The research group building self-care actions for the healthy aging process: sociopoetic research
El grupo investigador construyendo acciones de cuidar de si para el envejecimiento saludable: abordaje sociopoética
O grupo pesquisador construindo ações de autocuidado para o envelhecimento saudável: pesquisa sociopoética
Iraci dos Santos; Aila Cristina dos Santos Alves; Alysson Fabio Leandro da Silva; Célia Pereira Caldas; Lina Márcia Miguéis Berardinelli; Rosimere Ferreira Santana
Abstract
The aim of this study was to analyze the feelings of aged people regarding the self-care, accordingly to Nola Pender's Theory. This theory takes in consideration cognitive experiences, beliefs, habits and practices, in order to characterize the group's culture and lifestyle. The subjects were a group of participants from the Third Age Open University Program of Rio de Janeiro State University. The Data was collected through Art techniques and the data production was submitted to Sociopoetics thematic analysis. As results emerged the following categories: Collective face of the aging process - the group members do not see themselves as old, as represented by the cultural and social discrimination; The comprehensiveness of self-care - the image of the nurse attributed only to physical care was deconstructed, thus building the "conffect" (concept/affection) self-care/aging is the quest for another living dimension. To conclude, being old involves adopting positive solutions to face the difficulties regarding the aging process, using people's own human potential. A contribution may be to promote the self-care as a strategy for personal growth and as a start point for substantial changes.
Keywords
Resumen
Este trabajo tiene como objetivo analizar los sentimientos de ancianos sobre el autocuidado, en óptica de Nola Pender, que conjuga experiencias cognitivas, creencias, hábitos y prácticas, caracterizando la cultura y la manera de vivir del grupo. Método sociopoético, mediante práctica artística, realizada en 2008, con clientes de la UnAti-UERJ. Se utilizó el análisis temática sociopoética. Resultados: categorías - Rostro colectivo del envejecimiento - las personas del grupo no se sienten viejas, al revés de la discriminación cultural y social; La integralidad del cuidar de si - hube desmitificación de la imagen de la enfermera atribuida solamente al cuidado físico, construyéndose el concepto: el cuidar de si/envejecer es la búsqueda de otra dimensión del vivir. Se concluyó, que ser viejo es adoptar decisiones positivas para reaccionar las adversidades que el envejecimiento pueda provocar, utilizando su potencial humano. Una contribución es valorar el autocuidado como estrategia para el crecimiento personal y el inicio de cambios significativos.
Palabras clave
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar os sentimentos de pessoas idosas sobre o autocuidado, à luz da Teoria de Nola Pender, que combina experiências cognitivas, crenças, hábitos e práticas, caracterizando a cultura e o modo de vida do grupo. Método sociopoético, mediante prática artística realizada em 2008 com participantes da UnAti-UERJ. Produção de dados submetida à análise temática sociopoética. Resultados: foram encontradas as categorias "Rosto coletivo do envelhecimento - as pessoas do grupo não se consideram idosas, conforme a discriminação cultural e social as visualizam"; e "A integralidade do autocuidado - desmistificou-se a imagem da enfermeira atribuída somente ao cuidado físico, construindo-se o ´confeto´: o autocuidado/envelhecer é a busca de outra dimensão do viver. Conclui-se que ser idoso é adotar decisões positivas para reagir às adversidades que o envelhecimento possa provocar, utilizando seu potencial humano. Uma contribuição é valorizar o autocuidado como estratégia para o crescimento pessoal e o início de mudanças significativas.
Palavras-chave
Referências
1. Papaléo Netto M. O estudo da velhice: histórico, definição do campo e termos básicos. In: Freitas EV, et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. p. 10.
2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. Censo 2000. [site da Internet] [citado 2008 fev 01]. Disponível em:
3. Organização Panamericana de Saúde- OPAS. Envejecimiento y salud: un cambio de paradigma. Rev Panan Salud. 2000; 7(1): 60-7.
4. Berger LM, Mailloux-Poirier M. Pessoas idosas: uma abordagem global. Lisboa: Lusodidacta; 1995.
5. Veras RP. Atenção preventiva ao idoso: uma abordagem de saúde coletiva. In: Papaléo Netto M, organizador. Gerontologia. São Paulo: Atheneu; 1996. p 383.
6. DATASUS. [site da Internet] [citado 2008 jan 23] Disponível em:
7.Wong PTP, organizador. O envelhecimento da população brasileira e o aumento da longevidade: subsídios para políticas orientadas ao bem-estar do idoso. Belo Horizonte: UFMG/Cedeplar/ABEP; 2001.
8. Pereira MG. Epidemiologia: teoria e prática. In: Transição demográfica e epidemiológica. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan; 2000. p 157-85.
9. Paschoal SMP. Epidemiologia do envelhecimento. In: Papaléo Netto M. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada.São Paulo: Atheneu; 1996. p 26-43.
10. Sakraida, TJ. Nola Pender: health promotion model. In: Tomey AM, Alligood MR. Nursing theorists and their work. 6ª ed. St Louis-Missouri: Mosby-Elsevier; 2006. p 452-72.
11. Silva MEDC, Moura MEB. Representações sociais de profissionais de saúde sobre a hipertensão arterial:contribuições para a enfermagem. Esc Anna Nery. 2011; 15(1):75-82.
12. Santos I, Gauthier J, Figueiredo NMA, Petit SH. Prática de pesquisa em ciências humanas e sociais: abordagem sociopoética. São Paulo: Atheneu; 2005.
13. Gauthier J, Hirata M. A enfermeira como educadora. In: Santos I, et al. Enfermagem fundamental: realidade, questões e soluções. São Paulo : Atheneu; 2001.
14. Freire P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2005.
15. Santos I, Santana RF, Caldas CP. Conversando com idosos: o cuidar/pesquisar dialógico e sociopoético. Rev Enferm UERJ. 2003; 11(1): 308-16.
16. Dores CNS. PJE: dinâmicas. [citado 2008 set 28]. Disponível em;
17. Santos I, Gauthier J, Figueiredo NMA, Tavares CMM, et al. A perspectiva estética no cuidar/educar junto ás pessoas: apropriação da sociopoética. Texto&Contexto Enferm. 2006; 15( n esp): 31-38.
18. Braz E, Ciosak SI. O tornar-se cuidadora na senescência. Esc Anna Nery. 2009; 13 (2): 241-43.
Submetido em:
29/03/2011
Revisado em:
23/08/2011
Aceito em:
01/09/2011