Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452009000300028
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Relato de Experiência

Educational practice in health area: from the base to the construction of a curricular subject

Prácticas educativas en la salud: del fundamento a la construcción de una asignatura

Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular

Maria Helena Salgado Bagnato; Lourdes Missio; Rogério Dias Renovato; Greicelene Aparecida Hespanhol Bassinello

Downloads: 0
Views: 12

Abstract

This work presents the process of building a subject named Educational Practice in Health Area, which has become part of the curricular program since 2006 and has been developed in the Nursing course in Campinas University, Campinas, SP. This study was accomplished by trying to put together Education, Health and Cultural Studies, going through these fields and keeping them connected to other possibilities of building up the pedagogical knowledge for the graduating nurse. During the classes important topics were discussed, such as conceptions of the human being, of the body, health, the education-health relation, among others. In this context, interlocutions were established to shake the paradigms, the speeches and the practice in Health Area. Hence, our trajectory towards the discipline enabled us to understand the historicity of Educational Practice in Health Area and the purposes that have guided them to support critical analysis in developing those practices.

Keywords

Health Education; Culture; Nursing; Health

Resumen

Este trabajo busca presentar el proceso de construcción de la asignatura de Prácticas Educativas en la Salud, introducida en el curriculum implantado en 2006 y desarrollado en el Curso de Licenciatura en Enfermería de la Universidad Estatal de Campinas, Campinas, SP. El recorrido del presente trabajo pretende hacer una aproximación entre la Educación y Salud y los fundamentos de los Estudios Culturales, entrecruzando estos campos, sin perder el hilo conductor de otras posibilidades para la construcción del saber pedagógico en la formación del Enfermero(a). Durante el desarrollo de la asignatura, fueron abordados importantes temas como la concepción de ser humano, de cuerpo, de salud, la conexión entre la educación y la salud , entre otros. En este contexto, se establecieron interlocuciones con referenciales que movilizaron paradigmas, discursos y prácticas en salud De esta forma, nuestra trayectoria en la construcción de la asignatura, posibilitó la comprensión de la historicidad de las Prácticas Educativas en la Salud y los presupuestos que han orientado el análisis crítico del l desarrollo de estas prácticas.

Palabras clave

Educación en Salud; Cultura; Enfermería; Salud

Resumo

Este trabalho procura apresentar o processo de construção da disciplina Práticas Educativas em Saúde, introduzida no currículo implantado em 2006 e desenvolvida no Curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. O percurso desse trabalho passou pelas tentativas de aproximação entre a educação e a saúde e os aportes dos estudos culturais, atravessando esses campos disciplinares, sem perder o fio condutor de outras possibilidades para a construção do saber pedagógico na formação do enfermeiro. No decorrer da disciplina, foram abordados tópicos importantes, como as concepções de ser humano, de corpo, de saúde, a relação educação-saúde, dentre outros. Neste contexto, estabeleceram-se interlocuções com referenciais que movimentaram os paradigmas, os discursos e as práticas em saúde. Assim, nossa trajetória no pleito da disciplina possibilitou compreender a historicidade das práticas educativas em saúde e os pressupostos que as têm orientado para subsidiar análises críticas no desenvolvimento dessas práticas.

Palavras-chave

Educação em Saúde; Cultura; Enfermagem; Saúde

Referências

1.Bagnato MHS, Renovato RD. Práticas educativas em saúde: um território de saber, poder e produção de identidades. In: Rodrigues RM, Deitos RA, organizadores. Estado, desenvolvimento, democracia e políticas sociais. Cascavel (PR): UNIOESTE/GPPS; 2006.

2.Bagnato MHS. Educação em saúde e cidadania: quais discursos circulam nos espaços educativos? In: Camargo AMF, Mariguela M, organizadores. Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba (SP): Jacintha; 2007.

3.Escosteguy ACD. Cartografias dos estudos culturais: uma versão latino-americana. Belo Horizonte (MG): Autentica; 2001.

4.Costa MV, Silveira RH, Sommer LH. Estudos culturais, educação e pedagogia. Rev Bras Educ 2003 maio/ago; 23: 36-61.

5.Costa MV. Mídia, magistério e política cultural. In: Costa MV, organizadora. Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre (RS): Ed.da Universidade; 2000.

6.Hall S. A identidade cultural na pós-modernidade. 3ª ed. Rio de Janeiro (RJ): DP&A; 1999.

7.Williams R. Cultura. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro(RJ): Paz e Terra; 2000.

8.Kruse MHL. Os poderes dos corpos frios: das coisas que ensinam às enfermeiras. Brasília (DF): ABEn; 2004.

9.Oliveira DL, Meyer DEE, Santos LHS, Wilhelms DM. A negociação do sexo seguro na TV: discursos de gênero nas falas de agentes comunitárias de saúde do Programa Saúde da Família de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad Saude Publica 2004 set/out; 20(5): 1309-318.

10.Renovato RD, Bagnato MHS, Missio L, Murback SESL, Cruz LP, Bassinello GAH. Significados e sentidos de saúde socializados por artefatos culturais: leituras das imagens de advertência nos maços de cigarro. Cienc Saude Coletiva [on-line] 2006 [citado 2 maio 2008]; [aprox 5 telas]. Disponível em: http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/ artigo_int.php?id_artigo=162.

11.Santos LHS. Biopolíticas de HIV/AIDS no Brasil: uma análise dos anúncios televisivos das campanhas oficiais de prevenção: 1986-2000. [tese de doutorado]. Porto Alegre (RS): Faculdade de Educação /UFRGS; 2002.

12.Canclini NG. Culturas híbridas: estratégias para entra e sair da Modernidade. 4ª ed. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2006.

13.Foucault M. História da sexualidade, 1: a vontade de saber. 16ª ed. Rio de Janeiro(RJ): Graal; 2005.

14.Ortega F. Da ascese à bio-ascese. In: Rago M, Orlandi LBL, Veiga Neto A, organizadores. Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro (RJ): DP&A; 2002.

15.Missio L, Renovato RD, Bagnato MHS, Bassinello GAH. As implicações da educação em saúde como práticas de bio-ascese na constituição do sujeito "autônomo". Anais do 14º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem- SENPE, 2007, Florianópolis (SC), Brasil. Florianópolis (SC): ABEn; 2007. p. 1.

16.Figueiredo MLF, Monteiro CFS, Nunes BMVT, Luz MHBA. Educação em saúde e mulheres idosas: promoção de conquistas políticas, sociais e em saúde. Esc Anna Nery Rev Enferm 2006 dez; 10 (3): 456-66.
 


Submetido em:
05/06/2008

Revisado em:
16/02/2009

Aceito em:
14/04/2009

686d1174a9539568b8014526 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections