Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452012000100023
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Relato de Experiência

Charles Maguerez Arc: reflecting methodology strategies on active training for health professionals

 El Arco de Charles Maguerez: una reflexión sobre las estrategias de metodología activa para la formación de los profesionales del área de la salu

Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde

Marta Lenise do Prado; Manuela Beatriz Velho; Daniela Simoni Espíndola; Sandra Hilda Sobrinho; Vânia Marli Schubert Backes

Downloads: 0
Views: 5

Abstract

The academic education in the health sector is undergoing profound changes to follow the school of thought that guide the training for professionals and instructor. New pedagogical tendencies indicate the need for educational training of a critical-reflective professional, able to transform their social reality article shows an experience report that aimed to present the experiences in the development of a seminary during a Master class, in the course of pos-graduation in nursing, when approaching the active methodology theme as the Issues and Learning based in problems, through the use of Charles Maguerez Arc, following the steps of observing the reality, key-points, theorizing, hypothesis and application for real. This experience, from the pedagogical proposal, was significant and enabled the students / teachers to rethink and rebuild their own teaching practices.

Keywords

Problem-Based Learning; Education, Higher; Nursing; Methods

Resumen

La educación superior en el área de la salud está experimentado cambios profundos para seguir las corrientes de pensamiento que orientan la formación del profesional y del docente. Las nuevas tendencias pedagógicas indican la necesidad de .This formación de un profesional crítico y reflexivo, capaz de transformar su realidad social. Este artículo es un relato de experiencia que tiene por objetivo presentar las vivencias en el desarrollo de un seminario para el curso de maestría de Postgrado en Enfermería, al abordar el tema: Metodología activa como Problematización y Aprendizaje Basado en Problemas, mediante el uso del Arco de Charles Maguerez, según las etapas de observación de la realidad, puntos importantes, la teoría, hipótesis de soluciones e implementación en la realidad. La experiencia vivida, según esa propuesta pedagógica, fue importante y permitió a los estudiantes y a los maestros repensar y reconstruir sus propias prácticas pedagógicas.

Palabras clave

Aprendizaje Basado en Problemas; Educación Superior; Enfermería; Métodos

Resumo

A educação superior na área da saúde vem passando por profundas mudanças para acompanhar as correntes de pensamento que norteiam a formação do profissional e do docente. Novas tendências pedagógicas apontam a necessidade da formação de um profissional crítico-reflexivo, capaz de transformar sua realidade social. Este artigo trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar as vivências no desenvolvimento de um seminário durante uma disciplina do mestrado, no curso de Pós-Graduação em Enfermagem, ao abordar o tema Metodologia Ativa como a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas, por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Essa experiência vivida, a partir da proposta pedagógica, foi significativa e possibilitou aos alunos/docentes repensar e reconstruir suas próprias práticas pedagógicas.

Palavras-chave

Aprendizagem baseada em problemas; Educação superior; Enfermagem; Métodos

Referências

1 Rodrigues J, Zagonel, IPS, Mantovani, MF. Alternativas para a prática docente no ensino superior de enfermagem. Esc Anna Nery. [periódico on-line]. 2007 jun; [citado 2010 abr 05]; 11 (02): [aprox.5 telas]. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo

2 Pereira ALF. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad Saude Publica. [periódico on-line]. 2003 set/out; [citado 2011 maio 17]; 19 (05): [aprox.8 telas]. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo

3 Reibnitz KS, Prado ML. Inovação e educação em enfermagem. Florianópolis: Cidade Futura; 2006.

4 Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface: comunic, saude, educ. [periódico on-line]. 1998 fev; [citado 2009 dez 03]; 2(2): [aprox.16 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.

5 Rodrigues RA, Caldeira S. Movimentos na educação superior, no ensino em saúde e na enfermagem. Rev Bras Enferm. [periódico na internet]. 2008 set/out; [citado 2009 dez 03]; 61(5): [aprox.8 telas]. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo

6 Berbel NAN. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Ed INP/UEL; 1999.

7 Bordenave JD, Pereira AMP. Estratégias de ensino-aprendizagem. 25a ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2004.

8 Delisle R. Como realizar a aprendizagem baseada em problemas. Lisboa: ASA Editores II; 2000.

9 Gomez AIP. A função e formação do professor no ensino para a compreensão de diferentes perspectivas. In: Sacristàn JC, Gómez AIP. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas; 1998. p.353-80.

10 Medina-Moya JL, Prado ML. El curriculum de enfermería como prototipo de tejné: racionalidad instrumental y tecnológica. Texto& Contexto Enferm. [periódico on-line]. 2009 dez; [citado 2010 jan 20]; 18(4): [aprox.10 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo

11 Mostardeiro SCTS. Refletindo sobre a formação do enfermeiro: a prática docente a partir do imaginário pedagógico. Esc Anna Nery. [periódico on-line]. 2004 abr; [citado 2010 abr 05]; 8 (1): [aprox.5 telas]. Disponível em:http://www.eean.ufrj.br
 


Submetido em:
08/08/2010

Revisado em:
29/04/2011

Aceito em:
28/06/2011

685c0eeba953953cf207c192 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections