Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452011000200023
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Meanings of the health concept through the perspective of teachers in the health field

Significados del concepto de salud desde la perspectiva de los docentes del área de la salud  

Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde

Bárbara Brezolin Dalmolin; Dirce Stein Backes; Cláudia Zamberlan; Diego Schaurich; Juliana Silveira Colomé; Maria Helena Gehlen

Downloads: 0
Views: 42

Abstract

This study aimed to comprehend the meanings of the health concept for professional teachers of an Institution of Higher Education. This exploratory descriptive research was conducted with coordinators of undergraduate courses in the health field. The results demonstrated that there is a paradox related to the meanings attributed to the health concept. While some teachers understand health as a complex phenomenon, others see it as a reductionist phenomenon. The data suggest that there have been important advances in the theoretical and conceptual apprehension of health though for some participants the health phenomenon is still ruled by reductionist and punctual conceptions. Reaching the broader meaning of the health phenomenon implies not only enlarging the interactive possibilities, but also a theoretical and practical articulation through debates and discussions that strengthen and promote the concept of health according to a broader perspective.

Keywords

Health Education; Health Personnel; Nursing Research

Resumen

El objetivo del estudio es comprender los significados del concepto de salud para docentes profesionales del área de la salud de una Institución de Enseñanza Superior. Investigación descriptivo-exploratoria, realizada con los coordinadores de los cursos de licenciatura del área de la salud que trabajan en actividades de Enseñanza Superior. Los resultados evidencian la existencia de una paradoja en relación a los significados atribuidos al concepto de salud. Para algunos, la salud es entendida como un fenómeno complejo; para otros, un fenómeno reduccionista. Los datos permiten afirmar que ha habido importantes avances en la comprensión teórica y conceptual de la salud, mismo que para algunos de los participantes el fenómeno salud sea regido por la concepción reduccionista y puntual. Abarcar el significado del fenómeno ampliado de la salud implica, en definitiva, ampliar las posibilidades interactivas más allá de la articulación teoría y la práctica, a través de debates y discusiones que fortalezcan y revelen el concepto de salud de acuerdo con una perspectiva más amplia.

Palabras clave

Educación en Salud; Personal de Salud; Investigación en Enfermería

Resumo

O estudo objetivou compreender os significados do conceito de saúde para docentes profissionais da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior. Pesquisa descritivo-exploratória, realizada com os coordenadores dos cursos de graduação da área da saúde atuantes em atividades de ensino superior. Os resultados evidenciaram a existência de um paradoxo em relação aos significados atribuídos ao conceito de saúde. Para alguns, a saúde é entendida como um fenômeno complexo; para outros, um fenômeno reducionista. Os dados possibilitam argumentar que houve importantes avanços na apreensão teórica e conceitual de saúde, mesmo que para alguns participantes o fenômeno saúde ainda esteja pautado em concepções reducionistas e pontuais. Abarcar o significado ampliado do fenômeno saúde implica, em suma, ampliar as possibilidades interativas além da articulação teoria e prática, por meio de debates e discussões que fortaleçam e divulguem o conceito de saúde segundo uma perspectiva ampliada.

Palavras-chave

Educação em Saúde; Profissionais da Saúde; Pesquisa em Enfermagem

Referencias

1 Organização Mundial da Saúde- OMS. Carta da Organização Mundial de Saúde, 1946.[citado 2009 out 18]. Disponível em http://www.onuportugal.pt/oms.doc.

2 Andrade SR. Gestão das práticas de saúde na perspectiva do cuidado complexo. Texto& Contexto Enferm. 2006 jul/set; 15(3): 483-91.

3 Calazans R, Lustoza RZ. A medicalização do psíquico: os conceitos de vida e saúde. Arq Bras Psicol. 2008 jan/jun; 60(1): 124-31.

4 Menicucci TMG. O Sistema Único de Saúde- 20 anos: balanço e perspectivas. Cad Saude Publica. 2009 jul; 25(7): 1620-25.

5 Yépez MAT, Pinheiro VS. Adolescência, saúde e contexto social: esclarecendo práticas. Psicol Soc. 2002 jul/dez; 14(2): 133-47.

6 Bernardes AG, Guareschi NMF, Medeiros PF. O conceito de saúde e suas implicações nas práticas psicológicas. Psicol: Teoria Pesq. 2005 set/ dez; 21(3): 263-9.

7 Reis J. Modelo metateórico da psicologia da saúde para o século XXI: interação ou integração biopsicossocial? Rev Analise Psicol. 1999; 3(17): 415-33.

8 Turato ER. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. Petrópolis(RJ): Vozes; 2003.

9 Bardin L. Análise de conteúdo. 4ª ed. Lisboa: Ed 70; 2009.

10 Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº196, de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília (DF); 1997.

12 Fleury S. Reforma sanitária brasileira: dilemas entre o instituinte e o instituído. Cienc Saude Colet. 2009 maio/jun; 14(3): 743-52.

13 Ministério da Saúde (BR). Lei Orgânica 8080 de 1990. [ citado 2009 out 18 ]. Disponível em http://200.214.130.38/portal/arquivos/pdf/Lei8080.pdf.

14 Backes DS, Koerich MS, Rodrigues ACRL, Drago LC, Klock P, et al. O que os usuários pensam e falam do Sistema Único de Saúde? Uma análise dos significados à luz da Carta dos Direitos dos Usuários. Cien Saude Colet. 2009 maio/jun, 14(3): 903-10.

15 Backes DS. Vislumbrando o cuidado de enfermagem como prática social empreendedora [tese]. Florianópolis: Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina; 2008.

16 Yépez MT. A interface psicológica social e saúde: perspectivas e desafios. Psicol Est. 2001 jul/dez; 6(2): 49-56.

17 Rizzoto MLF. A origem da enfermagem profissional no Brasil: determinantes históricos e conjurais. [citado 2009 nov 01]. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/artigos_frames/artigo_077.html.

18 Erdmann AL, Nascimento KC, Marcelino G, Ribeiro JA. As interfaces do cuidado pelo olhar da complexidade: um estudo com um grupo de pós-graduandos de enfermagem. Esc Anna Nery. 2005 dez; 9(3): 411-20.
 


Submitted date:
12/06/2010

Reviewed date:
20/11/2010

Accepted date:
10/02/2011

6862c83fa953954fe27daac3 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections