Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452010000300016
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

The experience of a preventive practice with adolescents at risk

La experiencia de una práctica de prevención con adolescentes en riesgo

A experiência de uma prática preventiva com adolescentes em situação de risco

Paula Xavier Gums Mendes; Jussara Gue Martini; Telma Elisa Carraro; Jonas Salomão Spricigo

Downloads: 0
Views: 12

Abstract

The practice care reported here aimed to develop the adolescents participating workshops to prevent the use of drugs. This is a practical assistance to the knowledge, analysis of the reality of adolescents, the development of strategies and the synthesis of knowledge built. The workshops were conducted from December 2003 to February 2004 with the participation of 10 adolescents living in the suburbs of Florianopolis and considered in a situation of vulnerability and social risk. They were perceived in its social context have a mismatch with their lives and break social rules, their realization impossible.

Keywords

Adolescents; Substance-Related Disorders; Education

Resumen

La práctica de atención que se describe aquí tiene por objetivo desarrollar con los adolescentes que participaron de los talleres para prevenir el consumo de drogas. Se trata de una asistencia práctica a los conocimientos, el análisis de la realidad de los adolescentes, el desarrollo de estrategias y la síntesis de los conocimientos construidos. Los talleres se llevaron a cabo entre diciembre de 2003 y febrero de 2004 con la participación de 10 adolescentes que viven en los suburbios de Florianópolis y son considerados en situación de vulnerabilidad y riesgo social. Se percibió que en sus contextos sociales tenía un desajuste con sus vidas y ellos rompían las normas sociales, lo que imposibilitaba su realización personal.

Palabras clave

Adolescente; Trastornos relacionados con substancias; Educación

Resumo

A prática assistencial aqui relatada teve como objetivo desenvolver com os adolescentes participantes oficinas de prevenção ao uso de drogas. Trata-se de uma prática assistencial que parte do conhecimento, da análise da realidade dos adolescentes, do desenvolvimento de estratégias e da síntese do conhecimento construído. As oficinas foram realizadas no período de dezembro de 2003 a fevereiro de 2004, com a participação de 10 adolescentes residentes na periferia de Florianópolis e considerados em situação de vulnerabilidade e risco social. Percebeu-se que eles, dentro do seu contexto social, vivem uma incongruência com a sua vida e infringem regras sociais, impossibilitando sua realização pessoal.

Palavras-chave

Adolescente; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Educação

References

1. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 16 jul 1986.

2. Zagury T. Encurtando a adolescência. 9Şed. Rio de Janeiro(RJ): Record; 2003.

3. Organização das Nações Unidas- OMS. Escritório das Nações Unidas contra drogas e crime. Relatório Mundial sobre Drogas- 2008. Brasília (DF): UNODC Brasil e Cone Sul; 2008.

4. Presidência da República (BR). Secretaria Nacional Antidrogas. Política Nacional sobre Drogas. Brasília (DF); 2005.

5. Carlini EA. Primeiro levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrópicas no Brasil. São Paulo (SP): SENAD; 2002.

6. Organización de los Estados Americanos-OMS. Comisión Interamericana para el Control del Abuso de Drogas. Lineamientos hemisféricos de la CICAD en prevención escolar. Washigton(USA); 2005.

7. Martini JG. Representações de professores associadas ao uso de drogas na escola básica. [monografia]. Ribeirão Preto (SP): USP; 2006.

8. Galduróz J, Carlini EA, Noto A, Fonseca A. Levantamento nacional sobre o consumo de drogas psicotrópicas entre estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino nas 27 capitais brasileiras. São Paulo (SP): SENAD; 2004.

9. Rogers C. Sobre o poder pessoal. São Paulo (SP): Martins Fontes; 1977.

10. Lüdke M, André M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo (SP): EPU; 1986.

11. Carraro TE. Resgatando Florence Nightingale: a trajetória da enfermagem junto ao ser humano e sua família na prevenção de infecções. [dissertação de mestrado]. Florianópolis: UFSC; 1994.

12. Meneghetti A. Pedagogia ontopsicológica. Recanto Maestro (RS): Ontopsicologica Editrice; 2005.

13. Bauman Z. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro (RJ): Zahar; 1999.

14. Bobbio N. Igualdade e liberdade. Rio de Janeiro (RJ): Ediouro; 1996.

15. Tavares MC. Gestão estratégica: do planejamento à gestão estratégica. São Paulo (SP): Atlas; 2000.

16. Menestrina TC, Menestrina E. Auto-realização e qualidade docente. Porto Alegre (RS): Ed Est; 1996.
 


Submitted date:
03/26/2009

Reviewed date:
10/28/2009

Accepted date:
03/14/2010

6866d25fa953957af8422912 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections