Perception of first-year nursing undergraduates about research
La percepción de los estudiantes de la primera serie de un curso de graduación en enfermería sobre la investigación
A percepção de estudantes da primeira série de um curso de graduação em enfermagem acerca da pesquisa
Diéssica Roggia Piexak; Jamila Geri Tomaschewski Barlem; Rosemary Silva da Silveira; Geani Farias Machado Fernandes; Valéria Lerch Lunardi; Dirce Stein Backes
Abstract
This paper aimed at knowing the perception of first-year nursing undergraduates about research. It is a qualitative research carried out in a Higher Education Institute in June of 2010. A questionnaire composed of only one and open question has been applied to thirsty first-year undergraduates of a Nursing School. Based on content analysis it was possible to know undergraduate's perception about research; they portrayed the importance of research in professional education, its contribution to practice based on evidence and to permanent education, and the bigger visibility of the profession thought production of knowledge consolidated by research. It is believed that recognition of the importance and necessity of research as a transverse practice in nursing undergraduation courses may contribute for students' professional education.
Keywords
Resumen
Se ha objetivado conocer la percepción de los estudiantes de la primera serie de un curso de graduación en enfermería sobre la investigación. Se trata de una investigación cualitativa llevada a cabo en una Institución de Educación Superior de una Red Privada en junio de 2010. En el estudio, se aplicó un cuestionario compuesto por una única pregunta abierta a 30 alumnos de la primera serie de un curso de graduación en enfermería. A partir del análisis de contenido, fue posible conocer la percepción de los estudiantes a cerca de la investigación, que retrata su importancia para la formación profesional, su contribución a la práctica basada en la evidencia y para la educación permanente, además de una mayor visibilidad de la profesión a través de una producción de conocimientos consolidados por la investigación. Se cree que el reconocimiento de la importancia y la necesidad de una investigación como práctica que atraviesa la graduación de enfermería podrán contribuir para la formación profesional de los estudiantes.
Palabras clave
Resumo
Objetivou-se conhecer a percepção de estudantes da primeira série de um curso de graduação em Enfermagem acerca da pesquisa. Trata-se de um estudo qualitativo realizado em uma instituição de ensino superior de rede privada no mês de junho de 2010. Aplicou-se um questionário, composto de pergunta única e aberta, para 30 estudantes da primeira série de um curso de graduação em Enfermagem. A partir da análise de conteúdo, foi possível conhecer a percepção dos estudantes acerca da pesquisa; eles retrataram a importância da pesquisa para formação profissional, a contribuição para a prática baseada em evidências e para a educação permanente, e a maior visibilidade da profissão por meio da produção de conhecimentos consolidados pela pesquisa. Acredita-se que o reconhecimento da importância e da necessidade da pesquisa como prática transversal nos cursos de graduação em Enfermagem poderá contribuir para a formação profissional dos estudantes.
Palavras-chave
Referências
1.Erdmann AL. A necessidade de atingirmos novos patamares na pesquisa em enfermagem. Acta paul. enferm. 2009; 22(2): 5-6.
2.Erdmann AL. Formação de especialistas, mestres e doutores em enfermagem: avanços e perspectivas. Acta paul. enferm. 2009; 22(Especial-Nefrologia): 551-3.
3.Palmeira IP, Rodriguéz MB. A investigação científica no curso de enfermagem: uma análise crítica. Esc Anna Nery. 2008 mar; 12(1): 68-75.
4.Benjumea CC. Características de la investigación cualitativa y su relación com la enfermería. Invest. educ. enferm. 1997; 25(2): 13-24.
5.Deslauriers JP, Kérisit M. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: Poupart J, et al. A pesquisa qualitativa enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis(RJ): Vozes, 2008.
6.Bardin L. Análise de conteúdo. 4º ed. Lisboa(POR): Edições; 2009.
7.Conselho Nacional de Saúde (BR). Resolução n. 196, de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em seres humanos. Brasília(DF): Ministério da Saúde; 1996.
8.Costa RKS, Miranda FAN. Opinião do graduando de enfermagem sobre a formação do enfermeiro para o SUS: uma análise da FAEN/UERN. Esc Anna Nery. 2010 mar; 14(1): 39-47.
9.Meira MDD, Kurcgant P. Avaliação da formação de enfermeiros segundo a percepção de egressos. Acta paul. Enferm. 2008; 21(4): 556-61.
10.Erdmann AL, Leite JL, Nascimento KC, Lanzoni GMM. Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem. Esc Anna Nery. 2010 mar; 14(1): 26-32.
11.Lacerda RA, et al. Práticas baseadas em evidências publicadas no Brasil: identificação e análise de suas vertentes e abordagens metodológicas. Rev. Esc. Enferm. USP. 2011 jun.; 45(3): 777-86.
12.Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução n.3, de 7 de novembro de 2001: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa da União. Brasília(DF); 09 de nov 2001: Seção 1:37.
13.Paschoal AS, Mantovani M de F, Lacerda MR. A educação permanente em enfermagem: subsídios para a prática profissional. Rev. gaúch. enferm. 2006 set; 27(3): 336-43.
14.Mulato, SC. Enfermagem tradicional, atual e do futuro: a visão de docentes de enfermagem. Rev. enferm. UERJ. 2010 out/dez; 18(4): 572-7.
15.Erdmann AL, et al . A visibilidade da profissão de enfermeiro: reconhecendo conquistas e lacunas. Rev. bras. enferm. 2009 jul/ago; 62(4): 637-43.
Submetido em:
20/05/2012
Revisado em:
28/08/2012
Aceito em:
11/09/2012