Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452010000200015
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Alive eye: analyzing the visual intensity of the children and the use of the recreational in the care of nursing

Ojo vivo: analizando la acuidad visual de los niños y el empleo del juego en el cuidado de enfermería

Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem

Angélica da Conceição Oliveira Coelho; Daniela de Carvalho Marta; Iêda Maria Ávila Vargas Dias; Marli Salvador; Valesca Nunes dos Reis; Zuleyce Maria Lessa Pacheco

Downloads: 0
Views: 17

Abstract

This is a quantitative and qualitative study of transverse delineation; the purpose is the early detection of visual deficits in school-age children and to promote visual health through playful activities. The results showed that from the 250 children who participated of the eye health promotion fun activities only 143 children took the visual acuity test, since the others had not brought parental authorization. From those who submitted to the visual acuity test, 13 children were sent for retesting; all of them were then sent to the ophthalmology service, since the re-test continued to indicate vision problems. With regards to the use of games and playing, we have noticed that both the story and the characters in the puppet show were explicit in the children's comments. In conclusion, it was observed that vision plays a fundamental role in the physical and psychosocial development of children; therefore, ophthalmologic screening with early diagnosis of visual alterations is of extremely important.

Keywords

Eye health; School health; Nursing

Resumen

Se trata de una investigación cuantitativa y cualitativa de carácter transversal que tuvo como objetivo detectar precozmente el déficit visual en niños que se encuentran en fase escolar y promover la salud visual a través de actividades lúdicas. Los resultados demostraron que de los 250 niños que participaron en las actividades lúdicas de promoción de la salud ocular, sólo 143 niños hicieron la prueba de agudeza visual, ya que los demás no habían traído la autorización de sus padres. Del total de niños que hicieron la prueba de agudeza visual trece fueron encaminados a realizar una repetición de la prueba y tras hacerla, los mismos trece fueron remitidos al servicio de oftalmología, ya que la dificultad visual fue confirmada por la contraprueba. En lo referente a la aplicación del juego, percibimos que tanto la historia como los personajes del teatro estaban explícitamente presentes en las historias contadas por los niños. En la conclusión, demostramos que la vista desempeña un papel fundamental en el desarrollo físico y psicosocial del niño, por eso, es extremadamente importante el diagnóstico precoz para la detección oftalmológica de las modificaciones visuales.

Palabras clave

Salud ocular; Salud escolar; Enfermería

Resumo

Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa de delineamento transversal, que teve como objetivo detectar precocemente o déficit visual nas crianças em fase escolar e promover a saúde visual por meio de atividades lúdicas. Os resultados mostraram que das 250 crianças que participaram das atividades lúdicas de promoção da saúde ocular, apenas 143 crianças realizaram o teste de acuidade visual; as demais não trouxeram a autorização dos pais. Das crianças submetidas ao teste de acuidade visual, 13 foram encaminhadas ao reteste, e todas estas foram encaminhadas ao serviço de oftalmologia, pois a dificuldade visual permaneceu como resultado do reteste. Referente à aplicação do lúdico, percebemos que tanto a história quanto os personagens do teatro ficaram explícitos nas falas das crianças. Na conclusão, evidenciamos que a visão desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial da criança; por isso, a triagem oftalmológica com diagnóstico precoce de alterações visuais é de extrema importância.

Palavras-chave

Saúde Ocular; Saúde Escolar; Enfermagem

Referências

1. Ministério da Educação (BR). Campanha Nacional de Reabilitação Visual Olho no Olho: manual de orientação do professor. Brasília (DF); 2005.

2. Ministério da Saúde (BR). Assistência integral à saúde da criança: bases de ação programática. Brasília (DF); 2004.

3. Moura MA, Braga MFC. O exame da acuidade visual como medida preventiva: relato de experiência de alunos da graduação. Esc Anna Nery Rev Enferm 2000 abr; 4 (1): 37- 45.

4. Dantas RA, Cardoso VL, Pagliuca LMF. Prevenção e detecção de alterações visuais em escolares. Rev Enferm Atual 2003 mar/abr; 56 (2): 14-18.

5. Castro APR, Gonçalves AF, Caetano FHP, Souza LEJX. Brincando e aprendendo saúde. Texto&Contexto Enferm 1998 set/dez; 7 (3): 85-95.

6. Biz AS. A interação lúdica entre criança e enfermeira: ações e percepções. [dissertação de mestrado] Porto Alegre (RS): UFRGS; 2001.

7. Nascimento LC, Furquim PS, Rigotti AR, Luiz FMR, Bortoli PS, Gianoti S. A utilização do lazer como estratégia para integração de familiares/acompanhantes em enfermaria de pediatria. Esc Anna Nery Rev Enferm 2006 dez; 10 (3): 580-85.

8. Alves MR, Kara-José N. O olho e a visão: o que fazer pela saúde ocular de nossas crianças. Rio de Janeiro (RJ): Vozes; 1996.

9. Neto LQ. Visão é uma questão de saúde pública. Campinas (SP): Instituto Penido Burnier; 2003.

10. Brunner LS, Studdarth RS. Tratado de enfermagem médico-cirúrgico. 7ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan; 1992.

11. Ministério da Saúde (BR). Promoção da Saúde. Carta de Ottawa. Brasília (DF); 1996.

12. Lopes CLR, Barbosa MA, Marques ES, Lino AIA, Morais NHF. O trabalho da enfermagem na detecção de problemas visuais em crianças/adolescentes. Rev Eletr Enferm 2003 5 (2): 45-49.

13. Almeida ML. Como elaborar monografias. Belém (PA): CEJUP; 2002.

14. Ministério da Saúde (BR). Lei Federal 8069, de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília (DF), 13 jul 1990.

15. Organização Pan-americana de Saúde- OPAS. Manual de atenção ocular primária. Washington, DC (USA); 1984.
 


Submetido em:
02/06/2009

Revisado em:
22/11/2009

Aceito em:
10/02/2010

68669573a953955e92618934 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections