Evidences and characteristics of the learning in a nursing virtual community
Indicativos y características del aprendizaje en una comunidad virtual de enfermería
Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem
Viviane Modesto Ferraz; Maurício Abreu Pinto Peixoto; Marcos Antônio Gomes Brandão; Jaqueline Santos de Andrade Martins
Abstract
The study deals with learning in nursing in a virtual environment of the Internet. PURPOSE: to verify elements of learning into content of text messages, and characterize these elements recorded in e-mail. METHODOLOGY: methodological procedure was the "cross-sectional survey", with a quantitative approach. The material of the study were all valid messages posted in the first phase of the community, 864 e-mails. The study setting was a virtual community of nursing. The analysis was made by an inspectional reading and then was found a set of empirical categories that had been indicative the learning in the community. RESULTS: it was observed that the members of the community learn primarily by questioning and requesting aid. CONCLUSION: It is possible through virtual environments to gain knowledge for life and learning to collaborate with each other. This contact with the diversity of thought favored by the digital world can be a new area of construction and circulation of knowledge.
Keywords
Resumen
El estudio aborda el aprendizaje en enfermería en un ambiente virtual constituido en la Internet. OBJETIVOS: verificar indicativos de aprendizaje en el contenido de los mensajes de texto, y caracterizar los indicativos registrados en los mensajes electrónicos. METODOLOGÍA: procedimiento metodológico fue el "survey interseccional", con un enfoque cuantitativo. El material de estudio fue el total de mensajes válidas enviadas en la primera fase de la comunidad, 864 mensajes. El escenario fue una comunidad virtual de enfermería. Proceso de análisis fue la lectura de inspección y de este, preparado una serie de categorías empíricas que indican el aprendizaje en la comunidad. RESULTADOS: Se observó que los miembros de la comunidad aprenden principalmente por cuestionar y pedir ayuda. CONCLUSIÓN: Es posible por medio de ambientes virtuales adquirir conocimientos para la vida y aprender a colaborar entre sí. Este contacto con la diversidad de pensamiento favorecido por el mundo digital puede ser una nueva área de construcción y circulación del conocimiento.
Palabras clave
Resumo
O estudo aborda a aprendizagem em enfermagem em um ambiente virtual constituído na internet. OBJETIVOS: verificar indicativos de aprendizagem no conteúdo das mensagens textuais; e caracterizar os indicativos verificados nas mensagens eletrônicas. METODOLOGIA: procedimento metodológico foi o "survey interseccional", com abordagem quantitativa. O material de estudo foi o total de mensagens válidas postadas na primeira fase da comunidade, 864 mensagens. O cenário do estudo foi uma comunidade virtual de enfermagem. O processo de análise foi a leitura inspecional; a partir disso, foi elaborado um conjunto de categorias empíricas que indicaram a aprendizagem na comunidade. RESULTADOS: observou-se que os membros na comunidade aprendem, fundamentalmente, questionando e solicitando auxílios. CONCLUSÃO: é possível, através dos ambientes virtuais, adquirir conhecimento para a vida e colaborar com a aprendizagem do outro. Este contato com a diversidade de pensamentos, favorecida pelo mundo digital, pode constituir um novo espaço de construção e circulação do saber.
Referencias
1. Resolução CNE/CES n.3, de 09 de novembro de 2001. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 09 nov 2001: Seção 1: 37.
2. Ministério da Educação (BR). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em:
3. Santos NB. Comunidades virtuais e popularização da saúde. Rede de Informações para o Terceiro Setor. [on-line] 2007 maio: [aprox. 12 telas]. Disponível em
4. Alves LV. Educar, um ato radical de comunicação: para pensar Paulo Freire e a sociedade em mudança. Rev Fronteiras: estudos midiáticos. 2006 maio/ago; 8 (2): 123-32
5. Comitê Gestor da Internet no Brasil (BR). Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil 2008. São Paulo(SP); 2009.
6. Serafini MT. Saber educar e aprender. Lisboa(PO): Ed Presença; 1996.
7. Viera AJ, Garrett JM. Understanding interobserver agreement: the kappa statistic. Family Medicine J 2005 maio; 37 (5): 360-63.
8. Brandão MAG, Peixoto MAP, Ferraz VM. The proposition of the concept of nursing virtual community: a review study. Online Brazilian J Nurs [periódico na internet]. 2007 mar; [citado 22 set 2009]; 6 (2): [aprox. 10 telas]. Disponível em
9. Schuetze HG, Slowey M. Participation and exclusion: a comparative analysis of non-traditional students and lifelong learners in higher education. Higher Education 2005 out; 44 (3-4): 309-27.
10. Martins JSA, Brandão MAG, Ferraz VM, Rocha CC, et al. Ações participativas em uma comunidade virtual de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 jan; 13 (1): 36-43.