Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452013000100026
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Experience Report

Experiencing conflict situations in the context of nursing: the use of sketch as a teaching-learning strategy

Experiencias con situaciones de conflicto en el contexto de la enfermería: el sketch como estrategia de enseñanza-aprendizaje

Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem

Carla Aparecida Spagnol; Luciana Alves Silveira Monteiro; Camila Leopoldino de Paula; Joana Melillo Bastos; Joana Angélica Grossi Honorato

Downloads: 0
Views: 38

Abstract

In order to provide a pleasurable pedagogical relationship, from experiences perceived in reality, sketches were used as a teaching technique in the elective course "Analysis of conflict situations experienced by nursing staff in the context of health care organizations", from the Undergraduate Nursing Program of the School of Nursing of the Federal University of Minas Gerais. It aimed to evaluate the experiences of students enrolled in the course and who dramatized a real conflict situation. One group interviewed a practice nurse in a health service, seeking to understand a conflict experienced in their work environment, in order to dramatize the situation as it happened. Another group, after analysis, should produce another outcome to the situation. The sketches related to the issue of organizational conflict management enabled students to put themselves in others' position and to have more elaborated reflections of the professional practice, reflecting on their conducts as future nurses.

Keywords

Education, Nursing; Human Resources Formation; Conflict (Psychology)

Resumen

El sketch fue utilizado como técnica de enseñanza en el curso electivo "Análisis de situaciones de conflictos experimentadas por el equipo de enfermería en el contexto de las organizaciones de salud", del Curso de Graduación en Enfermería de la Escuela de Enfermería de la Universidade Federal de Minas Gerais, para proporcionar una relación pedagógica productiva a partir de experiencias extraídas de la realidad. El estudio analizó las experiencias de estudiantes que completaron la disciplina y dramatizaron una situación real de conflicto. Uno de los grupos entrevistó un enfermero de un servicio de salud, buscando entender un conflicto experimentado en su entorno de trabajo, con el fin de dramatizar la situación tal como sucedió. Otro grupo, después del análisis, ha tenido que producir otro resultado para la situación. Las simulaciones relacionadas con el tema de la gestión de conflictos organizacionales permitieron a los estudiantes ponerse en la condición del otro y hacer reflexiones más elaboradas de la práctica profesional, reflejando acerca de sus conductas como futuros enfermeros.

Palabras clave

Educación en Enfermería; Formación de Recursos Humanos; Conflicto (Psicología)

Resumo

Na disciplina optativa: "Análise de situações de conflito vivenciadas pela equipe de enfermagem no contexto das organizações de saúde", do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, utilizou-se o esquete como técnica de ensino, a fim de possibilitar uma relação pedagógica prazerosa, a partir de vivências apreendidas na realidade. O objetivo foi analisar a experiência dos alunos que cursaram a disciplina e dramatizaram uma situação real de conflito. Para isso, um grupo entrevistou um enfermeiro de um serviço de saúde, buscando apreender um conflito vivenciado no seu ambiente de trabalho, a fim de dramatizar essa situação. Um outro grupo, após análise, deveria elaborar outro desfecho para a situação. As encenações em relação à temática gestão de conflitos organizacionais permitiram aos alunos colocarem-se na posição do outro e fazerem reflexões mais elaboradas da prática profissional, refletindo sobre suas condutas como futuros enfermeiros.

Palavras-chave

Educação em Enfermagem; Formação de recursos humanos; Conflito (Psicologia)

Referencias

1. Falk MLR. A competência gerencial nos conflitos interpessoais. REAd. Rev. Eletronica Adm [on-line]. 2001 Dez; [citado 15 jan2011]; 22 (7): [aprox. 10 telas]. Disponível em: <http://www.read.ea.ufrgs.br/edicoes/pdf/artigo_118.pdf>

2. Moscovici F. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 3ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Jose Olimpio; 2008.

3. Spagnol CA, Santiago GR, Campos BMO, Badaró MTM, Vieira JS, Silveira APO. Situações de conflito vivenciadas no contexto hospitalar: a visão dos técnicos e auxiliares de Enfermagem. Rev. Esc. Enferm. USP. 2010 set; 44(3): 803-11.

4. Spagnol CA. A trama de conflitos vivenciada pela equipe de enfermagem no contexto da instituição hospitalar: como explicitar seus "nós"? [tese de doutorado]. Campinas (SP): Universidade Estadual de Campinas; 2006.

5. Costa KNM, Rebouças CBA, Silva GRF, Marrket W. Enfermeiro-docente: aspectos interrelacionados à sua formação. Enferm. glob. 2010 Jun; [citado em 02 de fev 2011]; 19. Disponível em <http://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S1695-61412010000200017&script=sci_arttext&tlng=pt>

6. Marcheti APC, Ferroni MSN, Oliveira NSS. Educação de laboratório - uma estratégia de ensino e aprendizagem alternativa para o desenvolvimento técnico e interpessoal do indivíduo. Anais do 29º Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia; 2001; Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Rio Grande do Sul (RS): Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2001; [citado 2011 fev 15]. Disponível em: www.pp.ufu.br/Cobenge2001/trabalhos/MTE128.pdf. [aprox. 7 telas]

7. Munari DB, Merjane TVB, Cruz RMM. Aplicação do modelo de Educação de Laboratório no processo de formação do enfermeiro. Rev. enferm. UERJ. 2005 maio/ago; 13(2): 263-9.

8.Munari DB, Nunes FC, Motta KAMB, Esperidião E, Silva JI, Coelho MA. Educação de Laboratório como ferramenta no processo de educação continuada de enfermeiros gerentes. Rev. enferm. UERJ. 2008 set/dez; 16(4): 577-83.

9.Eiras NB, Ayres JR, Silva MM, Santos LB, Paulino LF. Esquetes Teatrais: Questões Intergeracionais em Debate. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária; 2004 set 12-15; Belo Horizonte (MG), Brasil. Belo Horizonte (MG), Brasil: UFMG; 2004 [citado 2011 fev 15]. Disponível em <http://www.ufmg.br/congrext/Cultura/Cultura2.pdf>. [aprox.7 telas]

10. Carvalho JLFS. Estimulando a criatividade e o pensamento crítico: o professor como ator, diretor e dramaturgo. In: Davel E, Vegara SC, Ghadiri DP. Administração com arte- experiências vividas de ensino aprendizagem. São Paulo(SP): Ed. Atlas; 2007. p. 173-84.

11. Gosse SCC. O uso de técnicas teatrais para desenvolver o saber relacional dos gestores. In: Davel E, Vegara SC, Ghadiri DP. Administração com arte- experiências vividas de ensino aprendizagem. São Paulo: Ed. Atlas; 2007. p. 163-72.

13. Mclntyre SE. Como as pessoas gerem o conflito nas organizações: estratégias individuais de negociações. Rev. Análise Psicológica. 2007; 2(25): 295-305.

14. Marquis BL, Huston CJ. Administração e liderança em enfermagem: teoria e aplicação. Regina Machado Garcez e Eduardo Schaan, tradutora. 2ª ed. Porto Alegre(RS): Artes Médicas do Sul; 1999.

15. Sales AAR, Lima FRF, Farias FSAB. Refletindo sobre a administração e negociação de conflitos nas equipes de saúde. Rev. bras. promoç. saúde. 2007; 20(2): 111-5.

16. Corradi EM, Zgoda LTRW, Paul MFBP. O gerenciamento de conflitos entre a equipe de enfermagem. Cogitare enferm. 2008 Abr/Jun; 13(2): 184-93

17. Barbato RG, Corrêa AK, Souza MCBM. Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional. Esc Anna Nery. 2010 Jan/Mar; 14(1): 48-55.

18. Camargo RAA. A saúde em cena: o teatro na formação do enfermeiro [tese doutorado]. Ribeirão Preto (SP): Universidade São Paulo; 2006.

19. Pires MRGM, Spagnol CA, Brito MJM, Gazzinelli MF, Montenegro LC. Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino de administração em saúde. Texto & contexto enferm. 2009; 18(3): 559-67.
 


Submitted date:
18/04/2012

Reviewed date:
01/08/2012

Accepted date:
03/12/2012

68376597a9539502d91e2408 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections