Family knowledge about 1 to 5-year-old children in a riverain community: subsidies to pediatric nursing
Conocimientos de la familia sobre la salud de los niños entre 1 y 5 años en una comunidad ribereña: contribuciones a la enfermería pediátrica
Conhecimento da família acerca da saúde das crianças de 1 a 5 anos em uma comunidade ribeirinha: subsídios para a enfermagem pediátrica
Maria Vitória Hoffmann; Isabel Cristina Santos Oliveira
Abstract
This study aims at analyzing the family knowledge about 1to 5 year old children's health in a riverain community. The objectives are: describing their life experience; analyzing their knowledge; discussing the implications of this knowledge before the children's health in the nurse practice. It is a qualitative case study. The methods comprise a form to and a nondirective group interview. Based on the thematic analysis, it was found that family knowledge built through family and social relationships is embedded with cultural values, beliefs, customs and conducts as, for example, the use of medicinal plants. The socio-economic condition and the geographic distance favor the relationship between popular knowledge and the health services near the community.It was concluded that the community family members need the health professionals to provide guidance on how to deal with their children's health problems. In this context, the participation of nursing in guiding is relevant in order to promote children's health.
Keywords
Resumen
El objeto del presente estudio fue sondear el conocimiento que tiene la familia sobre la salud de los niños. Los objetivos fueron: describir la experiencia de vida de la familia; analizar el conocimiento que posee la misma; y discutir las implicaciones que tiene con la salud de los niños en el ámbito de la práctica asistencial de la enfermería. Se trata de un estudio de naturaleza mediante el método de estudio de caso. Como procedimientos metodológicos, fueron aplicados cuestionarios y entrevistas no dirigidas en grupo. Con base en el análisis temático, se comprobó que los conocimientos provenientes de las relaciones familiares y sociales son transmitidos a través de valores culturales, creencias, costumbres y conductas. Las condiciones socio-económicas y la distancia geográfica de la comunidad favorecen el vínculo entre el saber popular y la oferta de servicios de salud cercanos a la comunidad. Se concluyó que los familiares miembros de la comunidad necesitan explicaciones y orientaciones por parte de los profesionales de salud y las enfermeras para poder enfrentar los problemas de salud de los niños. Palabras clave: Enfermería. Niño. Familia. Comunidad.
Palabras clave
Resumo
O estudo tem como objeto o conhecimento da família acerca da saúde das crianças de 1 a 5 anos em uma comunidade ribeirinha. Os objetivos são: descrever as experiências de vida da família; analisar o conhecimento da família e discutir as implicações na saúde das crianças da prática assistencial da enfermagem. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, tipo estudo de caso. Como procedimento metodológico, utilizaram-se formulário e entrevista não diretiva em grupo. Por meio da análise temática, constatou-se que os conhecimentos das relações familiares e sociais são permeados por valores culturais, crenças, costumes e condutas. As condições socioeconômicas e a distância geográfica da comunidade favorecem a articulação entre o saber popular e a oferta de serviços de saúde próximos à comunidade. Conclui-se que familiares da comunidade necessitam de esclarecimentos e orientações para os problemas de saúde das crianças por parte dos profissionais de saúde; portanto, torna-se relevante a participação da enfermagem com vistas à promoção da saúde da população infantil.
Palavras-chave
References
1.Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde
2.Ministério da Saúde (BR). Indicadores municipais de saúde: morbidade hospitalar: município de Linhares/ES. [on-line] [citado 13 out 2006] Disponível em:
3.Fundo das Nações Unidas para a Infância -UNICEF. Prioridades do UNICEF para 2006. [on-line] [citado 07 set 2006]. Disponível em:
4.Elsen I, organizadora. Marcos para a prática de enfermagem com famílias. Florianópolis (SC): Ed. UFSC; 1994.
5.Althoff CR, Elsen I, Laurindo AC. Família: o foco de cuidado na enfermagem. Texto & Contexto Enferm 1998 maio/ago;7(2): 320-27.
6.Budó MLD, Resta DG, Denardin JM, Ressel LB, Borges ZN. Práticas de cuidados em relação à cultura e as alternativas populares. Esc Anna Nery Rev Enferm 2008 mar;12(1): 90-6.
7. Ministério da Saúde (BR). Centro de Documentação. Assistência integral à saúde da criança: ações básicas. Brasília (DF); 1984.
8.Barbosa MA, Siqueira KM, Brasil VV, Bezerra ALQ. Crenças populares e recursos alternativos como práticas de saúde. Rev Enferm UERJ 2004 jan/abr;12(1): 38-43.
9.Mello DF, Ferriani MGC. Estudo exploratório de opiniões de mães sobre a saúde das crianças menores de 05 anos. Rev Latino-am Enfermagem 1996 jul. 4(2): 87-100.
10 Negri Filho AA, Kummer SC. A medicina tradicional e as práticas alternativas de saúde. In: Ducan BB, Schmidt MI, Giugliani ERJ, organizadores. Medicina ambulatorial: condutas clínicas em atenção primária. 2ª ed. Porto Alegre (RS): Artes Médicas Sul; 1996.
11.Monteiro AI, Ferriani MGC. Atenção à saúde da criança: perspectiva da prática de enfermagem comunitária. Rev Latino-am Enfermagem 2000 jan; 8(1): 99-106.
12.Nitschke RG, Morais EP, Pfeiffer AS, Elsen I. Família saudável: um estudo sobre o conceito e sua aplicabilidade na assistência. Texto & Contexto Enferm 1992 jul/dez; 2(1): 152-66.
13.Paes CEN, Maciel W. Injúrias não-intencionais (acidentes): riscos no ambiente doméstico. In: Lopez FA, Campos Junior D, organizadores. Tratado de pediatria. São Paulo (SP): Manole; 2007. p.65-6.
14.Waksman H. Injúrias não-intencionais (acidentes): ferimentos de partes moles. In: Lopez FA, Campos Junior D, organizadores. Tratado de pediatria. São Paulo(SP): Manole; 2007. p. 78-9.
15.Grisi SJFE, coordenador. Estratégia atenção integrada às doenças prevalentes da infância (AIDIP). Washington, DC (USA): OPAS; 2005.
16.Kummer SC, et al. Evolução do padrão de aleitamento materno. Rev Saude Publica. 2000 abr; 34(2): 143-48.
17.Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação: alimentação do lactente, alimentação do pré-escolar, alimentação do escolar, alimentação do adolescente, alimentação na escola. São Paulo (SP): SBP; 2006.
18.Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Brasília (DF): OPAS; 2002.
Submitted date:
09/26/2008
Reviewed date:
02/16/2009
Accepted date:
04/11/2009