Oficinas terapêuticas para hábitos de vida saudável: um relato de experiência
Talleres terapéuticos para hábitos de vida saludable: un relato de experiencia
Oficinas terapêuticas para hábitos de vida saudável: um relato de experiência
Amanda Nathale Soares; Amanda Márcia dos Santos Reinaldo
Abstract
The workshops outline a course that is intrinsic in the development of a paradigm on madness and are part of the list of care technologies from different perspectives in the historical-chronological progress. This is an experience report deriving from the extension project called "Therapeutic Workshops for healthy life habits at the Community Center Arthur Bispo do Rosário". The goal is to support a theoretical-critical reflection on the principiological and practical approximation between therapeutic workshops and health education, according to the contemporary tendencies that rule both. It is observed that the consideration of these perspectives allows for the perception of the singularities and life histories of mental disorder patients. The development of these workshops reaffirms the relevance, the effectiveness of this methodology with mental disorder patients. It is observed that a dialogic space built between the student and the users allows critical-reflexive development to the former and the growing expression of particularities to the latter.
Keywords
Resumen
Los talleres esbozan un camino intrÃnseco al modelo de desarrollo sobre la locura, ubicándose en la lista de tecnologÃas que existen para brindar tratamiento bajo diferentes perspectivas en el progreso histórico y cronológico. Este trabajo es un relato de experiencia producto del proyecto de extensión denominado "Talleres terapéuticos para hábitos de vida saludable en el Centro de Convivencia Arthur Bispo do Rosario". El presente estudio tiene como objetivo sustentar una reflexión teórica y critica del acercamiento principio lógico y la práctica entre los talleres terapéuticos y la educación en la salud, según las tendencias contemporáneas que rigen ambas. Se observó que la contemplación de estas perspectivas permite la percepción de las singularidades e historias de vida de los portadores de trastorno mental. El desarrollo de los talleres reafirma la relevancia, importancia y eficacia de esta metodologÃa aplicada a la asistencia y cuidado de los portadores de trastornos mentales. Destaca como un espacio para el dialogo, construido entre el alumno y el usuario, que permite - al primero - el desarrollo de una visión critica y reflexiva y al segundo la posibilidad, cada vez mayor, de expresar sus caracterÃsticas y particularidades.
Palabras clave
Resumo
As oficinas delineiam um percurso intrÃnseco ao desenvolvimento paradigmático acerca da loucura, situando-se no rol das tecnologias de cuidados sob distintas perspectivas no progresso histórico-cronológico. Trata-se de um relato de experiência decorrente do projeto de extensão denominado "Oficinas terapêuticas para hábitos de vida saudável no Centro de Convivência Arthur Bispo do Rosário". Tem como objetivo subsidiar uma reflexão teórico-crÃtica acerca da aproximação principiológica e prática entre oficinas terapêuticas e educação em saúde, segundo as tendências contemporâneas que regem ambas. Observa-se que a contemplação dessas perspectivas permite a percepção das singularidades e histórias de vida dos portadores de transtorno mental. O desenvolvimento das oficinas reafirmou a relevância, a essencialidade e a eficácia dessa metodologia na abordagem aos portadores de transtorno mental. Denota-se que um espaço dialógico, construÃdo entre a discente e os usuários, possibilita a essa o desenvolvimento crÃtico-reflexivo e a estes a crescente expressão de particularidades.
Palavras-chave
References
1. Foucault M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro (RJ): Forense; 1987.
2. Foucault M. História da loucura na idade clássica. 4a ed. São Paulo (SP): Perspectiva; 1995.
3. Guerra AMC. Oficinas em saúde mental: percurso de uma história, fundamentos de uma prática. In: Costa CM, Figueiredo AC. Oficinas terapêuticas em saúde mental: sujeito, produção e cidadania. Rio de Janeiro (RJ): Contra Capa; 2004. p. 23-58.
4. Amarante P, organizador. Loucos pela vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. Rio de Janeiro (RJ): FIOCRUZ/ ENSP; 1995.
5. Resende H. PolÃtica de saúde mental no Brasil: uma visão histórica. In: Tundis SA, Costa NR, organizadores. Cidadania e loucura: polÃticas de saúde mental no Brasil. Petrópolis (RJ): Vozes; 2000. p. 15-74.
6. Botti NCL. Oficinas em saúde mental: história e função. [tese de doutorado]. 2004. São Paulo (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP; 2004.
7. Lima EA. Oficinas e outros dispositivos para uma clÃnica atravessada pela criação. In: Costa CM, Figueiredo AC. Oficinas terapêuticas em saúde mental: sujeito, produção e cidadania. Rio de Janeiro (RJ): Contra Capa; 2004. p. 59-81.
8. Portaria nº 396 de 07 de julho de 2005. Divulga as diretrizes gerais para o Programa de Centros de Convivência e Cultura na rede de atenção em saúde mental do SUS. Diário Oficial da republica Federativa do Brasil, BrasÃlia (DF), 8 jul 2005: Seção 1.
9. Giddens A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro (RJ): J Zahar; 2002.
10. Assis E. Arte e oficinas terapêuticas em tempos de reconstrução. In: Costa CM, Figueiredo AC. Oficinas terapêuticas em saúde mental: sujeito, produção e cidadania. Rio de Janeiro (RJ): Contra Capa; 2004. p. 95-104.
11. Souza V, Czeresnia D. Considerações sobre os discursos do aconselhamento nos Centros de Testagem anti-HIV. Interface: comunic saude educ 2007 set/dez; 11 (23): 531-48.
12. Colvero LA, Ide CAC, Rolim MA. FamÃlia e doença mental: a difÃcil convivência com a diferença. Rev Esc Enferm USP. [periódico na internet] 2004 [citado 21 jul 2008]; 38(2): [aprox.9 telas]. DisponÃvel em:
13. Gazzinelli MFC, Penna CMM. Conhecimentos, representações sociais e experiência da doença. In: Gazzinelli MFC, Reis DC, Marques RC, organizadores. Educação em saúde: teoria, método e imaginação. Belo Horizonte (MG): Ed. UFMG, 2006. p. 25-33.
Submitted date:
03/12/2009
Reviewed date:
12/22/2009
Accepted date:
02/05/2010