Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452010000300022
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Evaluation of the mark of child development according to strategy integrated management of childhood illness

Evaluación de los marcos de desarrollo infantil según la estrategia de atención integrada a las enfermedades prevalentes de la infancia

Avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil segundo a estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes na infância

Márcia Elena Andrade Santos; Nayara Torres Quintão; Renata Xavier de Almeida

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Abstract

The research objective to evaluate the development of children 0 to 24 months enrolled in a kindergarten of Ipatinga, Minas Gerais, through the milestones of child development proposed by Integrated Management of Childhood Illness. This is a descriptive study with quantitative data analysis. The sample comprised 20 children from 0 to 24 months and data were collected from February 13 to March 6, 2009. Of the 20 children evaluated, 4 (20%) were classified as "possible delay," 1 (5%) as "Probable delay and 15 (75%) as" normal development ". The results showed that the form of monitoring of the development proposed by the Manual for Monitoring of Child Development is itself a tool for easy screening of application, low cost operational and able to perform early detection of delays and should therefore do part of the actions of the nurse in consultation with childcare.

Keywords

Child development; Child Day Care Centers; Integrated Management of Childhood Illness

Resumen

La investigación tiene por objetivo evaluar el desarrollo de niños de 0 a 2 meses matriculados en una guardería en Ipatinga, Minas Gerais, a través de los hechos importantes del desarrollo infantil propuesto por la Atención Integrada a las Enfermedades Prevalentes de la Infancia. Este es un estudio descriptivo con el análisis de datos cuantitativos. La muestra comprende 20 niños de 0 a 24 meses y los datos fueron recolectados desde el 13 de febrero hasta el 06 de marzo del año de 2009. De los 20 niños evaluados, 4 (20%) fueron clasificados como "posible retraso", 1 (5%) como "probable retraso" y 15 (75%) como "desarrollo normal". Los resultados mostraron que la ficha de acompañamiento propuesta por el Manual para la Vigilancia del Desarrollo Infantil se constituye en una herramienta de triar de fácil aplicación, bajo costo operacional y capaz de llevar a cabo la detección precoz de retrasos y, por lo tanto, hacer parte de las acciones de la enfermera en la consulta de puericultura.

Palabras clave

Desarrollo infantil; Jardines Infantiles; Atención Integrada a las Enfermedades Prevalentes de la Infancia

Resumo

A pesquisa objetiva avaliar o desenvolvimento de crianças de 0 a 24 meses matriculadas em uma creche de Ipatinga, Minas Gerais, através dos marcos do desenvolvimento infantil propostos pela Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Trata-se de um estudo descritivo com análise quantitativa dos dados. A amostra foi composta por 20 crianças de 0 a 24 meses, e os dados foram coletados no período de 13 de fevereiro a 6 de março de 2009. Das 20 crianças avaliadas, 4 (20%) foram classificadas com "Possível atraso"; 1 (5%), com "Provável atraso"; e 15 (75%), com "Desenvolvimento normal". Os resultados encontrados demonstraram que a ficha de acompanhamento do desenvolvimento proposta pelo Manual para Vigilância do Desenvolvimento Infantil constitui-se em um instrumento de triagem de fácil aplicação, de baixo custo operacional e capaz de realizar a detecção precoce dos atrasos, devendo, portanto, fazer parte das ações do enfermeiro na consulta de puericultura.

Palavras-chave

Desenvolvimento Infantil; Creches; Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância

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Submitted date:
07/01/2009

Reviewed date:
01/25/2010

Accepted date:
03/20/2010

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