Meanings attributed to the masculine and feminine roles by socially-excluded adolescents
El significado que los adolescentes de la periferia le atribuyen al rol masculino y femenino
O significado atribuído ao papel masculino e feminino por adolescentes de periferia
Maria Aparecida Baggio; Jacira Nunes Carvalho; Marli Terezinha Stein Backes; Dirce Stein Backes; Betina Hörner Schlindwein Meirelles; Alacoque Lorenzini Erdmann
Abstract
The objective of this research-action was to better comprehend the meanings attributed to the masculine and feminine roles by socially-excluded adolescents/youth that are integrated to a social-inclusion project. Twenty-seven subjects who are linked to the Gastronomy, Aesthetics, and New Discovery Groups. The data were derived from the "human body knowledge" workshop, developed separately in 3 groups through the construction of poster boards, collage activities, drawing, writing, the utilization of mannequins, and a dialectic approach to the theme. The data was analyzed according to thematic content analysis, producing two categories: "masculine strength and power", and "the contradictory role of the feminine gender." We conclude that the differences in masculine and feminine roles related to the social-political-cultural context of which these adolescents/youth are inserted, have important repercussions in the form in which they live their sexuality and more importantly their construction of healthy living and citizenship
Keywords
Resumen
Se trata de investigación -acción cuyo objetivo fue comprender los significados que los adolescentes de un grupo de inclusión social le atribuyen al papel masculino y femenino Participaron 27 sujetos vinculados a los grupos da Gastronomía, Estética y Nueva Descubierta. Los datos derivan del taller "conocimiento del cuerpo humano", desarrollado en los 3 grupos, en momentos distintos, a través de la creación de carteles , actividades para hacer collagede recorte , diseño, escritura; utilización de maniquí y abordaje dialógica del tema. Los datos fueron analizados con el método de análisis temático de contenido. Los resultados evidencian dos categorías: "la fortaleza y el poder masculino" y "el papel contradictorio del género femenino". Se concluye que las diferencias de papeles masculino y femenino, relacionadas al contexto socio-político-cultural en el cual los adolescentes/jóvenes están inseridos, tiene repercusiones importantes en la forma en la que viven su sexualidad y en la construcción de una vida sana y en la formación de su ciudadanía.
Palabras clave
Resumo
Trata-se de pesquisa-ação cujo objetivo foi compreender os significados atribuídos ao papel masculino e feminino pelos adolescentes/jovens integrantes de um projeto de inclusão social. Participaram 27 sujeitos vinculados aos grupos da Gastronomia, Estética e Nova Descoberta. Os dados derivam da oficina "conhecimento do corpo humano", desenvolvida nos três grupos em momentos distintos, por meio da construção de cartazes, atividades de recorte, colagem, desenho, escrita; utilização de manequim e abordagem dialógica do tema. Os dados foram analisados conforme o método de análise temática de conteúdo. Os resultados apontam duas categorias: "a fortaleza e o poder masculino" e "o papel contraditório do gênero feminino". Conclui-se que as diferenças dos papéis masculino e feminino, relacionadas ao contexto sócio-político-cultural no qual os adolescentes/jovens estão inseridos, tem repercussões importantes na forma que vivem a sua sexualidade, e, acima de tudo, na construção do seu viver saudável e de sua cidadania.
Palavras-chave
References
1. Hoff TMC. Corpo masculino: publicidade e imaginário. E-compós [on-line]. 2004 dez; [citado 20 abr 2009]; 1: [aprox.16 telas]. Disponível em:
2. Cemin AB, Ott AMT. Antropologia do desenvolvimento e direitos humanos: Violência de gênero e etnocidadania [on-line]. 2008 ago; [citado 23 abr 2009]; [aprox.6 telas]. Disponível em:
3. Mattioda SRG.
4. Cabral F, Díaz M. Relações de gênero. In: Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Fundação Odebrecht. Cadernos afetividade e sexualidade na educação: um novo olhar. Belo Horizonte(MG): Gráfica / Ed Rona; 1998. p.142-50.
5. Prazeres V. Saúde juvenil no masculino: género e saúde sexual e reprodutiva [on line]. 2003; [citado 18 abr 2009]; [aprox 68 telas]. Disponível em:
6. Conchão SA. Masculino e feminino: a primeira vez. Análise de gênero sobre a sexualidade adolescente [on-line]. 2008 ago; [citado 18 abr 2009]; [aprox.7 telas]. Disponível em:
7. Macedo RMS, Souza RM. Adolescência e sexualidade: uma proposta de educação para a família. In: Macedo RMS,organizador. Família e comunidade. São Paulo(SP): Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP); 1996. p.7-32.
8. Sousa ACG, Brandão SN.
9. Guareschi NMF, Oliveira FP, Giannechini LG, Comunello LN, Pacheco ML, Nardini M. O cotidiano de meninos e meninas na favela: problematizando as políticas de identidade. In.: Guareschi NMF, Bruschi ME, organizadores. Psicologia social nos estudos culturais: perspectivas e desafios para uma nova psicologia social. Petrópolis (RJ): Vozes; 2003.
10. Thiollent M. Metodologia da pesquisa-ação. 4ª ed. São Paulo(SP): Cortez; 2000.
11. Franco MAS. Pedagogia da pesquisa-ação. Educ Pesq 2005; 31(3): 483-502.
12. Aroeira. Consórcio Social da Juventude Grande Florianópolis. Centro Cultural Escrava Anastácia [página na internet]. 2009; [citado 22 abr 2009]. Disponível em:
13. Minayo MCS. Desafio do conhecimento. 5ª ed. São Paulo(SP): Hucitec/Abrasco; 2000.
14. Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 196, de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Inf Epidemiol SUS 1996; 5 (2 supl 3): 13-41.
15. Nascimento EF, Gomes R. Marcas identitárias masculinas e a saúde de jovens homens. Cad Saúde Pública 2008; 24(7):1556-564.
16. Spindola T, Silva LFF. Perfil epidemiológico de adolescentes atendidas no pré-natal de um hospital universitário. Esc Anna Nery Rev Enferm [on-line]. 2009 jan/mar; [citado 19 maio 2009]; 13(1): 99-107. Disponível em:
17. Motta MP. Gênero e sexualidade: fragmentos de identidade masculina nos tempos da Aids. Cad Saude Pub 1998; 14(1):145-55.
18. Nogueira C, Saavedra L, Costa C. Visibilidade do género na sexualidade juvenil: propostas para uma nova concepção sobre a educação sexual e a prevenção de comportamentos sexuais de risco. Pro-Posições [on-line]. 2008 maio/ago; [citado 10 maio 2009]; 19(2): 59-79. Disponível em:
Submitted date:
03/01/2009
Reviewed date:
08/26/2009
Accepted date:
09/08/2009