Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452013000300023
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Reflection

Reflections on the articulacion between the homo faber and homo sapiens in nursing

Reflexiones sobre la relación entre el homo faber y el homo sapiens en la enfermería

Reflexões sobre a articulação entre o homo faber e o homo sapiens na enfermagem

Cecília Nogueira Valença; Raionara Cristina de Araújo Santos; Soraya Maria de Medeiros; Jacileide Guimarães; Raimunda Medeiros Germano; Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

Downloads: 0
Views: 38

Abstract

This reflective study aimed to analyze the articulation between the nurse-teacher (Homo sapiens) and the nurse-caregiver (Homo faber) in the hospital environment, in the light of Gramscian thought. In nursing, two dimensions coexist: theoretical, exemplified in the figure of nurse-teachers with their research projects and scientific publications, and the practical dimension, with the technical care delivery. Both the nurse-teachers' distancing from the practical scenarios of undergraduate education and the nursecaregivers' distancing from research and evidence-based practice are evidenced. In view of the dilemma between Homo sapiens and Homo faber in Nursing, it is important to reflect on the ethical dimension underlying the actions of both, focused on the human being. This dialogue cannot be ignored, because it underlies the exploration of new horizons and the growth of nursing as a science and social practice.

Keywords

Nursing research; Nursing, practical; Conflict of interest; Work

Resumen

Estudio reflexivo. Se objetivó analizar la relación entre la enfermera-docente (Homo sapiens) y la enfermera-asistencial (Homo faber) en el ámbito hospitalario, a la luz del pensamiento gramsciano. En la enfermería, coexisten dos dimensiones: la teórica, ejemplificada en la figura del enfermero-docente con sus proyectos de investigación y publicaciones científicas; y la dimensión práctica, con la actuación en la asistencia. Es evidente el distanciamiento de la enfermera-docente con los escenarios de la práctica de graduación, y de la enfermera-asistencia con la investigación y la práctica basada en evidencia científica. Ante el dilema entre Homo sapiens y Homo faber en Enfermería, emerge la importancia de reflejar sobre la dimensión ética que subyace a acciones centradas en la persona. Este diálogo no puede ser ignorado, pues de ello depende la exploración de nuevos horizontes y el crecimiento de la enfermería como ciencia y práctica social.

Palabras clave

Investigación en Enfermería; Enfermería práctica; Conflicto de intereses; Trabajo

Resumo

Estudo reflexivo com o objetivo de analisar a articulação entre o enfermeiro-docente (Homo sapiens) e o enfermeiro-assistencial (Homo faber) no ambiente hospitalar, à luz do pensamento gramsciano. Na Enfermagem, coexistem duas dimensões: a teórica, exemplificada na figura do enfermeiro docente com seus projetos de pesquisa e publicações científicas; e a dimensão prática, com a atuação técnico-assistencial. Evidencia-se o distanciamento do enfermeiro docente em relação aos cenários de prática da graduação, assim como do enfermeiro assistencial, da pesquisa e da prática baseada em evidências científicas. Face ao dilema entre Homo faber e Homo sapiens na Enfermagem, emerge a importância de refletir sobre a dimensão ética subjacente às ações de ambos, centradas no ser humano. Este diálogo não pode ser ignorado, pois dele depende o desbravamento de novos horizontes e o crescimento da Enfermagem enquanto ciência e prática social.

Palavras-chave

Pesquisa em enfermagem; Enfermagem prática; Conflito de interesses; Trabalho

Referencias

1. Gramsci A. Escritos Políticos. Rio de Janeiro (RJ): Civilização Brasileira; 2004.

2. Scochi CGS, Munari DB. A pós-graduação em Enfermagem brasileira faz quarenta anos: avanços, desafios e necessidades de novos empreendimentos. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. (Online). 2012 jun [citado 2012 set 10] 16(2):215-8. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452012000200001&script=sci_arttext>.

3. Wall ML, Carraro TE. Kuhn's revolutionary theory and its influence on the construction of nursing knowledge. Rev. latinoam. enferm. (Online). 2009 jun [citado 2012 set 02]17(3):417-22. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692009000300021&lang=pt&tlng=>.

4. Rother ET. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paul. enferm. [periódico na internet]. 2007 [citado 2012 set 10];20(2):6. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200001 >.

5. Morin E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre (RS): Sulina; 2007.

6. Santos QG, Azevedo DM, Costa RKS, Medeiros FP. A crise de paradigmas na ciência e as novas perspectivas para a Enfermagem. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. (Online). 2011 out-dez [citado 2012 set 04]15(4):833-7. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452011000400024&script=sci_arttext>.

7. Germano RM. A enfermagem do passado e do futuro: perspectivas e desafios do cuidar. In: Malagutti W. Os caminhos da enfermagem: de Florence í globalização. São Paulo (SP): Phorte; 2010. p. 85-102.

8. Bagnato MHS, Rodrigues RM. Diretrizes Curriculares da Graduação de Enfermagem: pensando contextos, mudanças e perspectivas. REBEN (Online). [periódico na Internet]. 2007 out [citado 2012 set 05]60(5):507-12. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000500005>.

9. Ministério da Educação (BR). Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem. Parecer nº 1.133/2001, 07 de agosto de 2001.

10. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 03 de outubro de 2001, Seção 1:E.

11. Mészáros I. A educação para além do capital. São Paulo (SP): Boitempo; 2005.

12. Vale EG, Pagliuca LMF, Quirino RHR. Saberes e práxis em enfermagem. Esc Anna Nery [periódico na internet]. 2009 jan-mar [citado 2011 jan 25]13(1):174-80. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v13n1/v13n1a24.pdf>.

13. Merighi MAB. Reflexões sobre a docência de enfermagem em uma universidade pública. Rev. Esc. Enferm. USP (Online).1998 [citado 2001 fev 02];32(1):80-3. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341998000100012&lng=en&nrm=iso.

14. Cabral IE, Tyrrel MAR. Pesquisa em enfermagem nas Américas. REBEN (Online). 2010 jan-fev [citado 2012 set 05]63(1):104-10. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a17.pdf>.

15. Campos LF, Melo MRAC. Assistência em enfermagem na perspectiva da clínica ampliada em Unidade de Terapia Intensiva. Rev. gaúch. enferm. Porto Alegre (RS), 2011 mar; 32(1):189-93.
 


Submitted date:
11/06/2012

Reviewed date:
07/11/2012

Accepted date:
15/06/2012

6839cc48a9539575b52a4fd4 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections