Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452008000300006
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

The intersubjective relationship between nurse and child with pain in post-surgical fase in the caring act

La relación intersubjetiva del enfermero y el niño con dolor no periodo pos-operatorio en acto de cuidar

A relação intersubjetiva entre o enfermeiro e a criança com dor na fase pós-operatória no ato de cuidar

Karin Rosa Persegona; Ivete Palmira Sanson Zagonel

Downloads: 0
Views: 9

Abstract

Qualitative research aims to respond the guiding question "how is intersubjective relationship estabilished during nursing care to a child in post-surgical phasis pain?" whiting de Paterson and Zderad's Humanistic Theory (1979) carried out a descriptive-exploratory approach. The objectified to identify intersubjective relationship brought about during caring action as well as to unveil how nursing care is undertaken to a child in post-surgical phasis pain. Information was gathered with eight nursesby means of a recorded semi-structured interview. Qualitative Text Analysis proposed by Moraes (2003) was used for the analytical process of the accounts. Three categories emerged from that analysis with six units of meaning. It deems to be sensitive to others' suffering, to be present, to know how to listen, to touch, to relate, it requires to get closer in order to perceive a child's subjective features, how he/she reacts physically and emotionally to suffering from pain. That humanistic nursing care must be delineated from a multidimensional perception of the existential pain experience that a child undergoes.

Keywords

Child care; Nursing-child relationship; Pain postoperative

Resumen

Pesquisa cualitativa que tiene como la cuestión principal "como se procesa la relación intersubjetiva estabelecida entre el enfermero y el niño con dolor no periodo pos-operatorio en el acto de cuidar?" por la Teoria Humanística de Paterson e Zderad (1979) echa a través del método exploratorio-descriptivo. Los objetivos fueron identificar la relación intersubjetiva establecida em el acto de cuidar y revelar como se desenvuelve el cuidado del enfermero al niño com dolor no periodo pos-operatorio. Las informaciones fueron recogidas con ocho enfermeros por medio de la entrevista semi-estructurada grabada. Del análisis surgieron tres categorías y seis unidades de significado. Concluí-se que ser sensible al sufrimient del otro, hecerse presente, saber oir, tocar relacionarse; requiere aproximación, em la perspectiva de percibir sensiblemente los aspectos subjetivos Del niño, la manera como reacciona física y emocionalmente al sufrimiento que el dolor le proporciona. El cuidado humanístico del enfermero debe ser delineado a partir de la percepción multidimensional de la experiencia existencial Del dolor.

Palabras clave

Cuidado del niño; Relaciones enfermero-niño; Dolor postoperatorio

Resumo

Pesquisa qualitativa que tem como questão norteadora "como se processa a relação intersubjetiva estabelecida entre o enfermeiro e a criança com dor na fase pós-operatória no ato de cuidar?" baseada na Teoria Humanística de Paterson e Zderad pelo método exploratório-descritivo. Os objetivos foram identificar a relação intersubjetiva estabelecida no ato de cuidar e desvelar como se desenvolve o cuidado do enfermeiro à criança com dor na fase pós-operatória. As informações foram coletadas com oito enfermeiros pela entrevista semi-estruturada gravada. Utilizou-se a Análise Textual Qualitativa proposta por Moraes (2003). Da análise emergiram três categorias e seis unidades de significado. Conclui-se que ser sensível ao sofrimento do outro, fazer-se presente, saber ouvir, tocar, relacionar-se, requer aproximação, na perspectiva de perceber os aspectos subjetivos da criança, a maneira como reage física e emocionalmente ao sofrimento que a dor lhe proporciona. O cuidado humanístico deve ser delineado a partir da percepção multidimensional da experiência existencial de dor.

Palavras-chave

Cuidado da Criança; Relações Enfermeiro-Paciente; Dor Pós-Operatória

Referencias

1. Persegona KR. Relação intersubjetiva do enfermeiro e a criança com dor pós-operatória [dissertação]. Curitiba (PR): Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2007.

2. Paterson JE, Zderad LT. Enfermería humanística. México: Limusa; 1979.

3. Chaves LD, Leão ER. Dor o 5º sinal vital: reflexões e intervenções de enfermagem. Curitiba (PR): Maio; 2004.

4. Santos MCL, Pagliuca LMF, Fernandes AFC. Cuidados paliativos ao portador de câncer: reflexões sob o olhar de Paterson e Zderad. Rev Latino-am Enfermagem. 2007; 15(2): 350-355.

5. Pedroso RA, Celich KLS. Dor: quinto sinal vital, um desafio para o cuidar em enfermagem. Texto e Contexto Enferm. 2006. 15(2): 32-49.

6. Claro MT. Dor em pediatria. In: Chaves LD, Leão ER. Dor o 5º sinal vital: reflexões e intervenções de enfermagem. Curitiba (PR): Maio; 2004. p.208-218.

7. Eccofey C, Desparmet J. Analgesia na cirurgia pediátrica. In: BONNET E. A dor no meio cirúrgico. 2.ed. São Paulo(SP): Artes Médicas, 1994.

8. Smeltzer SC, Bare BG. Brunner e Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. Rio de Janeiro(RJ): Guanabara Koogan; 2000.

9. Silva MAPD. Dor: visão biopsicossocial e espiritual da assistência In: Chaves LD, Leão ER. Dor o 5º sinal vital: reflexões e intervenções de enfermagem. Curitiba (PR): Maio; 2004. p.26-32.

10. Moraes R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação. 2003. 9(2): 191-211.
 


Submitted date:
26/02/2008

Reviewed date:
14/04/2008

Accepted date:
22/04/2008

68700040a953953b1a3c663b ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections