Helping relationship in end-of-life patient's nursing care context
Relacíon de ayuda en el contexto de los cuidados de enfermeria a enfermos al final de su vida
Relação de ajuda no desempenho dos cuidados de enfermagem a doentes em fim de vida
Rosa Maria Pereira Simões; Manuel Alves Rodrigues
Abstract
This study's main objective is to verify the importance that nurses attach to relational skills, in helping end of life patients. The research is descriptive-correlational, cross-sectional with a sample of 56 nurses selected by an intentional, accidental and developed from the application of a measuring instrument that integrates the Helping Relational Skills Inventory, Life Satisfaction Scale, and questions concerning the importance attached to continuous training. The results analysis highlight that nurses consider the relational skills essential to end of life patient care. The results indicate that the best relational skills nurses' performance is correlated with better training in helping relationships and also with the perception of greater satisfaction with life in general. These results have application in personal and professional nurse's skills developing process.
Keywords
Resumen
Este estudio tiene como principal objetivo comprobar la importancia que conceden los enfermeros a las competencias de relacionamiento, en la ayuda a enfermos al final de su vida. La investigación es de tipo descriptivo y de correlación, transversal, con una muestra de 56 enfermeros, seleccionada de forma intencional, accidental y desarrollada a partir de la aplicación de un instrumento de medida integrado en el Inventario de competencias relacionales de ayuda, Escala de satisfacción con la vida, cuestiones referentes a la importancia concedida a la formación continua. Del análisis de los resultados concluimos que los enfermeros consideran las competencias de relacionamiento fundamentales para cuidar al enfermo al final de su vida. Los resultados indican que el mejor resultado de competencias de relacionamiento, por parte de los enfermeros, está correlacionado con mejor formación sobre relación de ayuda, así como la percepción de mayor satisfacción con la vida en general. Estos resultados tienen aplicación en el proceso de desarrollo de competencias personales y profesionales de los enfermeros.
Palabras clave
Resumo
Este estudo tem como principal objetivo verificar a importância que os enfermeiros atribuem às competências relacionais na ajuda a doentes em fim de vida. A investigação é de tipo descritivo-correlacional, transversal, com uma amostra de 56 enfermeiros, selecionada de forma intencional, acidental e desenvolvida a partir da aplicação de um instrumento de medida que integra o Inventário de Competências Relacionais de Ajuda, Escala de Satisfação com a Vida, Questões relativas à importância atribuída à formação contínua. Da análise dos resultados ressalta-se que os enfermeiros consideram as competências relacionais fundamentais para o cuidado ao doente em fim de vida. O desempenho de competências relacionais de ajuda está significativamente correlacionado com a formação que os enfermeiros desenvolveram sobre relação de ajuda, bem como com a satisfação que têm com a vida em geral.
Palavras-chave
Referências
1. Watson J. Nursing: the philosophy and science of caring. 2Ş ed. Boulder, Colorado (USA): Associated University Press; 1985.
2. Ordem dos Enfermeiros (PT). Padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem. Lisboa (PT): Divulgar; 2001.
3. Phaneuf M. Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação. Loures (PT): Lusociência; 2005.
4. Sapteta P, Lopes M. Cuidar em fim de vida: factores que interferem no processo de interacção enfermeiro-doente. Referência: revista de educação e formação em enfermagem 2007 jun; II (4); 35-57.
5. Marques AR, et al. Reacções emocionais à doença grave: como lidar...Coimbra (PT): Psiquiatria Clínica; 1991.
6. Frias C. O enfermeiro com a pessoa em fim de vida na construção do cuidar. Referência: revista de educação e formação em enfermagem 2008 jun; II (6); 57-67.
7. Ahya P, et al. Desafios da enfermagem em cuidados paliativos: "cuidar": ética e práticas. Loures (PT): Lusociência; 2000.
8. Dias M. Construção e validação de um inventário de competências: contributos para a definição de um perfil de competências do enfermeiro com o grau de licenciado. Loures (PT): Lusociência; 2006.
9. Ferreira MMC, Tavares J, Duarte J. Competências relacionais de ajuda nos estudantes de enfermagem. Referência: revista de educação e formação em enfermagem 2006 jun; II (2): 51-62.
10. Adam E. Ser enfermeira. Lisboa (PT): Instituto Piaget; 1994.
11. Queirós A. Empatia e respeito. Coimbra (PT): Quarteto Ed; 1999.
12. Sousa M. A formação contínua em enfermagem: estudo baseado nas perspectivas de enfermeiros. Nurs 2003 mar; 15 (175): 28-33.
13. Diener E, et al. The satisfaction with life scale. J Pers Asses 1985; 49 (1): 71-75.
14. Chalifour J. La relation d'aide eu soins infirmiers: une perspective holistique-humaniste. Montréal: Gäetan Morin Éditeur Itée; 1989.
15. Diener E, Suh ME. Subjective well-being and age: an international analysis. Annu Rev Gerontol Geriatr 1997; 17: 304-24.
Submetido em:
02/03/2010
Revisado em:
02/04/2010
Aceito em:
02/05/2010