Users' satisfaction concerning the care delivered to children at primary healthcare services
Satisfacción de las usuarias con la atención prestada por la red básica de salud al niño
Satisfação das usuárias quanto à atenção prestada à criança pela rede básica de saúde
Priscilla Shirley Siniak dos Anjos Modes; Maria Aparecida Munhoz Gaíva
Abstract
Descriptive assessment study, based on Donabedian's Model of healthcare assessment, which evaluated the satisfaction of mothers and/or legal guardians of children under the age of one concerning the care delivered at the Primary Healthcare Units of Cuiaba, in the state of Mato Grosso, Brazil. Data collection took place between October and December 2010, through a questionnaire answered by 127 people legally responsible for the children. Data were analyzed according to descriptive statistics. The results showed that all the children have access to growth and development monitoring, although not all units check anthropometric parameters. It was noted that nurses are the professionals who most use the Children's Health Booklet and the health care delivered to children was evaluated by the users as average, and the professionals' performance as good. The degree of satisfaction was associated with guidance about accident prevention, child abuse and respiratory problems, as well as with the existence of a space to discuss concerns about the children during appointments and the delivery of free medication.
Keywords
Resumen
Investigación descriptiva de evaluación, basada en el modelo de Donabedian. El objetivo del presente estudio fue evaluar el nivel de satisfacción de las madres y/o tutores de niños menores de un año con la atención recibida en las unidades básicas de salud de Cuiabá, Mato Grosso. Las informaciones fueron recolectadas entre octubre y diciembre de 2010 a través de un cuestionario aplicado a 127 responsables por niños registrados en la unidad. Los datos fueron analizados utilizando la estadística descriptiva. Los resultados mostraron que todos los niños tienen acceso al control de crecimiento y desarrollo, sin embargo, no todas las unidades verifican los parámetros antropométricos. El enfermero es el profesional que más usa la libreta de salud infantil. El grado de satisfacción fue asociado a las orientaciones sobre prevención de accidentes, violencia y problemas respiratorios, así como a la existencia de un espacio para discutir preocupaciones sobre el niño durante la consulta y al recibimiento gratuito de medicamentos.
Palabras clave
Resumo
Estudo descritivo avaliativo, pautado no modelo donabediano de avaliação em saúde, que avaliou a satisfação das mães e/ou responsáveis de crianças menores de um ano de idade quanto à atenção prestada pelas Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá - Mato Grosso. A coleta de dados transcorreu entre outubro e dezembro de 2010, e se deu por meio de questionário aplicado a 127 responsáveis pelas crianças. Os dados foram analisados segundo estatística descritiva. Os resultados mostraram que todas as crianças têm acesso ao acompanhamento de crescimento e desenvolvimento, contudo nem todas as unidades verificam os parâmetros antropométricos. Verificou-se que o enfermeiro é o profissional que mais utiliza a Caderneta de Saúde da Criança e que o atendimento de saúde prestado às crianças foi avaliado pelas usuárias como regular e a atuação dos profissionais como boa. O grau de satisfação foi associado às orientações sobre prevenção de acidentes, violência e problemas respiratórios, bem como à existência de um espaço para discutir preocupações sobre a criança durante a consulta e ao recebimento gratuito de medicamentos.
Palavras-chave
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Submetido em:
15/07/2011
Revisado em:
11/01/2012
Aceito em:
06/03/2012