The memory, the control of remembrance and the research in history of nursing
La memoria, el control de los recuerdos y la investigación en historia de la enfermería
A memória, o controle das lembranças e a pesquisa em história da enfermagem
Tânia Cristina Franco Santos; Ieda de Alencar Barreira; Maria da Luz Barbosa Gomes; Suely de Souza Baptista; Maria Angélica de Almeida Peres; Antonio José de Almeida Filho
Abstract
Social - historical study. Objectives: to analyze the importance of memory in the construction of professional identity and discuss the key challenges for research in nursing history, relating to the preservation and dissemination of professional memory. Primary data: annual reports of activities of the Anna Nery School of Nursing and the article "Memory and History for a new vision of Nursing in Brazil", by Ieda de Alencar Barreira. Secondary data: literature about memory and professional identity. The data, collected from June 1, 2009 to May 30, 2010, were classified, organized and analyzed according to the historical method. Results: the Brazilian nursing, throughout the twentieth century, used symbols and rituals as reference points to raise and sanctify the memory of the profession and thus express and impress, whether intentional or implicitly, an identity of nurse. We conclude that the symbiosis of memory and professional identity leads to the need for its preservation.
Keywords
Resumen
Estudio histórico social. Objetivos: analizar la importancia de la memoria en el proceso de construcción de la identidad profesional y discutir los principales desafíos del investigador en historia de la enfermería, relativos a la preservación y divulgación de la memoria profesional. Fuentes primarias: informes anuales de actividades de la Escola de Enfermagem Anna Nery y el artículo "Memória e História para uma nova visão de enfermagem no Brasil", de Ieda de Alencar Barreira. Fuentes secundarias: literatura sobre memoria e identidad profesional. Los datos, recogidos de 01 de junio de 2009 a 30 de mayo de 2010, fueron clasificados, organizados y analizados, de acuerdo con el método histórico. Resultados: la enfermería brasileña, al largo del siglo XX, utilizó símbolos y rituales como puntos de referencia para evocar y sacralizar la memoria de la profesión y así, expresar e inculcar, intencional o implícitamente, una identidad de enfermera. Conclusión: la simbiosis entre memoria e identidad profesional lleva a la necesidad de su preservación.
Palabras clave
Resumo
Estudo histórico-social. Objetivos: analisar a importância da memória no processo de construção da identidade profissional e discutir os principais desafios do pesquisador em história da enfermagem, relativos à preservação e divulgação da memória profissional. Fontes primárias: relatórios anuais de atividades da Escola de Enfermagem Anna Nery e o artigo "Memória e História para uma nova visão de enfermagem no Brasil", de Ieda de Alencar Barreira. Fontes secundárias: literatura sobre memória e identidade profissional. Os dados, coletados de 1 de junho de 2009 a 30 de maio de 2010, foram classificados, organizados e analisados, de acordo com o método histórico. Resultados: a enfermagem brasileira, ao longo do século XX, utilizou símbolos e rituais como pontos de referência para evocar e sacralizar a memória da profissão e, assim, expressar e inculcar, intencional ou implicitamente, uma identidade de enfermeira. Conclusão: a simbiose entre memória e identidade profissional leva à necessidade de sua preservação.
Palavras-chave
Referencias
1.Nora P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, PUC. 1993 dez; 10 (1): 7-28.
2.Candau J. Mémoire et identité. Paris: PUF; 1998.
3.Oliveira AJB. História, memória e instituições: algumas reflexões teóricometodológicas para os trabalhos do Projeto Memória- SIBI/UFRJ. In: Oliveira AJB, organizador. Universidade e os lugares de memória. Rio de Janeiro: Fórum de Ciência e Cultura/Sistema de Bibliotecas e Informações/ UFRJ; 2008. p. 41-61.
4. Catroga F. Memória, história e historiografia. Coimbra: Quarteto; 2001.
5 Barreira IA. Memória e história para uma nova visão da enfermagem no Brasil. Rev Latino-am Enfermagem. 1999 jul; 7(3): 87-93.
6.Bourdieu P. Razões práticas. 8Ş ed. São Paulo: Papirus; 2007.
7.Alberti V. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: CPDOC/ FGV; 2004.
8.Moradiellos E. El oficio de historiador. Madrid: Siglo XXI de España Ed; 2008.
9.Padilha MICS, Borenstein MS. História da enfermagem: ensino, pesquisa e interdisciplinaridade. Esc Anna Nery. 2006 dez; 10(3): 532-38.
10.Pollak M. Memória e identidade social. estudos históricos 1989; 2(3): 3-15.
11.Santos TCF. Significados dos emblemas e rituais na formação da identidade da enfermeira brasileira: uma reflexão após oitenta anos. Esc Anna Nery. 2004 abr; 8(1): 81-6.
12.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery. Relatório de atividades do ano de 1925. Rio de Janeiro; 1925.
13.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery. Relatório de atividades do ano de 1932. Rio de Janeiro; 1932.
14.Bourdieu P. A economia das trocas lingüísticas. O que falar quer dizer. 2Ş ed. São Paulo: Edusp; 1998.
15.Ramos EHC L. A memória, a história e as instituições. Rev Humanidades. 2003 jan; 18(1): 5-8.
16.Le Goff J. Memória-história. In: Enciclopédia Einaudi. Verbetes "História", "Memória", "Documento/Monumento". Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda; 1984.
17.Pinsky CB, Bacellar C, Grespan JCB, organizadoras. Fontes históricas. São Paulo: Ed Contexto; 2005.
18.Sauthier J, Carvalho MTC, Santos NMP. Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery-EEAN: uma contribuição à história da enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem. 2000 out; 8(5): 81-4.
Submitted date:
15/07/2010
Reviewed date:
16/03/2011
Accepted date:
25/06/2011