The quality concerning to health care for elderly women: an experience report
La calidad en la atención a la salud de la mujer anciana: un relato de experiencias
A qualidade na atenção à saúde da mulher idosa: um relato de experiência
Maria Aparecida Vasconcelos Moura; Ana Maria Domingos; Maria Elizabete de Castro Rassy
Abstract
Report of experiences on the integral care to elderly women in an Extension Program developed at the School Hospital of the Federal University of the Rio de Janeiro. It presents a pedagogic and assistance proposal with a high social significance and an academic formation, which was a result from the commitment of a high skilled team of professionals. It describes the profile of the elderly that search for the specialized service and analyze the situation of the care it self, focused in the improvement of the quality in the assistance provided. They have used the concepts of the Health Quality and the Pact for Life. It answers why this space exists, built for the development of actions under the vision of a humanized model, where the nurses support themselves in the practices of education in health. It concludes that the pedagogical proposal is a care tool, making it possible to analyze the expectations and needs of the customer from a perspective of the improvement of life quality, searching for the level of customer's satisfaction.
Keywords
Resumen
Relato de experiencias sobre la asistencia integral a mujeres ancianas en un Programa de Extensión desarrollado en el Hospital Escuela de la Universidade Federal do Rio de Janeiro. Presenta una propuesta pedagógica y asistencial de elevado significado social y de formación académica, resultado del empeño de un equipo de profesionales. Describe el perfil del anciano que procura el servicio especializado y analiza la situación de la atención, con enfoque en la mejoría de la calidad de la asistencia prestada. Se utilizaron los conceptos de la Calidad en Salud y el Pacto de Vida. Responde el por que de este espacio, construido para el desarrollo de acciones bajo la visión de un modelo humanizado, donde las enfermeras se apoyan en las prácticas de educación en salud. Se concluyó que la propuesta pedagógica es un instrumento de la atención, posibilita analizar las expectativas y necesidades de la clientela en una perspectiva de la mejoría de la calidad de vida y de salud, buscando el nivel de satisfacción de la clientela.
Palabras clave
Resumo
Relato de experiências sobre a assistência integral a mulheres idosas em um Programa de Extensão desenvolvido no Hospital Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Apresenta uma proposta pedagógica e assistencial de elevado significado social e de formação acadêmica resultado do empenho de uma equipe de profissionais.. Descreve o perfil do idoso que procura o serviço especializado e analisa a situação da atenção, com enfoque na melhoria da qualidade da assistência prestada. Utilizaramse os conceitos da Qualidade em Saúde e o Pacto pela Vida. Responde o porquê deste espaço, construído para o desenvolvimento de ações sob a visão de um modelo humanizado, em que as enfermeiras se apoiam nas práticas de educação em saúde. Concluiuse que a proposta pedagógica é um instrumento da atenção e possibilita analisar as expectativas e necessidades da clientela em uma perspectiva da melhoria da qualidade de vida e de saúde, buscando o nível de satisfação da clientela.
Palavras-chave
Referências
1. Ministério da Previdência Social (BR). Plano integrado de ação governamental para o desenvolvimento da política nacional do idoso. Brasília (DF); 1997.
2. Ministério da Saúde (BR). Lei nº10 741, de 1º de outubro de 2003. Estatuto do Idoso. Disponível em
3. Ministério da Saúde (BR). Centro de Educação e Assessoramento Popular-CEAP. Pacto pela saúde: possibilidade ou realidade? 2Ş ed. Passo Fundo (RS): IFIBE; 2009. p.7
4. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS. Painel de indicadores do SUS, 2. Saúde da Mulher 2007; 1:18.
5. Figueiredo MLF, et al. Educação em saúde e mulheres idosas: promoção de conquistas políticas, sociais e em saúde. Esc Anna Nery 2006 dez; 10 (3): 456-61
6. Martins MS, Massarollo MCKB. Mudanças na assistência ao idoso após promulgação do Estatuto do Idoso segundo profissionais de hospital geriátrico. Rev Esc Enferm USP 2008; 42(1): 26-33.
7. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. Perfil dos idosos responsáveis pelos domicílios no Brasil. Rio de Janeiro(RJ); 2002 [citado 2010 abr 16]. Disponível em:
8. Ministério da Saúde (BR). Diretrizes operacionais dos pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão. Brasília (DF); 2006.
9. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS. Brasília (DF), Painel de indicadores do SUS 2006 out; 19 (1): 7-13.
10. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro(RJ); 2008.
11. Debert GGA. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo(SP): USP/FAPESP; 2000.
12. Veras RP, Caldas CP. Promovendo a saúde e a cidadania do idoso: o movimento das universidades da terceira idade. Cienc Saude Colet. 2004. abr/jun; 9 ( 2):
13. Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Saúde Suplementar. O modelo de atenção obstétrica no setor de saúde suplementar no Brasil: cenários e perspectivas. Rio de Janeiro (RJ): ANS; 2008. p. 158
14. Domingos AM, Meneses IG. Sobre o apoio social em um centro de convivência: a percepção dos idosos.Rede Latinoamericana de Gerontologia. [on- line] nov. 2005. [citado 2010 abr 16]. Disponível em:
15. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS Painel de indicadores do SUS. Saúde da Família 2008 ago; 5(2): 9-18.
Submetido em:
25/05/2010
Revisado em:
25/06/2010
Aceito em:
05/10/2010