Care and clinic in nurses' formation: knowledge, practices and practices and ways of subjectivity
La atención y la clínica en la formación del enfermero: conocimientos, prácticas y modos de subjetividad
O cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação
Alcivan Nunes Vieira; Lia Carneiro Silveira
Abstract
Care and clinic are inherent to nurses' work and the way they are conceived guides the formation and production of care. This research had as objective to identify the concepts and theoretical bases of clinic and care that guide nurses' formation. The subjects of the research were professors and students of an undergraduate nursing course. Data were produced through participant observation and semi-structured interviews and analyzed based on discourse analysis. In the formation there is a production of senses on these concepts as disease care, although the subjects recognize they can be thought in other perspectives. Analysis showed that these concepts not only correspond to an apprehension of theoretical references, but they are consolidated based on the experience of clinic and care in the relationships between professors and students, and with health services.
Keywords
Resumen
La atención y la clínica son inmanentes a la labor del enfermero y la manera como ellos son concebidos orienta la formación y la producción de la atención. Esta investigación tuvo como objetivo identificar los conceptos y las bases teóricas de clínica y de atención que guían la formación del enfermero. Los sujetos de la investigación fueron estudiantes y profesores de un curso de enfermería. Los datos fueron recolectados a través de la observación participante y entrevistas semiestructuradas y analizados a través del análisis del discurso. En la formación, hay una producción de significados acerca de estos conceptos como la atención a la enfermedad, a pesar de que los participantes reconocen que se puede pensar en otras perspectivas. El análisis señaló que estos conceptos no se relacionan solamente a la aprehensión de marcos teóricos, sino también a partir de la experiencia de la clínica y de la atención en las relaciones entre profesores y estudiantes, y con los servicios de salud.
Palabras clave
Resumo
O cuidado e a clínica são imanentes ao trabalho do enfermeiro, e a forma como eles são concebidos norteia a formação e a produção do cuidado. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as concepções e as bases teóricas de clínica e de cuidado que norteiam a formação do enfermeiro. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem. Os dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise do discurso. Na formação, evidenciou-se uma produção de sentidos acerca destes conceitos enquanto atenção à doença, embora os sujeitos reconheçam que eles podem ser pensados em outras perspectivas. A análise revelou que esses conceitos não correspondem apenas a uma apreensão de referenciais teóricos, mas que se consolidam a partir da vivência da clínica e do cuidado nas relações entre docentes e discentes, e com os serviços de saúde.
Palavras-chave
Referências
1. Foucault M. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2002.
2. Camargo Junior KR. A biomedicina. Rev Saude Coletiva 1997; 7(1): 45-68.
3. Deleuze G, Guattari F. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Junior e Alberto Alonso Munoz. Rio de Janeiro: Ed 34; 1992.
4. Passos E, Kastrup V, Escóssia L. Pistas do método da cartografia. Pesquisa: intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina; 2009.
5. Guattari F, Rolnik S. Micropolítica: cartografias do desejo. 5ª ed. Rio de Janeiro: Vozes; 1986.
6. Deleuze G. Foucault. Tradução de Claudia Sant'Anna Martins. São Paulo: Brasiliense; 2005.
7. Orlandi EP. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 6ª ed. Campinas: Pontes; 2005.
8. Lima MAET. Análise do discurso e/ou análise de conteúdo. Psicologia em Revista. 2003; 9(13):76-88.
9. Gomes AMT. Do discurso às formações ideológica e imaginária: Análise de discurso segundo Pêcheux e Orlandi. Rev Enferm UERJ [periódico on-line]. 2007. [citado 2010 nov 10]; 15(4):555-62. Disponível em:
10. Askofare S. A arqueologia do cuidado: da prática ao discurso. Psicologia USP. 2006; 17(2):157-66.
11. Araújo JL, Paz EPA, Moreira TMM. Hermenêutica e o cuidado de saúde na hipertensão arterial realizado por enfermeiros na estratégia saúde da família. Esc Anna Nery. 2010 ; 14(3): 560-66.
12. Foucault M. Vigiar e punir. 32ª ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópoli(RJ): Vozes; 1987.
13. Geovanini T. História da enfermagem: versões e interpretações. Rio de Janeiro: Revinter; 2005.
14. Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Faculdade de Enfermagem. Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem UERN/ FAEN. Mossoró: FAEN; 1998.
15. Campos GWS. Saúde Paideia- II. São Paulo: Hucitec; 2003.
16. Orlandi EP. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 3ª ed. Campinas: Ed UNICAMP; 1995.
17. Paulon SM. Clínica ampliada: que(m) demanda ampliações? In: Fonseca TMG, Engelman S, organizadores. Corpo, arte e clínica. Porto Alegre: Ed UFRGS; 2004.
18. Kruse MHL. É possível pensar de outro modo a educação em enfermagem? Esc Anna Nery. 2008; 12(2): 348-52
Submetido em:
06/06/2010
Revisado em:
29/04/2011
Aceito em:
28/06/2011