Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452011000400022
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Relato de Experiência

The theatre in focus: a ludic strategy for educational work in the family health

Enfoque en el teatro: estrategia lúdica para el trabajo educativo en salud de la familia

O teatro em foco: estratégia lúdica para o trabalho educativo na saúde da família

Sônia Maria Soares; Líliam Barbosa Silva; Patrícia Aparecida Barbosa Silva

Downloads: 0
Views: 21

Abstract

It reports on the experience of nursing students who used the theatre as a ludic strategy for the educational work with family healthcare teams. A Situational Health Diagnosis was completed in the State of Minas Gerais inland. Its more frequent illnesses were used then as arguments to be addressed in the scenes. In three months nine acts were written and performed for a varied audience. We observed a rupture in the community daily routine in which, under a ludic dimension , the people allowed the flowing of a more pleasant side of life and interpreted the world their own way in an agreeable combination of art and science. This experience in drama therapy allowed us to witness its many uses in the context of Family Healthcare. It constitutes a valuable ludic strategy for the acquisition of health concepts, an effective leisure alternative and a get together space. It is necessary however to train community agents so they would be able to carry on the organization of theatre workshops towards the construction of a collective knowledge.

Keywords

Health Education; Health Promotion; Family Health Program; Creativeness; Nursing

Resumen

Se informa sobre la experiencia de los estudiantes de enfermería que utilizaron el teatro como estrategia lúdica para el trabajo educativo con equipos de Salud de la Familia. Se realizó el Diagnóstico Situacional de Salud en el interior del Estado de Minas Gerais; las morbidades más prevalentes se emplearon como temás por tratar en las parodias. En tres meses se escribieron nueve parodias para un público diversificado. Se observó una ruptura en el cotidiano de la comunidad porque, en la dimensión lúdica, el personas dejaron fluir el aspecto placentero de la vida, decodificando el mundo a su manera, una mezcla agradable de arte y ciencia. El teatro permitió vislumbrar las distintas aplicaciones en Salud de la Familia: como estrategia lúdica eficaz para adquirir conceptos de salud, como recurso de ocio y como espacio de convivencia. Habría que promover capacitación de multiplicadores en la comunidad para que continúen armando talleres de teatro en prol de la construcción del conocimiento colectivo.

Palabras clave

Educación en Salud; Promoción de la Salud; Programa de Salud Familiar; Creatividad; Enfermería

Resumo

Trata-se de relato de experiência de acadêmicas de enfermagem que utilizaram o teatro como estratégia lúdica para o trabalho educativo com as equipes de Saúde da Família. Realizou-se Diagnóstico Situacional de Saúde no interior de Minas Gerais, cujas morbidades mais prevalentes serviram de temáticas a serem abordadas nos esquetes. Em três meses, foram escritos nove esquetes, encenados para um público diversificado. Percebeu-se uma ruptura no cotidiano da comunidade, em que, sob a dimensão lúdica, as pessoas deixaram fluir o lado prazeroso da vida, decodificando o mundo de seu jeito: uma mistura agradável de arte e ciência. O teatro possibilitou vislumbrar as várias aplicações na Saúde da Família: estratégia lúdica eficaz para aquisição de conceitos de saúde; recurso de lazer; e espaço de convivência. Constatou-se necessidade de promover capacitação de multiplicadores na comunidade como forma de dar continuidade à montagem de oficinas de teatro em prol da construção do conhecimento coletivo.

Palavras-chave

Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Programa Saúde da Família; Criatividade; Enfermagem

Referências

1. Santos LM, Da Ros MA, Crepaldi MA, Ramos LR. Grupos de promoção à saúde no desenvolvimento da autonomia, condições de vida e saúde. Rev saúde pública. 2006 abr; 40(2): 346-52.

2. Dall'Agnol CM, Resta DG, Zanatta E, Schrank G, Maffacciolli R. O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde. Rev gaúch enferm. 2007 mar; 28(1): 21-6.

3. Slade P. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus; 1978.

4. Erdmann AL. A dimensão lúdica do ser/viver humano - pontuando algumas considerações. Texto & contexto enferm. 1998 set/dez; 7(3): 22-7.

5. Camargo RAA. A saúde em cena: o teatro na formação do enfermeiro [tese de doutorado]. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP; 2006.

6. Amaral A. O ator e suas duplas-máscaras, bonecos e objetos. São Paulo: SENAC Editora; 2002.

7. Moura AS. O Teatro de Improviso como prática educativa no ensino de História. Resumos dos trabalhos apresentados no XIII Encontro Estadual da ANPUH - História e Historiografia: Entre o nacional e o regional; 2008; Guarabira (PB), Brasil. Guarabira: ANPUH; 2008. p. 10.

8. Coelho ACO, Marta DC, Dias IMÁV, Salvador M, Reis VN, Pacheco ZML. Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem. Esc Anna Nery. 2010 jun; 14(2): 318-23.

9. Silva RA, Custódio IL, Pereira CMA, Porto LMM, Moreira TMM, Lima FET. O lúdico na promoção da saúde do trabalhador e em defesa da vida. Rev enferm UFPE on line [periódico na internet]. 2010 maio/jun; [citado 2010 dez 10]; 4(3): 312-9. Disponível em: http://www.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/762

10. Beuter M, Cordeiro FR, Quinhones SMW, Lima MGR, Brondani CM. O teatro como estratégia lúdica no cuidado ao doente hospitalizado. Rev enferm UFPE on line [periódico na internet]. 2010 jan/mar; [citado 2010 dez 10]; 4(1): 401-4. Disponível em: http://www.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/583

11. Pavis P. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva; 1999.

12. Freire P. Pedagogia do oprimido. 12a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1983.

13. Brandão CR. O que é educação. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense; 1981.

14. Gazzinelli MF, Gazzinelli A, Reis DC, Penna CMM Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença. Cad saúde públ. 2005 fev; 21(1): 200-6.

15. Ministério da Saúde (BR). Oficinas de educação em saúde e comunicação. Brasília (DF); 2001.
 


Submetido em:
05/11/2010

Aceito em:
10/05/2010

686443fda953956bfd7f2494 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections