Nurse training: challenges for health promotion
La formación del enfermero: retos para la promoción de la salud
Formação do Enfermeiro: desafios para a promoção da saúde
Kênia Lara Silva; Roseni Rosângela de Sena; Maria José Cabral Grillo; Natália de Cássia Horta
Abstract
This was a descriptive/exploratory study of qualitative character carried out in two Nursing Schools in the State of Minas Gerais. The goal was to analyze the referential of nurses regarding health promotion. Nineteen course coordinators, faculty members, students and professionals of the health services involved in nurse training were interviewed. The results indicate a conceptual imprecision about health promotion and disease prevention. Revealed conceptions of health-promoting practices are associated to practices that affect the quality of life, which lies on a broad and complex concept of health, and are incipient in the current health care scenario. The conclusion is that health promotion is taken as political decision for a change in nurse training, as made explicit in the pedagogical projects of the institutions taking part in the study. However, such incorporation is incipient and heterogeneous in terms of its theoretical formulation, thus indicating the need for widening the space for a conceptual analysis in the relations that allow for the production of health and of a training process.
Keywords
Resumen
Estudio cualitativo de tipo descriptivo y exploratorio realizado en dos cursos de enfermería con el objeto de analizar los puntos de referencia de la promoción de la salud en la formación del enfermero. Se entrevistaron a 19 coordinadores, profesores, estudiantes y profesionales de las áreas que participan en la educación y formación del personal de enfermería. Los resultados indican que existe vaguedad conceptual de la promoción de la salud y la prevención de agravamientos en esta formación. El concepto de promoción de la salud está asociado a prácticas de divulgación que se centran en la calidad de vida basada en un concepto amplio y complejo de la salud, incipientes en el ámbito de la asistencia de la salud. Se concluyó que la promoción de la salud se convierte en un instrumento de decisión política que permite realizar cambios en la educación de enfermería puesta de manifiesto en los proyectos de estudio de las instituciones que se enmarcan en esta investigación. Sin embargo, debido a su formulación teórica, esta incorporación es incipiente y heterogénea, confirmando que existe la necesidad de ampliar los espacios para el análisis conceptual dentro del círculo de relaciones que hacen aportes a la producción de la salud y al proceso de formación.
Palabras clave
Resumo
Estudo qualitativo, descritivo-exploratório, realizado em dois cursos de Enfermagem com o objetivo de analisar os referenciais de promoção da saúde na formação do enfermeiro. Foram entrevistados 19 coordenadores, docentes, estudantes e profissionais de serviços envolvidos na formação do enfermeiro. Os resultados indicam imprecisão conceitual entre promoção da saúde e prevenção de agravos na formação do enfermeiro. As concepções de promoção da saúde reveladas estão associadas a práticas que incidem sobre qualidade de vida sustentada em um conceito amplo e complexo de saúde e que são incipientes nos cenários da atenção à saúde. Conclui-se que a promoção da saúde é tomada como decisão política para mudança na formação do enfermeiro, explicitada nos projetos pedagógicos das instituições cenário do estudo. Entretanto, esta incorporação é incipiente e heterogênea quanto à formulação teórica, indicando a necessidade de ampliação dos espaços de análise conceitual nas relações que proporcionam a produção de saúde e do processo formativo.
Palavras-chave
References
1. Heidemann ITSB, ALmeida MCP, Boehs AE, Wosny AM, Monticelli M. Promoção à saúde: trajetória histórica de suas concepções. Texto & Contexto Enferm 2006; 15(2):352-58.
2. Derntl AM, Watanabe HAW. Promoção da saúde. In: Litvoc J, Brito FC, organizadores. Envelhecimento: prevenção e promoção da saúde. São Paulo(SP): Atheneu; 2004. p. 37-46
3. Germano RM. O ensino de enfermagem em tempos de mudança. Rev Bras Enferm 2003; 56(4): 365-8.
4 Ministério da Saúde (BR). Política Nacional de Promoção da Saúde. Aprovada pela Portaria n° 687, de 30 de março de 2006 Brasília(DF); 2006.
5. Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. PHISIS: rev saude coletiva 2004; 14(1): 41-65.
6. Silva KL, Sena RR, Grillo MJC, Prado PM. Promoção da saúde como decisão política para a formação do enfermeiro. Rev Esc Enferm USP 2007; 41(n. esp): 826-
7. Souza MHN, Paz EPA, Griep RH, Sousa AI, Silva LL da, Paixão AR da. Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de Janeiro. Esc Anna Nery Rev Enferm 2006 ago:10(2): 251-57.
8. Silva KL, Sena RR. Integralidade do cuidado na saúde: indicações a partir da formação do enfermeiro. Rev Esc Enferm USP 2008; 42(1):48-56.
9. Sena RR, Silva KL, Gonçalves AM, Duarte ED, Coelho S. O cuidado no trabalho em saúde: implicações para a formação do enfermeiro. Interface: comunic saude educ 2008; 12(24): 23-34.
10. Castiel LD. Promoção de saúde e a sensibilidade epistemológica da categoria `comunidade'. Rev Saude Publica 2004; 38(5): 615-22.
11. Minayo MCS, Hartz Z, Buss PM. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Cienc Saude Colet 2000; 5(1): 7-18.
12. Buss PM. Promoção da saúde e qualidade de vida. Cienc Saude Colet 2000; 5 (1): 163-77.
13. Czeresnia D, Freitas CM, organizadores. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro(RJ): FIOCRUZ; 2003.
14. Oliveira SHS, Monteiro MAA, Lopes MSV, Brito DMS, Vieira NFC, Barroso MGT, Ximenes LB. Estratégias de enfrentamento da pobreza e sua interface com a promoção da saúde. Rev Latino-am Enfermagem 2007; 15(n. esp): 867-73.
15 Mourão LC, Martins RCB, Vieira CM. Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades pública e privada. Educ Soc 2007; 28(98):181-210.
16 Falcón GCS, Erdmann AL, Backes DS. Significados do cuidar na promoção da saúde. Rev Latino-am Enfermagem 2008; 16(3): 419-24.
17 Munõz M, Cabieses B. Universidades y promoción de la salud: cómo alcanzar el punto de encuentro? Rev Panam Salud Publica 2008; 24(2): 139-46.
18 Moysés ST, Krempel MC. Universidade saudável: uma estratégia de promoção da saúde. Olho Mágico 2003 jul/set; 10(3): 83-87.
Submitted date:
02/12/2009
Reviewed date:
07/22/2009
Accepted date:
02/10/2010