Knowledges and nursing praxis
Saberes y praxis en enfermería
Saberes e práxis em enfermagem
Eucléa Gomes Vale; Lorita Marlena Freitag Pagliuca; Régio Hermilton Ribeiro Quirino
Abstract
This study aims to reflect on the knowledge and praxis in Nursing through a dialogue with some authors about knowledge, through a report on the transformation of this knowledge in history, as well as to focus on the praxis through philosophical reasoning. The reflection involves the different dimensions of care. We conclude that Nursing praxis is constructed through liberation, solidarity and emancipation, because it is based on the interweaving of knowledge and practice of care that converges in science, ethics, art and aesthetics.
Keywords
Resumen
La finalidad del estudio es reflejar sobre los conocimientos y praxis en Enfermería mediante el diálogo con algunos autores sobre el saber, mediante el relato de la transformación del conocimiento a lo largo de la historia, y también enfocar la praxis mediante el raciocinio filosófico. La reflexión abarca las varias dimensiones del cuidado. Concluimos que la praxis en Enfermería se construye libertadora, solidaria, emancipadora por fundamentarse en el entrelazamiento de saberes y haceres de un cuidado que converge en ciencia, ética, arte y estética.
Palabras clave
Resumo
O estudo tem como objetivo refletir acerca dos saberes e práxis em Enfermagem pelo diálogo com alguns autores sobre o conhecimento, pelo relato da transformação do conhecimento através da história, bem como enfocar a práxis por meio do raciocínio filosófico. A reflexão envolve as várias dimensões do cuidado. Concluímos que a práxis em Enfermagem se constrói libertadora, solidária, emancipatória por se fundamentar no entrelaçamento de saberes e fazeres de um cuidado que converge em ciência, ética, arte e estética.
Palavras-chave
Referências
1. Perrenoud P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre (RS): Artmed; 2000.
2. Demo P. Conhecimento moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis (RJ): Vozes; 1997.
3. Morin E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2a ed. São Paulo (SP): Cortez; 2000.
4. Reale G. História da filosofia: antiguidade e idade média. São Paulo (SP): Paulus; 1990.
5. Peterson MA. Introdução à filosofia medieval. Fortaleza (CE): UFC; 1991.
6. Vaz HCL. Antropologia filosófica I. São Paulo (SP): Loyola; 1991.
7. Koyré A. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro (RJ): Forense Universitária; 1991.
8. Morin E. Da necessidade de um pensamento complexo. Paris (FR): UNESCO; 1999.
9. Almeida MCP, Rocha JSY. O saber de enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo(SP): Cortez; 1986.
10. Carper BA. Fundamental patterns of knowing in nursing. Adv Nurs Sci 1978; 1(1): 13-23.
11. Trentini M, Paim L. Assistência e pesquisa em enfermagem: uma abordagem convergente-assistencial. Texto&Contexto Enferm 2001 jan/abr; 10(1): 11-31.
12. Leopardi MT. A finalidade do trabalho da enfermagem: a ética como fundamento decisório. Texto&Contexto Enferm 1995 jul/dez; 4(2): 23-29.
13. Waldow VR. Cuidado humano: o resgate necessário. Porto Alegre (RS): Sagra Luzzato; 1998.
14. Horta WA. Processo de enfermagem. São Paulo (SP): EPU; 1979.
15. Silva LF. Cuidado de enfermagem em terapia intensiva cardiológica: hermenêutica do conceito fundamentada na fenomenologia Heideggeriana [tese de doutorado] Fortaleza (CE): Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem/ UCE; 2002. 200 f.
16. Rose P, Parker D. Nursing: an integration of art and science within the experience of the practiotiner. J Adv Nurs 1994; 20: 1004-010.
17. Rodrigues J, Mantovani MF. O docente de enfermagem e sua representação sobre a formação profissional. Esc Anna Nery Rev Enferm 2007 set; 11(3):494-99.
18. McKenna H. Nursing theories and models. London(UK): Routledge; 1997.
19. Silva AL, Baldin SM, Nascimento KC.
20. Bordenave JED.
21. Le Boterf G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Porto Alegre (RS): Artmed; 2003.
Submetido em:
03/01/2008
Revisado em:
04/05/2008
Aceito em:
25/09/2008