Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452011000300027
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Reflexão

Knowing of nursing - solidarity as an essencial category of care

Saberes de la enfermería - la solidaridad como una categoria esencial del cuidado

Saberes da enfermagem - a solidariedade como uma categoria essencial do cuidado

Vera Regina Waldow; Lísia Maria Fensterseifer

Downloads: 0
Views: 61

Abstract

This paper aims to reflect on the knowledge of nursing in synthetic and analytical aspects, according to new paradigmatic perspectives and emphasize solidarity as one of the categories of care. The art and science of nursing are consubstantiated by the care given in the present article as its know-how.Solidarity, in turn, substantial element of care is emphasized in the text, considering the current reality, because it makes up the moral sense and the exercise of citizenship.

Keywords

Knowledge; Nursing; Nursing care; Teaching

Resumen

Su objetivo es reflexionar sobre los saberes de la Enfermería en sus aspectos analíticos y sintéticos, de acuerdo con las nuevas perspectivas paradigmáticas, y destacar la solidaridad como una de las categorías del cuidado. El arte y la ciencia de Enfermería están consustanciadas por el cuidado, asumido acá como su saber hacer. La solidaridad, por su vez, elemento esencial del cuidado, se enfatiza en el texto, teniendo en cuenta la realidad actual, que constituye el sentido moral y el ejercicio de la ciudadanía.

Palabras clave

Conocimiento; Enfermería; Atención de enfermería; Enseñanza

Resumo

Objetiva-se refletir sobre os saberes da enfermagem nos aspectos analíticos e sintéticos, segundo as novas perspectivas paradigmáticas, e destacar a solidariedade como uma das categorias do cuidado. A arte e a ciência da Enfermagem estão consubstanciadas pelo cuidado, assumido como o seu saber fazer. A solidariedade, por sua vez, elemento substancial do cuidado, é ressaltada neste texto, considerando a realidade atual, pois compõe o sentido moral e o exercício da cidadania.

Palavras-chave

Conhecimento; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Ensino

Referências

1.Carper BA. The ethics of caring: ANS: advances in nursing science. 1979; 1(3): 11-9.

2.Morin E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; 2004.

3.Vale EG, Pagliuca LMF, Quirino RNR. Saberes e prática em enfermagem. Esc Anna Nery. 2009; 13(1): 174-80.

4. Trevizan MA, Mendes IAC, Lourenço MR, Melo MRAC. Al encuentro de la competência del cuidado según Boff: una nueva perspectiva de conducta ética de la enfermera gerente. Rev Latino-am Enfermagem. 2003; 11(5): 652-57.

5.Chinn PL, Kramer MK. Theory and nursing: a systematic approach. Missouri: Mosby; 1995. p.1-18.

6. Crema R. Abordagem holística: integração do método analítico e sintético. In: Brandão DMS, Crema R, organizadores. O novo paradigma holístico: ciência, filosofia, arte e mística. S.Paulo: Summus; 1991 .p. 83-99.

7.Almeida MCP. O saber da enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo: Cortez; 1986.

8.Parse RR. Nursing science: the transformation of practice. J Adv Nurs. 1999; 30(6):1383-387.

10. Boykin A, Schoenhofer S. Collière MF. Cuidar... a primeira arte da vida. Loures: Lusociência; 2003.

11.Waldow VR. Atualização do cuidar. Aquichan. 2008; 8(1): 85-96.

12.Assmann H, Mo Sung J. Competência e sensibilidade solidária: educar para a esperança. Petrópolis (RJ): Vozes; 2003.
 


Submetido em:
14/07/2010

Revisado em:
17/01/2011

Aceito em:
10/05/2011

6863e111a9539543a46e4582 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections