Clinical care in nursing: development of a concept in the perspective of professional practice reconstruction
Atención clínica en enfermería: el desarrollo de un concepto en la perspectiva de la reconstrucción de la práctica profesional
Cuidado clínico em enfermagem: desenvolvimento de um conceito na perspectiva de reconstrução da prática profissional
Lia Carneiro Silveira; Alcivan Nunes Vieira; Ana Ruth Macedo Monteiro; Karla Correia Lima Miranda; Lúcia de Fátima da Silva
Abstract
Nursing is a praxis that has been defined from different epistemological plans; its history is marked by constructions and deconstructions. In the course of this, the care and its clinical practice have taken on constitutions influenced by the social, economic and ideological interests of each epoch. In this text, we aimed to reflect on the construction of the conceptual plan of the nursing clinical care in a perspective that allows a change from the traditional epistemic model based in the biomedical framework and in the Cartesian model of the subject. This is a theoretical reflection in which we developed this concept, based on the conceptions adopted in the lines of research of the Academic Master's degree in Health Clinical Care of the State University of Ceará (UECE). We concluded with the presentation of the proposal of the Academic Master's degree in Clinical Care of the UECE, showing how this concept strengthens its productions in the health and nursing area.
Keywords
Resumen
La Enfermería es una praxis que tiene su definición a partir de los diferentes planes epistemológicos. Su historicidad es señalada por construcciones y desconstrucciones. En esta ruta, la atención y su práctica clínica asumen constituciones cruzadas por los intereses sociales, económicos e ideológicos de cada época. Nuestro objetivo es reflejar sobre la construcción del plan conceptual de la atención clínica en enfermería a fin de permitir el desplazamiento de un modelo epistémico tradicional, basado en el referencial biomédico y en el modelo cartesiano del sujeto. Se trata de una reflexión teórica, donde desarrollamos este concepto, partiendo de las concepciones adoptadas en las líneas de investigación del curso de Maestría Académica en Atención Clínica en Salud, de la Universidad Estadual de Ceará, Brasil. Así, llegamos al final con la presentación de la propuesta de esta Maestría Académica, ejemplificando, como este concepto se ha potencializado en sus producciones en el área de la salud y de la enfermería.
Palabras clave
Resumo
A Enfermagem é uma práxis que tem se definido a partir de diferentes planos epistemológicos. Sua historicidade é marcada por construções e desconstruções. Neste percurso, o cuidado e a sua prática clínica assumem constituições atravessadas pelos interesses sociais, econômicos e ideológicos de cada época. Objetivamos, neste texto, refletir sobre a construção do plano conceitual do cuidado clínico em enfermagem, em uma perspectiva que permita o deslocamento do modelo epistêmico tradicional pautado no referencial biomédico e no modelo cartesiano de sujeito. Trata-se de uma reflexão teórica em que desenvolvemos este conceito, partindo das concepções adotadas nas linhas de pesquisa do Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos em Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Finalizamos com a apresentação da proposta do Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos da Universidade Estadual do Ceará, exemplificando como este conceito tem sido potencializador de suas produções na área da saúde e da enfermagem.
Palavras-chave
Referências
1. Vieira AN, Silveira LC. O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. (Online). 2011 Dez [citado 2012 Jun 12];15(4):776-83. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452011000400017&script=sci_arttext >.
2. Deleuze G, Guattari F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34; 1992.
3. Heidegger M. Ser e tempo. 4. ed. Petrópolis: Vozes; 1993. V. 1.
4. Foucault M. A Hermenêutica do sujeito. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes; 2006.
5. Freire P. Pedagogia da autonomia - saberes necessários í prática educativa. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
6. Waldow VR. Cuidado humano: o resgate necessário. Porto Alegre (RS): Sagra Luzzato; 1998.
7. Pires MRGM. Politicidade do cuidado como referência emancipatória para a enfermagem: conhecer para cuidar melhor, cuidar para confrontar, cuidar para emancipar. Rev. latinoam. enferm. (Online). 2005 set-out; [citado 2011 out 20];3(5);729-36. Disponível em: <
8. McQuinston CM, Webb AA. Foundations of nursing theory: contributions of 12 key theorists. Thousand Oaks/ California: Sage publications; 1995.
9. Boff L. Saber cuidar. Petrópolis (RJ): Vozes; 1999.
10. Sales CA, Molina MAS. O significado do câncer no cotidiano de mulheres em tratamento quimioterápico. REBEN (Online). 2004 dez [citado 2009 Out 27];57(6):720-3. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n6/a18.pdf>.
11. Silva LF. Cuidado de enfermagem em terapia intensiva cardiológica: hermenêutica do conceito fundamentada na fenomenologia heideggeriana. [Tese]. Fortaleza (CE): UFC, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; 2002.
12. Waldow VR, Fensterseifer LM. Saberes da enfermagem - a solidariedade como uma categoria essencial do cuidado. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. (Online). 2011 Set [citado 2012 Jun 12];15(3):629-32. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000300027>.
13. Foucault M. Tradução de Roberto Machado. O Nascimento da clínica. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 1980.
14. Erdmann AL; Fernandes JD. Programas de pós-graduação em enfermagem no Brasil: desafios e perspectivas. Esc Anna Nery [on line] 2011 Mar [citado 2012 jun 12];15(1);07-09. Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000300027>.
Submetido em:
08/12/2011
Revisado em:
27/06/2012
Aceito em:
27/11/2012