Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452009000400025
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Meanings attributed to the masculine and feminine roles by socially-excluded adolescents

El significado que los adolescentes de la periferia le atribuyen al rol masculino y femenino

O significado atribuído ao papel masculino e feminino por adolescentes de periferia

Maria Aparecida Baggio; Jacira Nunes Carvalho; Marli Terezinha Stein Backes; Dirce Stein Backes; Betina Hörner Schlindwein Meirelles; Alacoque Lorenzini Erdmann

Downloads: 0
Views: 14

Abstract

The objective of this research-action was to better comprehend the meanings attributed to the masculine and feminine roles by socially-excluded adolescents/youth that are integrated to a social-inclusion project. Twenty-seven subjects who are linked to the Gastronomy, Aesthetics, and New Discovery Groups. The data were derived from the "human body knowledge" workshop, developed separately in 3 groups through the construction of poster boards, collage activities, drawing, writing, the utilization of mannequins, and a dialectic approach to the theme. The data was analyzed according to thematic content analysis, producing two categories: "masculine strength and power", and "the contradictory role of the feminine gender." We conclude that the differences in masculine and feminine roles related to the social-political-cultural context of which these adolescents/youth are inserted, have important repercussions in the form in which they live their sexuality and more importantly their construction of healthy living and citizenship

Keywords

Nursing; Nursing Care; Health Promotion; Health Education; Adolescent

Resumen

Se trata de investigación -acción cuyo objetivo fue comprender los significados que los adolescentes de un grupo de inclusión social le atribuyen al papel masculino y femenino Participaron 27 sujetos vinculados a los grupos da Gastronomía, Estética y Nueva Descubierta. Los datos derivan del taller "conocimiento del cuerpo humano", desarrollado en los 3 grupos, en momentos distintos, a través de la creación de carteles , actividades para hacer collagede recorte , diseño, escritura; utilización de maniquí y abordaje dialógica del tema. Los datos fueron analizados con el método de análisis temático de contenido. Los resultados evidencian dos categorías: "la fortaleza y el poder masculino" y "el papel contradictorio del género femenino". Se concluye que las diferencias de papeles masculino y femenino, relacionadas al contexto socio-político-cultural en el cual los adolescentes/jóvenes están inseridos, tiene repercusiones importantes en la forma en la que viven su sexualidad y en la construcción de una vida sana y en la formación de su ciudadanía.

Palabras clave

Enfermería; Atención de Enfermería; Promoción de la salud; Educación en salud; Adolescente

Resumo

Trata-se de pesquisa-ação cujo objetivo foi compreender os significados atribuídos ao papel masculino e feminino pelos adolescentes/jovens integrantes de um projeto de inclusão social. Participaram 27 sujeitos vinculados aos grupos da Gastronomia, Estética e Nova Descoberta. Os dados derivam da oficina "conhecimento do corpo humano", desenvolvida nos três grupos em momentos distintos, por meio da construção de cartazes, atividades de recorte, colagem, desenho, escrita; utilização de manequim e abordagem dialógica do tema. Os dados foram analisados conforme o método de análise temática de conteúdo. Os resultados apontam duas categorias: "a fortaleza e o poder masculino" e "o papel contraditório do gênero feminino". Conclui-se que as diferenças dos papéis masculino e feminino, relacionadas ao contexto sócio-político-cultural no qual os adolescentes/jovens estão inseridos, tem repercussões importantes na forma que vivem a sua sexualidade, e, acima de tudo, na construção do seu viver saudável e de sua cidadania.

Palavras-chave

Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Adolescente

References

1. Hoff TMC. Corpo masculino: publicidade e imaginário. E-compós [on-line]. 2004 dez; [citado 20 abr 2009]; 1: [aprox.16 telas]. Disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/24/25

2. Cemin AB, Ott AMT. Antropologia do desenvolvimento e direitos humanos: Violência de gênero e etnocidadania [on-line]. 2008 ago; [citado 23 abr 2009]; [aprox.6 telas]. Disponível em: http://www.fazendogenero8.ufsc.br/sts/ST62/Cemin-Ott_62.pdf

3. Mattioda SRG. O processo de formação da identidade de gênero através da literatura infanto-juvenil [on line]. 2007; [citado 20 abr 2009]; [aprox.8 telas]. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais16/sem03pdf/sm03ss01_07.pdf

4. Cabral F, Díaz M. Relações de gênero. In: Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Fundação Odebrecht. Cadernos afetividade e sexualidade na educação: um novo olhar. Belo Horizonte(MG): Gráfica / Ed Rona; 1998. p.142-50.

5. Prazeres V. Saúde juvenil no masculino: género e saúde sexual e reprodutiva [on line]. 2003; [citado 18 abr 2009]; [aprox 68 telas]. Disponível em: http://www.arslvt.min-saude.pt/SiteCollectionDocuments/SJMasculino.pdf

6. Conchão SA. Masculino e feminino: a primeira vez. Análise de gênero sobre a sexualidade adolescente [on-line]. 2008 ago; [citado 18 abr 2009]; [aprox.7 telas]. Disponível em: http://www.fazendogenero8.ufsc.br/sts/ST62/Silmara_Conchao_62.pdf

7. Macedo RMS, Souza RM. Adolescência e sexualidade: uma proposta de educação para a família. In: Macedo RMS,organizador. Família e comunidade. São Paulo(SP): Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP); 1996. p.7-32.

8. Sousa ACG, Brandão SN. Como é ser adolescente do sexo feminino na periferia? Psicol Cienc Prof [on-line]. 2008 dez; [citado 02 maio 2009]; 28(1): 82-97. Disponível em: http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/pcp/v28n1/v28n1a07.pdf

9. Guareschi NMF, Oliveira FP, Giannechini LG, Comunello LN, Pacheco ML, Nardini M. O cotidiano de meninos e meninas na favela: problematizando as políticas de identidade. In.: Guareschi NMF, Bruschi ME, organizadores. Psicologia social nos estudos culturais: perspectivas e desafios para uma nova psicologia social. Petrópolis (RJ): Vozes; 2003.

10. Thiollent M. Metodologia da pesquisa-ação. 4ª ed. São Paulo(SP): Cortez; 2000.

11. Franco MAS. Pedagogia da pesquisa-ação. Educ Pesq 2005; 31(3): 483-502.

12. Aroeira. Consórcio Social da Juventude Grande Florianópolis. Centro Cultural Escrava Anastácia [página na internet]. 2009; [citado 22 abr 2009]. Disponível em: http://www.ccea.org.br

13. Minayo MCS. Desafio do conhecimento. 5ª ed. São Paulo(SP): Hucitec/Abrasco; 2000.

14. Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 196, de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Inf Epidemiol SUS 1996; 5 (2 supl 3): 13-41.

15. Nascimento EF, Gomes R. Marcas identitárias masculinas e a saúde de jovens homens. Cad Saúde Pública 2008; 24(7):1556-564.

16. Spindola T, Silva LFF. Perfil epidemiológico de adolescentes atendidas no pré-natal de um hospital universitário. Esc Anna Nery Rev Enferm [on-line]. 2009 jan/mar; [citado 19 maio 2009]; 13(1): 99-107. Disponível em: http://www.eean.ufrj.br/revista_enf/20091/ARTIGO%2012.pdf

17. Motta MP. Gênero e sexualidade: fragmentos de identidade masculina nos tempos da Aids. Cad Saude Pub 1998; 14(1):145-55.

18. Nogueira C, Saavedra L, Costa C. Visibilidade do género na sexualidade juvenil: propostas para uma nova concepção sobre a educação sexual e a prevenção de comportamentos sexuais de risco. Pro-Posições [on-line]. 2008 maio/ago; [citado 10 maio 2009]; 19(2): 59-79. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n2/a06v19n2.pdf

 


Submitted date:
03/01/2009

Reviewed date:
08/26/2009

Accepted date:
09/08/2009

686d328ca95395773e0182e3 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections