÓN: A partir de la comprensión de la importancia de proporcionar información a las acompañantes, el equipo de salud debe mejorar su actuación, visando a una comunicación terapéutica más eficaz.

Palabras clave

Comunicación en salud; Humanización de la atención; Barreras de comunicación; Niño hospitalizado

Resumo

Este estudo objetivou descrever o processo de comunicação na orientação acerca do adoecimento e da hospitalização da criança por profissionais de saúde para mães acompanhantes.

MÉTODOS: pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida em hospital público de referência pediátrica do Ceará, em agosto de 2011. Coletaram-se os dados por meio de entrevista semiestruturada e, pela técnica de análise de conteúdo temática, elencaram-se as categorias: Necessidade da mãe de sentir-se bem informada; Profissionais de saúde que forneceram informações acerca do adoecimento da criança; Barreiras encontradas na comunicação entre o profissional de saúde e a mãe acompanhante.

RESULTADOS: observou-se que todas as mães ansiavam receber informações sobre seus filhos, contudo, existiam alguns obstáculos na comunicação com os profissionais, como a linguagem técnica utilizada por estes.

CONCLUSÃO: A partir do entendimento acerca da importância do fornecimento de informações para as acompanhantes, a equipe de saúde precisa aperfeiçoar sua atuação visando a uma comunicação terapêutica mais eficaz.

Palavras-chave

Comunicação em saúde; Humanização da assistência; Barreiras de comunicação; Criança hospitalizada

Referencias

1. Brasil. Lei n. 8069, de 13 de julho. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Fortaleza: Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará; 1991.

2. Ferreira JS, Favero L. Os benefícios do cuidado compartilhado entre equipe de enfermagem e familiares: cuidadores de criança hospitalizada. Boletim de Enfermagem. [periódico na internet] 2009 [citado 2012 nov 10]; 1(3): [aprox. 14 telas]. Disponível em: <http://www.utp.br/enfermagem/boletim_4_ano3_vol1/pdf's/art1_osbeneficios.pdf>.

3. Lima AS, Silva VKBA, Collet N, Reichert APS, Oliveira BRG. Relações estabelecidas pelas enfermeiras com a família durante a hospitalização infantil. Texto & contexto enferm. 2010;19(4):700-8.

4. Molina RCM, Marcon SS. Benefícios da permanência de participação da mãe no cuidado ao filho hospitalizado. Rev. Esc. Enferm. USP. 2009;43(4):856-64.

5. Sabates AL. Reações da criança ou do adolescente e de sua família relacionadas à doença e à hospitalização. In: Almeida FA, Sabates AL, organizadores. Enfermagem pediátrica: a criança, o adolescente e sua família no hospital. Barueri,SP: Manole; 2008. p. 49-56.

6. Hayakawa LY, Marcon SS, Higarashi IH. Alterações familiares decorrentes da internação de um filho em uma unidade de terapia intensiva pediátrica. Rev. gaúch. enferm. Porto Alegre. 2009;30(2):175-82.

7. Costa JB, Mombelli MA, Marcon SS. Avaliação do sofrimento psíquico da mãe acompanhante em alojamento conjunto pediátrico. Estud. psicol. (Campinas). 2009;26(3):317-25.

8. Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. O Humaniza SUS na atenção básica. Brasília: MS; 2009.

9. Negreiros PL, Fernandes MO, Macedo-Costa KNF, Silva GRF. Comunicação terapêutica entre enfermeiros e pacientes de uma unidade hospitalar. Rev. Eletr. Enf. (Online). 2010 [citado 2012 nov 20]; 12(1):120-32. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/v12/n1/v12n1a15.htm>.

10. Minayo MCS, organizadora. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro(RJ): Vozes; 2010.

11. Fontanella BJB, Ricas J, Turato ER. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cad. saúde pública. 2008;24(1):17-27.

12. Minayo MCS. O Desafio do Conhecimento. Pesquisa Qualitativa em Saúde. 12. ed. São Paulo(SP): Hucitec; 2010.

13. Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Brasil).Resolução nº 41, 13 de outubro de 1995. Dispõe sobre os direitos da criança hospitalizada. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, Brasília (DF), 17 out 1995: Seção I, p.16319-20.

14. Silva GAPL, Santos JM, Cintra SMP. A assistência prestada ao acompanhante de crianças hospitalizadas em uma unidade de internação infantil: a opinião do acompanhante contribuindo para a assistência de enfermagem. Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped. 2009;9(1):13-8.

15. Erdmann AL, Fernandes JV, Melo C, Carvalho BR, Menezes Q, Freitas R, et al. A visibilidade da profissão de enfermeiro: reconhecendo conquistas e lacunas. REBEN. 2009;62(4):637-43.

16. Ferreira MA. A comunicação no cuidado: uma questão fundamental na enfermagem. REBEN. 2006;59(3):327-30.

17. Souza TV, Oliveira ICS. Interação familiar/acompanhante e equipe de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada: perspectivas para a enfermagem pediátrica. Esc Anna Nery. 2010; 14(3): 551-9.

18. Mendes JMS, Lewgoy AMB, Silveira EC. Saúde e interdisciplinaridade: mundo vasto mundo. Ciênc. saúde coletiva. 2008;1(1):24-32.
 


Submitted date:
17/02/2013

Reviewed date:
03/04/2013

Accepted date:
18/05/2013

683a0e14a9539515c341ee43 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections