Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452010000100025
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Reflexão

On Nursing situations and degrees of complexity minor, medium and major in hospital assistance practice

La situación/realidad/contexto de la enfermería y sus grados de complexidad baja, média y superior en la práctica asistencial hospitalaria

Sobre as situações de enfermagem e seus graus de complexidade menor, média e maior - na prática assistencial hospitalar

Gisella de Carvalho Queluci; Nébia Maria Almeida de Figueiredo

Downloads: 0
Views: 16

Abstract

Reflexion on the concept of nursing situation and variations by degrees of complexity in daily assistance. We point out the relevance in understanding the hospitalized client problem-situation in relations to degrees of complexity minor, medium and major, aiming to promote the development of nursing professional and students crtitical thought. The understand the complexity of situations require the identification of events involving the patient, the environment and any other that may interfere with the dynamic of assistance. Therefore, the patient situation approach will include various events related to "knowing" and "doing" of nurses and decisions taken to solving situations in the practice. Finally, the complexity of situations does not comprise only the physical and pathological process of the patient, but also the various factors that, according to professional experience and its relation with environment factors, will determine the degree of complexity of nursing situation.

Keywords

Nursing; Situation; Assistance

Resumen

Reflexión sobre el concepto de situación/realidad/contexto de la enfermería y sus variaciones por grado de complexidad en el cotidiano asistencial. Se destacó la importancia de la compresión de la situación-problema del cliente hospitalizado en relación a los grados de complejidad baja, média y superior , con el objetivo de estimular la conciencia critica de los estudiantes y profesionales de la enfermería. Comprender la complexidad de situaciones que implican la identificación de los fenómenos relacionados con el cliente, con el ambiente y con otros elementos que interfieren en la dinámica asistencial. Por lo tanto, el abordaje situacional del cliente debe incluir una asociación de fenómenos relacionados al saber-hacer de las enfermeras. Son consiradas también la toma de decisiones pertinentes para la solución de situaciones que surgen durante esta practica. Finalmente, la complexidad de las situaciones no incluye apenas el proceso fisiopatológico del cliente, sino también un conjunto de factores que, según la experiencia de profesionales y su relación con fenómenos incluidos en el ambiente, determinan el grado de complexidad de la situación de enfermería.

Palabras clave

Enfermería; Situación; Asistencia

Resumo

Reflexão sobre o conceito de situação de enfermagem e as variações por graus de complexidade no cotidiano assistencial. Destacamos a importância da compreensão da situação-problema do cliente hospitalizado diante dos graus de complexidade menor, média e maior com o objetivo principal de estimular a consciência crítica dos estudantes e profissionais de enfermagem. Compreender a complexidade das situações implica a identificação de fenômenos relacionados ao cliente, ambiente e outros que interferem na dinâmica assistencial. Portanto, a abordagem situacional ao cliente incluirá uma associação de fenômenos que estão relacionados ao saber-fazer das enfermeiras, no qual constam também as tomadas de decisões mais pertinentes para as resoluções das situações que surgem na prática. Finalmente, a complexidade das situações não inclui apenas o processo fisiopatológico do cliente, mas um conjunto de fatores, que, de acordo com a experiência dos profissionais e sua associação com fenômenos inclusos no ambiente, determinam o grau de complexidade da situação de enfermagem.

Palavras-chave

Enfermagem; Situações; Assistência

Referências

1- Carvalho V. acerca de uma educação apropriada à enfermagem em nossa época. In: Carvalho V. Enfermagem: ensino e perfil profissional. Rio de Janeiro (RJ): UFRJ/EEAN; 2006. p. 115-34.

2- Carvalho V. Sobre o projeto para aplicação de novas metodologias ao processo ensino-aprendizagem: a experiência de mudança curricular na Graduação da EEAN/UFRJ. In: Carvalho V. Sobre enfermagem: ensino e perfil profissional. Rio de Janeiro (RJ): UFRJ/EEAN; 2006. p.159-75.

3- Figueiredo NMA, Santos I. Introduzindo a enfermagem clinica no ambiente terapêutico hospitalar. In: Santos I, et al. Enfermagem assistencial no ambiente hospitalar. São Paulo (SP): Atheneu; 2004. p. 3-20.

4- Abagnano N. Dicionário de filosofia. 4ª ed. São Paulo (SP): Martins Fontes; 2000. p. 910.

5- Hessen J. Teoria do conhecimento. Tradução de João Vergílio Gallerani Cuter. 2ªed. São Paulo (SP): Martins Fontes; 2003.

6 - Perrenoud P, et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre (RS): Artmed; 2002.

7- Carvalho V, Castro IB. Marco conceitual para o ensino e a pesquisa de enfermagem fundamental; um ponto de vista. Rev Bras Enferm 1985 jan./mar; 38 (1): 76-86.

8- Carvalho V. A problemática do diagnóstico de enfermagem. Separata do Boletim do Centro de Estudos nº5 do Ministério da Justiça/Departamento de Administração e Divisão Pessoal; 1973.

9- Abdellah FG, et al. Patient - centered approaches to nursing. 2nd ed. New York(USA): Macmillan Company; 1960.

10 - Huxley A. A situação humana. Rio de Janeiro (RJ): Ed Globo; 1982.
 


Submetido em:
21/05/2009

Revisado em:
09/10/2009

Aceito em:
28/01/2010

68655914a953955cf138d867 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections