The Ethical Value in the Nursing education
El valor etico en la educación del oficio de enfermería
O valor ético no ensino da enfermagem
Gilberto de Lima Guimarães; Lígia de Oliveira Viana
Abstract
The current article comes from the Thesis, presented to the Nursing School Anna Nery, following the line of a Research in Education and Nursing, based on the Value Theory. The nursing possess a group of values which nourishes itself to elaborate a scale. Objective: understand the Ethical Value, in the speech of the nurse-professor, focused to the act of educating, that he/she transmits to the student and discuss it under the light of the assumptions of Max Scheler. The methodology is qualitative, focused in the phenomenological approach. The scenario has been three institutions of superior education in nursing, located in the city of Rio de Janeiro. The period of accomplishment was from August of 2007 to June of 2008. Results: Ethical value emerges in the speech of the nurse-professor in the act of educating as a foundation. Conclusion: by means of the speech the nurse presents Ethical value to the student, ratifying it as establishment for the assisting praxis of nursing.
Keywords
Resumen
El presente artículo es fruto de la Tesis, presentada a la Escuela de Enfermería Anna Nery, en la línea de investigación en Educación y Enfermería, enmarcada en la Teoria de Valor. La enfermería tiene un conjunto de valores de la cual se nutre para elaborar una escala. Objetivo: comprender el Valor Ético, en el discurso del enfermero-docente, frente al acto de educar y que transmite al ir educando, Discutido a la luz de los supuestos de Max Scheler. La metodologia es qualitativa, centrada en el enfoque fenomenológico. El marco del presente estudio fueron tres instituiciones de enseñaza superior de enfermería, ubicadas en la ciudad do Rio de Janeiro. El período de realización del estudio fue de agosto de 2007 a junio 2008. Resultados: el Valor Ético aparece en el discurso del enfermero-docente en el acto de educar como fundamento.. Conclusión: a través del discurso, el enfermero presenta el Valor Ético al educado , ratificándolo como parte integrante dela praxis asistencial de la enfermería.
Palabras clave
Resumo
O presente artigo é fruto da tese apresentada à Escola de Enfermagem Anna Nery, na linha de Pesquisa em Educação e Enfermagem, balizada na Teoria de Valor. A Enfermagem possui um conjunto de valores do qual se nutre para elaborar uma escala. Objetivo: compreender o Valor Ético, no discurso do enfermeiro-docente, à frente do ato de educar, e que ele transmite ao educando, e discuti-lo à luz dos pressupostos de Max Scheler. A metodologia é qualitativa, centrada no enfoque fenomenológico. O cenário foram três instituições de ensino superior de Enfermagem, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O período de realização foi de agosto de 2007 a junho de 2008. Resultados: o Valor Ético emerge no discurso do enfermeiro-docente no ato de educar como fundante. Conclusão: por meio do discurso, o enfermeiro apresenta o Valor Ético ao educando, ratificando-o como instituinte para a práxis assistencial da Enfermagem.
Palavras-chave
Referências
1-Werneck VR. Educação e sensibilidade
2-Costa JS. Max Scheler: o personalismo ético. São Paulo (SP): Moderna; 1996.
3- Scheler M. Le formalisme en éthique et l'ethique matériale des valeurs. Paris (FR): Gallimard; 1955.
4- Aranha MLDA. Filosofando: introdução à filosofia. 3ª ed.São Paulo (SP): Moderna; 2003.
5-Freire P. Pedagogia da autonomia. 33ª ed. São Paulo (SP): Paz e Terra; 2006
6- Rodriguez RV. Educação e sensibilidade.[prefácio] Rio de Janeiro (RJ): Forense; 1996.
7-Minayo MC. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2004.
8-Carvalho ADS. Metodologia da entrevista: uma abordagem fenomenológica. Rio de Janeiro (RJ): Agir; 1991.
9-Orlandi EP. Introdução a análise do discurso. São Paulo (SP): Unicamp; 2003.
10- Alves R. Conversas com quem gosta de ensinar. Campinas (SP): Papirus; 2006.
11-Scheler M. Da reviravolta dos valores. Tradução de Marco Antonio dos Santos Casa Nova. Petrópolis (RJ): Vozes; 1994.
12-Teles MLS. Educação: a revolução necessária. 5ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2001.
13-Guimarães GL. O perfil do enfermeiro-educador para o ensino de graduação. Esc Anna Nery Rev Enferm 2005 ago; 9(2): 255-60.
Submetido em:
10/07/2008
Revisado em:
10/02/2009
Aceito em:
05/05/2009