Reflexion on the care as essence of nursing leadership
Reflexión sobre el cuidado como idea principal del liderazgo en enfermería
Reflexão sobre o cuidado como essência da liderança em enfermagem
Leilane Barbosa de Sousa; Maria Grasiela Teixeira Barroso
Abstract
The present text has as subject, the care as essence of nursing leadership. The objective was to arouse reflexion on the recovery of care as essence of nursing leadership. It is a critical and reflexive analysis carried out considering the book The Servant: A Simple Story about the True Essence of Leadership by James C. Hunter. As methodology, it was used the contents analysis. The thematic analysis of the results points to the relevance of rethink the nursing leadership based on the new paradigm: the leadership for the care by the care. It was conclude that the care needs to be recovered to nursing leadership.
Keywords
Resumen
El presente texto tiene como objeto el cuidado como esencia del liderazgo en enfermería El objetivo fue producir reflexión a respecto del resgate del cuidado como esencia del liderazgo en enfermería. Se refiere a un análisis crítico-reflexivo realizado a partir de la obra El monje y el Ejecutivo Una historia sobre la esencia del liderazgo, de James C. Hunter. Como metodología, fue usado el análisis del contenido. El análisis temático de los resultados apunta hacia la relevancia de pensar una vez más el liderazgo en enfermería con base en un nuevo paradigma: el liderazgo para el cuidado por el cuidado. Concluyese que el cuidado necesita ser resgatado para el liderazgo en enfermería.
Palabras clave
Resumo
O presente texto tem como objeto o cuidado como essência da liderança em enfermagem. O objetivo foi suscitar reflexão sobre o resgate do cuidado como essência da liderança em enfermagem. Trata-se de uma análise crítica-reflexiva realizada a partir da obra O monge e o executivo uma história sobre a essência da liderança, de James C. Hunter. Como metodologia, foi usada a análise de conteúdo. A análise temática dos resultados aponta a relevância de repensar a liderança em enfermagem com base em um novo paradigma: a liderança para o cuidado pelo cuidado. Conclui-se que o cuidado necessita ser resgatado para a liderança em enfermagem.
Palavras-chave
Referencias
1.Hunter JC. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro (RJ): Sextante; 2004.
2.Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo (SP): Hucitec; 2006.
3.Ravelli APX, Motta MGC. O lúdico e o desenvolvimento infantil: um enfoque na música e no cuidado de enfermagem. Rev Bras Enferm 2005 set/out; 58 (5):611-13.
4.Silva LWS, Francione FF, Sena ELS, Carraro TE, Randünz V. O cuidado na perspectiva de Leonardo Boff, uma personalidade a ser (re)descoberta na enfermagem. Rev Bras Enferm 2005 jul/ago; 58(4): 471-75.
5.Castanha ML, Zagonel IPS. A prática de cuidar do ser humano sob o olhar da equipe de saúde. Rev Bras Enferm 2005 set/out; 58(5): 556-62.
6.Kurcgant P, Ciampone MHT. A pesquisa na área de gerenciamento em enfermagem no Brasil. Rev Bras Enferm 2005 mar/abr; 58(2): 161-64.
7.Ferraz F, Silva LWS, Silva LAA, Reibnitz KS, Backes VMS. Cuidar educando em enfermagem: passaporte para o aprender/educar/cuidar em saúde. Rev Bras Enferm 2005 set/out; 58(5): 607-10.
8.Waldow VR. O cuidado na saúde: as relações entre o eu, o outro e o cosmo. Petrópolis (RJ): Vozes; 2004.
9.Balsanelli AP, Cunha ICKD. Liderança no contexto da enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2006; 40(1): 117-22.
10Christovam B, Santos I. Instituição da liderança do enfermeiro em questões de saúde. Rev Bras Enferm 2005 set/out; 58(5): 551-55.
11Abreu LO, Munari DB, Queiroz ALB, Fernandes CNS. O trabalho de equipe de enfermagem: revisão sistemática de literatura. Rev Bras Enferm 2005 mar/abr; 58(2): 2003-07.
12.Nóbrega-Therrien SM. A enfermeira e o exercício do poder na profissão: a trama da ambigüidade. Acta Paul Enf 2004; 17(1): 79-86.
13.Rodrigues J, Zagonel IPS, Mantovani MF. Alternativas para a prática docente no ensino superior de enfermagem. Escola Anna Nery Rev Enferm 2007 jun; 11 (2): 313-17.
14.Freire P. Ação cultural para a liberdade e outros escritores. São Paulo (SP): Paz e Terra; 2002.
15 - Waldow VR. Estratégias de ensino na enfermagem: enfoque no cuidado e no pensamento crítico. Petrópolis (RJ): Vozes; 2005.
Submitted date:
03/04/2008
Reviewed date:
28/07/2008
Accepted date:
01/12/2008