Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452011000300004
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Nursing students' difficulties in the learning of diagnostics in nursing, in a metacognitive perspective

Dificultades de los estudiantes de enfermería e aprendizaje de diagnósticos de enfermería, en la respectiva de la meta cognición

Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacognição

Ana Gracinda Ignácio da Silva; Mauricio Abreu Pinto Peixoto; Marcos Antonio Gomes Brandão; Márcia de Assunção Ferreira; Jaqueline Santos de Andrade Martins

Downloads: 0
Views: 27

Abstract

The general objective is to investigate, in a metacognitive perspective, the learning of diagnostics with undergraduate students in a hospital nursing area. Of qualitative nature, the scientific phenomenological method was applied through individual interviews with nineteen students from the fifth year, the last supervised year of hospital area internship. The theme analysis of content indicated that the students had difficulties in their learning processes related to theoretical structure, practical diagnostic application, knowledge and use of diagnostic classifications, and lack of perception of the clinical thinking and results involved in diagnostics. Concluding that metacognition, including knowledge of regulation strategies of performance and the planning and control of the learning process, may be effective in controlling the difficulties in the students' learning.

Keywords

Learning; Nursing Diagnostics; Cognition

Resumen

El objetivo general es investigar, en la perspectiva meta cognitiva, el aprendizaje del diagnóstico en enfermería en el área hospitalaria, de alumnos concluyentes del curso de graduación. De naturaleza cualitativa, se aplicó el método fenomenológico científico a través de entrevistas individuales con diecinueve alumnos de la quinta serie, del último período de prácticas supervisadas en el área hospitalaria. El análisis temático de contenido indicó dificultades de los alumnos en el proceso de aprendizaje, relacionadas a la estructura teórica, la aplicación práctica de diagnosticar, al conocimiento y uso de las clasificaciones diagnósticas, les faltando la percepción de que esto envuelve raciocinio clínico y que resulta en el diagnóstico. Se concluye que la meta cognición, por incluir el conocimiento de estrategias de regulación de desempeño, de planificación y control del proceso de aprendizaje, pueda ser eficaz en el control de las dificultades de aprendizaje de los alumnos.

Palabras clave

Aprendizaje; Diagnóstico de Enfermería

Resumo

O objetivo geral é investigar a aprendizagem do diagnóstico em enfermagem na área hospitalar, de alunos concluintes do curso de graduação, na perspectiva metacognitiva. De natureza qualitativa, desenvolveram-se entrevistas individuais com dezenove alunos da quinta série, do último estágio supervisionado na área hospitalar. A análise temática de conteúdo indicou dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem, relacionadas à estrutura teórica, à aplicação prática de diagnosticar, ao conhecimento e ao uso das classificações diagnósticas, faltando-lhes a percepção do raciocínio clínico envolvido e que resulta no diagnóstico. Acredita-se que a metacognição possa ser eficaz no controle das dificuldades de aprendizagem dos alunos, por incluir o conhecimento de estratégias de regulação de desempenho, de planejamento e controle do processo de aprendizagem.

Palavras-chave

Aprendizagem; Diagnóstico de Enfermagem; Cognição

Referências

1.NANDA Internacional. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA 20092011. Porto Alegre: Artmed; 2010.

2.Flavel JH, Miller PH, Miller SA. Desenvolvimento cognitivo. 3Ş ed. Porto Alegre:Artmed; 1999.

3. Brandão MAG. Associação entre a interação e a metacognição: características e perspectivas de uma comunidade virtual de enfermagem [dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): Núcleo de Tecnologia Educacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1999.

4. Almeida MA. Competências e o processo ensino:aprendizagem do diagnóstico de enfermagem: concepções de docentes e discentes [tese]. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2002.

5. Stedile NLR. Intervenção metacognitiva como estratégia de aprendizagem em prevenção de problemas de saúde [tese]. São Paulo: Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo; 2002.

6. Nelson TO, Narens L. Why investigate metacognition? In: Metcalfe J, Shimamura PA. Metacognittion: knowing about knowing. Londres: Bradford Book; 1994. p.1-24.

7. Peixoto MAP, Brandão MAG, Santos G. Metacognição e tecnologia educacional simbólica Rev Educ Med. 2007; 31(1): 67-80.

8. Zabalza MA. Diários de aulas. Lisboa: Porto Ed; 2004.

9. Minayo MCS. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec; 2006.

10.Bordenave J. Estratégias de ensino-aprendizagem. 29Ş ed. Petrópolis(RJ): Vozes; 2008.

11. Carpenito-Moyet LJ. Compreensão do processo de enfermagem: mapeamento de conceitos e planejamento do cuidado para estudantes. Porto Alegre: Artmed; 2007.

12. Balduino AFA, Mantovani MF. LacerdaMR. O processo de cuidar de enfermagem ao portador de doença crônica cardíaca. Esc Anna Nery. 2009;13(2): 342-51.

13. Hacker DJ, Dunlosky J, Graesser AC. Metacognicion in educational theory and pratice.London: LEA; 1998.

14. Dejano T, Sobral. Características do Inventário de Raciocínio Diagnóstico de Bordage, Grant e Marsden. Psicologia: teoria e pesquisa. 2001 jan/ abr;17(1): 79-85.

15. Quirk M. Intuition and metacognition in medical education: keys to developing expertises. New York: Springer Publishing Company; 2006.
 


Submetido em:
14/07/2011

Revisado em:
17/01/2011

Aceito em:
10/05/2011

6862d30ea9539554d1555442 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections