Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452011000200024
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

School aged children health and welfare

Salud y bienestar de los niños en edad escolar

Saúde e bem-estar de crianças em idade escolar

Maria Isabel Noronha; Manuel Alves Rodrigues

Downloads: 0
Views: 33

Abstract

The perception that children have about their own health is an important indicator for devising strategies to promote child health. This co relational study analyzes the health perceptions of an accidental probability sample of 216 Portuguese children during basic education. The data collection questionnaire (CHIP-CE) showed good psychometric properties (alpha = 0.84). The results show the following averages and standard deviations for five factors: Comfort (4.34, 0.45), Risk avoidance (4.18, 0.53), Satisfaction (4.03, 0.56), Resilience (3.75; 0.60), and Achievement (3.75, 0.60). Resilience and Risk avoidance are factors with lower values. Difficulties in doing the homework and in socializing with peers identify the problematic indicators of the resilience scale. The results allow us to describe health profiles and health plan education interventions for school children, especially regarding the relationships and motivation for studying.

Keywords

Child Welfare; Health Profile; School Health

Resumen

La percepción que los niños tienen sobre su propia salud es un importante indicador para la definición de estrategias de promoción de salud infantil. Este estudio correlacional analiza la percepción de salud de una muestra probabilística accidental de 216 niños portugueses de escolaridad básica. El cuestionario de recolección de datos (CHIP-CE) reveló buenas propiedades psicométricas (alfa=0,84). Los resultados indican medias y desvíos estandarizados de cinco factores: Comodidad (4,34; 0,45); Evitación de riesgo (4.18; 0,53); Satisfacción (4,03; 0,56); Resiliencia (3,75; 0,60); Realización (3,75; 0,60). Resiliencia y evitación de riesgo son los factores con valores más bajos. La dificultad en realizar los deberes y convivir con los compañeros son indicadores de la dimensión de resiliencia más problemáticos. Los resultados permiten describir el perfil de salud y planear una intervención de educación para la salud de los niños, en contexto escolar, especialmente en el área del relacionamiento y motivación para el estudio.

Palabras clave

Bienestar del Niño; Perfil de Salud; Salud Escolar

Resumo

A percepção que as crianças têm sobre a sua própria saúde é um importante indicador para a definição de estratégias de promoção de saúde infantil. Este estudo correlacional analisa a percepção de saúde de uma amostra probabilística acidental de 216 crianças portuguesas do ensino básico. O questionário de recolha de dados (CHIP-CE) revelou boas propriedades psicométricas (alfa=0,84). Os resultados indicam médias e desvios-padrão de cinco fatores: Conforto (4,34; 0,45); Evitamento de risco (4,18; 0,53); Satisfação (4,03; 0,56); Resiliência (3,75; 0,60); Realização (3,75; 0,60). Resiliência e evitamento de risco são fatores com valores mais baixos. A dificuldade em realizar os trabalhos de casa e conviver com os colegas é indicadora da dimensão resiliência mais problemática. Os resultados permitem descrever o perfil de saúde e planejar uma intervenção de educação para a saúde das crianças, em contexto escolar, especialmente na área do relacionamento e motivação para o estudo.

Palavras-chave

Bem-Estar da Criança; Perfil de Saúde; Saúde Escolar

Referencias

1.Rodrigues, M., Pereira, A., Barroso, T. Educação para a saúde: Formação Pedagógica de Educadores de saúde. Coimbra: Formasau-Formação e saúde, Lda; 2005

2.Ferreira, P. (1992). Medição do estado de saúde em crianças. Saúde Infantil, 14: 157-163.

3.Sylva, K., Lunt, I. Iniciação ao desenvolvimento da criança, São Paulo: Martins Fontes; 1994

4. Selmon, R. The growth of interpersonal understanding. New York: Academie Press; 1980

5. Veríssimo, M. A experiência de hospitalização explicada pela própria criança. Revista da Escola de Enfermagem de São Paulo, 1981; 25 (2): 153 - 168.

6. Bee, H. A criança em desenvolvimento. 7Ş ed. Porto Alegre, Artes Médicas; 2003

7. Gesell A. A criança dos 0 aos 5 anos - São Paulo: Martins Fontes; 1985

8.Papalia D, Olds, S. Desenvolvimento Humano. 7Ş ed., Portalegre: Artes Médicas; 2000

9. Moreira P, Dupas, G. Significado de saúde e doença na percepção da criança. Revista Latina - Americana de Enfermagem, Brasil, 2003 Nov. / Dez: 757 - 762

10. Riley A, Forrest C, Rebok G, Starfield B, Green B, Robertson J, Friello P - The Child Report Form of the CHIP-Child Edition. Medical Care. 2004; 42(3): 221-231

11. Pierantoni, Lúcia Martins de Magalhães; Cabral, Ivone Evangelista - Crianças em situação de violência de um ambulatório do Rio de Janeiro: conhecendo o seu perfil. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. 2009 Out-Dez; 13 (4): 699-707

12.Ministério da Saúde - Programa Nacional de saúde Escolar. Lisboa: DGS, 2006

13. Observatório português dos sistemas de saúde: Desafios em tempos de crise: relatório da primavera 2010. Lisboa: Mar da Palavra; 2010

14. Rodrigues M, Hawrylack M - O Metodo Eduterapêutico aplicado à educação para a saúde de crianças em contexto escolar. Revista de enfermagem Referência. 2007 Dez; II Série (5): 69-76

15.  Erikson, E. Infância e sociedade. 2Ş ed. Nova York; 1976
 


Submitted date:
25/10/2010

Reviewed date:
05/03/2011

Accepted date:
05/05/2011

6862c9b0a953954fe44720d4 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections