International educational exchange in nursing s andwich doctorate modality: experience report
Intercambio educacional internacional en la modalidad doctorado sándwich: relato de experiencia
Intercâmbio educacional internacional na modalidade doutorado sanduíche em enfermagem: relato de experiência
Kleyde Ventura de Souza
Abstract
A report of a training experience of a Sandwich Doctorate offered by the Students’ Improvement Coordenation of Higher Education made at Faculté des Sciences Infirmières/Université de Montreal, from August to December, 2004. The training focused the deepening of conceptual and practical concepts related to the women’s health and their sexual and reproductive rights. This article aims to present the activities made to raise the interest of doctorate students in the post-graduation Brazilian programs in this kind of exchange. The attendance in courses, research groups and scientific events meetings, technical visits and experience exchange with researchers and members of social organizations, and conferences are emphasized. The impor tance of cooperation between researchers and institutions in Brazil as well as in other countries was verified with this experience and it consolidated the commitment with a professional and social emancipation project by means of research and by this kind of cooperation.
Keywords
Resumen
El artículo relaciona a la experiencia del entrenamiento del Doctorado Sándwich, ofrecido por Cordenación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior y realizado en la Faculté de Sciences Infirmières/Université de Montreal, de agosto al diciembre de 2004. El entrenamiento enfocó en profundizar los aspectos conceptuales y prácticos relacionados con la salud de la mujer y con sus derechos sexuales y reproductivos. Este artículo se trata de presentar las actividades realizadas e inspirar el interés de estudiantes de los programas brasileños de la post-grado en esta modalidad del intercambio. Este intercambio era distinguido por la participación en cursos, en reuniones de grupos de investigación y en conferencias científicos, y en las visitas técnicas y el intercambio de experiencias entre investigadores y miembros de organizaciones social. La experiencia confirmó la importancia de cooperación entre investigadores e instituciones de Brasil y del exterior, mientras que el compromiso de cooperación se fortifica con un proyecto de la emancipación profesional y social.
Palabras clave
Resumo
Relato de experiência de estágio de Doutorado Sanduíche oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, realizado na Faculté des Sciences Infirmières/Université de Montreal, no período de agosto a dezembro de 2004. O estágio teve como enfoque o aprofundamento dos aspectos conceituais e práticos relacionados à saúde da mulher e seus direitos sexuais e reprodutivos. Este artigo tem como propósito apresentar as atividades realizadas e despertar o interesse dos estudantes de doutorado dos programas brasileiros de pós-graduação nessa modalidade de intercâmbio. Destacam-se a participação em cursos, reuniões de grupos de pesquisas e em eventos científicos; visitas técnicas e troca de experiências com pesquisadores e integrantes de organizações sociais e conferências. Com esta experiência, verificou-se a importância da cooperação entre pesquisadores e instituições do Brasil e do exterior e fortaleceu-se o compromisso com um projeto de emancipação profissional e social, por meio da pesquisa e deste tipo de cooperação.
Palavras-chave
Referências
1 Ministério da Educação (BR). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior-CAPES [site da Internet]. Estágio de Doutorando-Balcão (sanduíche/sandwich) [acesso 18 fev 2006]. Disponível em:
2 Souza KV. A saúde da mulher e seus direitos reprodutivos em um "círculo de cidadania" [tese de doutorado]. Rio de Janeiro (RJ): Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ; 2005.
3 Carvalho V. Dia 20 de maio de 2004 Jubileu de ouro da classe de 1954: discurso de saudação e relatos de experiências. Esc Anna Nery Rev Enferm 2004 ago; 8 (2): 291-97.
Submetido em:
22/03/2007
Revisado em:
24/08/2007
Aceito em:
10/09/2007