Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452009000200024
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Reflexão

For an epistemology of nursing care and the educational development of the subjects of knowledge in nursing area - a philosophical point of view

Por una epistemologia del cuidado de enfermería y la formación de los sujetos del conocimiento en la área de enfermería - Del ángulo de una visión filosófica

Por uma epistemologia do cuidado de enfermagem e a formação dos sujeitos do conhecimento na área da enfermagem - do ângulo de uma visão filosófica

Vilma de Carvalho

Downloads: 0
Views: 22

Abstract

Nursing as an epistemic project in the Nightingale System teaching/assistance/practice in health field and caring of ill/healthy people. Nurses' actions based on ethic, instructions, knowledge breaking away with pre-scientific view. Nursing discipline/scientific practice - structured in formal/material contents to the nursing care style. Critical-discursive approach/reflections about nursing care and the subjects' educational development leading to the constructive knowledge. Nursing as science-under-construction. Nursing care as concept/nurses' actions; epistemological inherence discussed according to the ideas/knowledge. Emphasis on the epistemological ground to the nursing principles. Concept of care without predicative reference or objectivity in the nurses' actions and the nursing staff's work is refused. Against the idea of "construction", the focus is on the subjects as partners in real practice, thinking/acting freely, taking decisions in problematic situations in assistance/research, and considering the clients' interests/needs in the study/work/plan. Epistemic aspects highlighted with implication in the nursing concepts and the nominated authors' ideas with consistence to the professional knowledge and coherence to the construction of Nursing - science and art.

Keywords

Knowledge; Nursing care; Nursing

Resumen

Sobre Enfermería - proyecto epistémico/conjunto teórico-axiomático - en el Sistema Nightingale/enseñanza/práctica asistencial a la salud y cuidados/enfermos y sanos. Acciones/enfermeras(os) caracterizadas en la ética, instrucciones técnicas, saber moderno rompiendo con lo saber/pre-científico. Enfermería - disciplina/práctica científica - ordenada en esquemas formales/contenidos materiales al estilo del cuidado de enfermería. Abordaje crítico-discursiva/reflexiones - cuidado de enfermería y formación de los sujetos del conocimiento/área-de-enfermería. Del ángulo filosófico, la enfermería como ciencia-en-construcción. Cuidado de enfermería discutido/concepto/actos/operaciones/enfermeras(os), interpretado en la inherencia epistemológica/ideas - Sistema Nightingale designado solo epistemológico - concebido/analizado/estructura/fondo-de-saber y principios nightingaleanos. Posición/autora contraria al concepto/cuidado sin predicación/objetividad en las acciones profesionales/operaciones del equipo. Posición coherente a la formación/espírito crítico/conocimiento/área-de-enfermería, contraria a la idea/construcción-sujetos. Los sujetos concebidos - parceros en una práctica viva con la libertad de pensar/ser -, en la toma/decisiones en situaciones-problema, asistidas u investigadas, en plan/estudio/trabajo/investigación, abarcando intereses/necesidades de clientes. Resaltos epistemológicos/interpretados como consistentes/conceptos/enfermería e ideas/autores/referenciados, y coherencia/saber/conocimiento de Enfermería-ciencia y arte.

Palabras clave

Conocimiento; Atención de Enfermería; Enfermería

Resumo

Sobre Enfermagem - projeto epistêmico/conjunto teórico-axiomático - no Sistema Nightingale de ensino/prática assistencial à saúde e cuidados/enfermos e sadios. Ações/enfermeiras (os) caracterizadas na ética, instruções técnicas, saber moderno rompendo com saber/pré-científico. Enfermagem - disciplina/prática científica - ordenada em esquemas formais/conteúdos materiais aliada ao estilo do cuidado de enfermagem. Abordagem crítico-discursiva-reflexões - cuidado de enfermagem e formação dos sujeitos do conhecimento/área-da-enfermagem. Do ângulo filosófico, a enfermagem como ciência-em-construção. Cuidado de enfermagem como conceito/atos/operações/enfermeiras(os), interpretado/inerência epistemológica de idéias - Sistema Nightingale designado solo epistemológico -, concebido/analisado/estrutura/fundo-de-saber e princípios nightingaleanos. Posição/autora contrária ao conceito de cuidado sem predicação/objetividade nas ações profissionais/operações da equipe. Posição coerente à formação do espírito crítico/conhecimento/área-da-enfermagem, contrária à idéia/construção-sujeitos . Sujeitos concebidos - parceiros numa prática viva com liberdade de pensar/ser - nas decisões em situações-problema, assistidas ou investigadas - plano/estudo/trabalho/pesquisa - abarcando interesses/necessidades dos clientes. Destaques epistemológicos/interpretados - consistentes aos conceitos/enfermagem e idéias/autores/referenciados, e coerência ao saber/conhecimento da Enfermagem-ciência e arte.

Palavras-chave

Conhecimento; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem

Referências

1. Seymer LR, organizador. Selected writings of Florence Nightingale. New York (USA): The Macmillan Company; 1954.

2. Carvalho V. Cuidando, pesquisando e ensinando: acerca de significados e implicações na prática da enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2004 set/out; 12(5): 806-15.

3. Miranda CML. O risco e o bordado: um estudo sobre formação de identidade profissional. Rio de Janeiro (RJ): EEAN/UFRJ; 1996.

4. Japiassu H. Nascimento e morte das ciências humanas. 2ªed. Rio de Janeiro (RJ): Francisco Alves ;1982.

5. Carvalho V. Acerca de las bases teóricas, filosóficas, epistemológicas de la investigación: el caso de la enfermería. Rev Latino-am Enfermagem 2003 nov/dez; 11(6): 807-15.

6. Bachelard G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro (RJ): Contraponto; 1996.

7. Paim L, Carvalho V, Sauthier J. O saber/conhecimento profissional na enfermagem brasileira: comentários sobre momentos decisivos na trajetória histórico-evolutiva. ABEn- J Assoc Bras Enferm 2003; 45(3 - 4).

8. Carvalho V. Enfermagem e história da enfermagem: aspectos epistemológicos destacados na construção do conhecimento profissional. Esc Anna Nery Rev Enferm 2007 set; 11(3): 500- 08.

9. Caccavo PV, Carvalho V. A arte da enfermagem: efêmera, graciosa e perene. Rio de Janeiro (RJ): EEAN/UFRJ; 2003.

10. Japiassu H. Introdução ao pensamento epistemológico. 2ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Francisco Alves; 1977.

11. Moles AA. As ciências do impreciso. Colaboração de Elisabeth Rohmer. Tradução de Glória de Carvalho Lins. Rio de Janeiro (RJ): Civilização Brasileira; 1995.

12. Canguilhem G. O normal e o patológico. 1ªed. Rio de Janeiro (RJ): Forense Universitária; 1978.

13. Carvalho V. Sobre o projeto para aplicação de novas metodologias ao processo ensino-aprendizagem: a experiência de mudança curricular na graduação da EEAN/UFRJ. In: Carvalho V, organizadora. Sobre enfermagem: ensino e perfil profissional. Prefácio de Lygia Paim. 1ªed. Rio de Janeiro (RJ): EEAN/ UFRJ; 2006.

14. Parsons E. A enfermagem moderna no Brasil. [fac-símile]. Esc Anna Nery Rev Enferm 1997 jul; 1 (n esp lanç): 09-24.

15. Becker HS. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 4ªed. Tradução de Marco Estevão e Renato Aguiar. São Paulo (SP): Hucitec; 1999.

16. Nightingale, F. Notas sobre enfermagem: o que é e o que não é. Prefácio de Ieda Barreira e Castro. Tradução de Amália Corrêa de Carvalho. São Paulo (SP): Cortez; 1989.

17. Carvalho V, Castro IB, Paixão SS. Um projeto de mudança curricular no ensino de enfermagem em nível de graduação que favorece aos propósitos emergentes da prática profissional. Anais do 30º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 1978 jul 16-22; Belém (PA), Brasil. Belém (PA): ABEn; 1978.

18. Carvalho V. Dimensões do saber-fazer do enfermeiro que fundamentam o conteúdo do currículo de graduação: uma contribuição à identidade profissional. São Paulo (SP): Frontis; 1996. Trabalho apresentado originalmente no Encontro Nacional de Escolas de Enfermagem-ENESC realizado pelo Departamento de Enfermagem/ UNIFESP, com apoio da ABEn - Seção SP.

19. Faure E. Aprender a ser. Tradução de Maria Helena Cavaco e Natércia Paiva Lomba. São Paulo (SP): UNESCO/Difusão; 1972.

20. Hessen J. Teoria do conhecimento. Tradução de João Vergílio Gallerani Cuter. São Paulo (SP): Martins Fontes; 1999.

21. Japiassu H. Pedagogia da incerteza e outros estudos. Rio de Janeiro (RJ): Imago; 1983.

22. Wilber Ken, organizador. O paradigma holográfico e outros paradoxos: uma investigação nas fronteiras da ciência. 10ª ed. Tradução Maria de Lourdes Eichenberger e Newton Roberval Eichemberg. São Paulo (SP): Cultrix; 1995.

23. Pribram KH. Qual a confusão que está por toda a parte. In: Wilber Ken, organizador. O paradigma holográfico e outros paradoxos: uma investigação nas fronteiras da ciência. 10ª ed. Tradução de Maria de Lourdes Eichenberger e Newton Roberval Eichemberg. São Paulo (SP): Cultrix; 1995.

24. Etave R. Uma pedagogia para o homem. Petrópolis (RJ): Vozes/FUM; 1971.
 


Submetido em:
13/03/2008

Revisado em:
28/06/2008

Aceito em:
11/09/2008

686c326ba9539517e907b9f9 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections