Socio-economic vulnerability and pediatric nursing care routine: nurses report
Vulnerabilidad socioeconómica y el cuidado diario de la enfermería pediátrica: informe de enfermeras
Vulnerabilidades socioeconômicas e o cotidiano da assistência de enfermagem pediátrica: relato de enfermeiras
Maria de Lourdes Rodrigues Pedroso; Maria da Graça Corso da Motta
Abstract
By considering the vulnerabilities faced by a child and their family, a health care team can plan and execute an integrated plan to address these issues. The objective of this study, conducted in the environment of pediatric units at a University Hospital in the city of Porto Alegre, is aimed at understanding the perception of nurses regarding the influence of socioeconomic vulnerabilities on the care of a child and their family. This qualitative research is performed in the context of a descriptive exploratory study. Data collection was conducted using semistructured, individual interviews with nine participants, and then analyzed consistent with content analysis references. Three categories emerged from the analysis, and two are explored in this study: the impact of socio-economic vulnerabilities on the pediatric nursing care routine; and, proposals and alternatives for management of situations resulting from socioeconomic vulnerabilities. The results provide practical examples and solutions to socioeconomic vulnerabilities as related to the nursing care for children and their families.
Keywords
Resumen
El equipo de salud, cuando considera la vulnerabilidad en la cual están inmersos el niño y su familia, puede planificar y brindarles un cuidado integral. Este estudio tuvo como objetivo comprender la percepción que tienen los enfermeros sobre la influencia de la vulnerabilidad socioeconómica , en el cuidado del niño y la familia, en el ámbito de las Unidades de Internación Pediátrica en un Hospital Universitario en el Municipio de Porto Alegre. Se trata de una investigación cualitativa desde la perspectiva de un estudio explorable descriptivo. La recopilación de las informaciones se realizó con nueve participantes a través de entrevistas individuales semiestructuradas, analizadas según referencial del Análisis de Contenido. Surgieron tres categorías de análisis, de las cuales dos son analizadas aquí: Vulnerabilidad socioeconómica y cuidado cotidiano de la enfermería pediátrica; Propuestas y alternativas para el manejo de situaciones de vulnerabilidad socioeconómica. Los resultados proporcionaron ejemplos prácticos e ofrecieron soluciones para solventar la vulnerabilidad socioeconómica vinculada al cuidado que brinda la enfermería al niño y su familia.
Palabras clave
Resumo
A equipe de saúde, quando considera as vulnerabilidades em que a criança e sua família estão inseridas, pode planejar e executar um cuidado integral a estas. Este estudo objetivou compreender as percepções dos enfermeiros sobre as influências das vulnerabilidades socioeconômicas no cuidado à criança e sua família, no ambiente de Unidades de Internação Pediátricas de um Hospital Universitário no Município de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na perspectiva de um estudo exploratório descritivo. A coleta de informações ocorreu com nove participantes por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, analisadas conforme referencial da Análise de Conteúdo. Emergiram três categorias de análise, duas das quais serão aqui exploradas: Vulnerabilidades socioeconômicas e o cotidiano da assistência de enfermagem pediátrica; Propostas e alternativas para o manejo das situações de vulnerabilidades socioeconômicas. Os resultados forneceram exemplos práticos e apontaram soluções para as vulnerabilidades socioeconômicas relacionadas com a assistência de enfermagem à criança e sua família.
Palavras-chave
References
1. Ayres JRCM. Vulnerabilidade e avaliação de ações preventivas: HIV/AIDS e abuso de drogas entre adolescentes. São Paulo (SP): Faculdade de Medicina da USP; 1996.
2. Bronfenbrenner U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre (RS): Artes Médicas; 1996.
3. Ciampone MH, Tonete VLP, Pettengill MAM, Chubaci RYS. Representações sociais da equipe de enfermagem sobre a criança desnutrida e sua família. Rev Latino-am Enfermagem 1999 jul; 7(3): 99-106.
4. Pedroso MLR, Motta MGC. Influências das vulnerabilidades sócio-econômicas no cuidado às crianças em unidades de internação pediátricas: a visão do enfermeiro. [monografia de conclusão de curso de especialização]. Porto Alegre (RS): Escola de Enfermagem/UFRGS; 2008.
5. Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5ª ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2004.
6. Minayo MCS, organizadora. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Vozes; 2007.
7. Muñoz Sánchez AI, Bertolozzi MR. Pode o conceito de vulnerabilidade apoiar a construção do conhecimento em saúde coletiva? Cienc Saude Colet 2007 abr; 12(2): 319-24.
8. Sierra VM, Mesquita WA. Vulnerabilidades e fatores de risco na vida de crianças e adolescentes. São Paulo Perspec 2006 jan/mar; 20(1): 148-55.
9. Ayres JRCM, França Júnior I, Calazans GJ, Saletti Filho HC. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: Czeresnia D, Freitas CM, organizadores. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro (RJ): FIOCRUZ; 2003. p. 117-39.
10. Meyer DE, Mello DF, Valadão MM, Ayres JRCM. Você apreende, a gente ensina? Interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cad Saude Publica. 2006 jan/jun; 22(6): 1335-342.
11. Lopes JR. Processos sociais de exclusão e políticas públicas de enfrentamento da pobreza. Cad CRH. 2008 maio/ago; 21(53): 349-63.
12. Gomes MA, Pereira MLD. Família em situação de vulnerabilidade social: uma questão de políticas públicas. Cienc Saude Colet 2005 abr/jun; 10(2): 357-63.
13. Zanatta EA, Motta MGC. Saberes e práticas de mães no cuidado à criança de zero a seis meses. Rev Gaucha Enferm 2007 dez; 28(4): 556-63.
14. Mandú ENT, Gaíva MAM, Silva MA, Silva AMN. Visita domiciliária sob o olhar de usuários do Programa de Saúde da Família. Texto&Contexto Enferm 2008 jan/mar; 17(1): 131-40.
15.Pedroso MLR. Programa Prá-Nenê: percepções acerca da educação em saúde realizada pela enfermeira em uma unidade básica de saúde [trabalho de conclusão de curso]. Porto Alegre (RS): Escola de Enfermagem/UFRGS; 2006.
16.Monteiro MAA, Pinheiro AKB, Souza AMA. Vivências de Puérperas com Filhos Recém-Nascidos Hospitalizados. Esc Anna Nery Rev Enferm 2007 jun; 11(2): 276-82.
17. Sigaud CHS, Verissimo MLOR. Enfermagem pediátrica: o cuidado de enfermagem à criança e ao adolescente. São Paulo (SP): EPU; 1996.
Submitted date:
03/25/2009
Reviewed date:
10/20/2009
Accepted date:
02/04/2010