The dramatization in the hospital space work: a strategy of research with children
El drama en el espacio hospitalario: una estrategia para la investigación con niños
A dramatização no espaço hospitalar: uma estratégia de pesquisa com crianças
Sylvia Alves Cibreiros; Isabel Cristina dos Santos Oliveira
Abstract
The study has the objective of describing the dramatization as a methodological approach, in order to explicit the theoretical concept, and the data collection of that strategy in the qualitative researches with hospitalized school age children. The dramatization is bound to play, a form of language in childhood and was a strategy for data collection promising to be used by researchers wishing to know the perceptions and agreement from the children on the subject of the diverse arguments of life and social paper, being an option to work with children in the qualitative research.
Keywords
Resumen
El objetivo del presente estudio es describir la representación dramática como un abordaje metodológico, destacando el marco teórico y la recopilación de datos de esta estrategia en la investigación cualitativa con alumnos hospitalizados. El drama se vincula a jugar, una forma de lenguaje en la infancia que demostró ser una estrategia eficaz para la recolección de datos que puede ser usada por los investigadores que buscan conocer la percepción y la comprensión de los niños - en diversos contextos de la vida y en diferentes roles sociales - convirtiéndose en una opción válida para el abordaje en la investigación cualitativa con niños.
Palabras clave
Resumo
O estudo tem por objetivo descrever a dramatização como uma abordagem metodológica, explicitando sua concepção teórica e a coleta de dados dessa estratégia nas pesquisas qualitativas com escolares hospitalizadas. A dramatização vincula-se ao brincar, uma forma de linguagem na infância, e mostrou-se como uma estratégia de coleta de dados promissora a ser usada por pesquisadores que desejem conhecer as percepções e entendimento das crianças sobre os diversos contextos de vida e papéis sociais, constituindo-se em opção de abordagem das crianças em pesquisas qualitativas.
Palavras-chave
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Submitted date:
03/22/2009
Reviewed date:
09/17/2009
Accepted date:
11/23/2009