Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452008000200013
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Environmental perception among inhabitants of northwest region of the State of Rio de Janeiro

La percepción del medio ambiente entre los habitantes de la región Noroeste de Rio de Janeiro

A percepção ambiental entre os habitantes da região noroeste do estado do Rio de Janeiro

Livia Melo Villar; Adilson José de Almeida; Michele Christiane Andrade de Lima; Juliana Lauredo Valle de Almeida; Lilian Fiori Boechat de Souza; Vanessa Salete de Paula

Downloads: 0
Views: 7

Abstract

A research was developed to evaluate the environmental perception of individuals living in Itaperuna City, located in the northwest region of the State of Rio de Janeiro, Brazil. Between July and October 2005 a total of 243 individuals were interviewed concerning issues such as individual/environmental relation; individual actions in favor to environmental education; individual actions in favor to environmental area; concern about environmental impact and consumption; personal customs and environment. Based on the analysis of the answers of the individuals, a greater environmental perception was observed in elder individuals in relation to children and young adults. This result demonstrate that environmental education programs in this region should be focused on children and adolescents, in order to make these individuals more conscientious adults, since interviewed individuals presented great interest concerning environment issues and willingness to participate in campaigns and actions of environmental recovering.

Keywords

Perception; Environmental Education; Health

Resumen

Se desarrolló una investigación para evaluar la percepción ambiental de las personas que viven en la ciudad Itaperuna, situada en la región noroeste del Rio de Janeiro, Brasil. Se entrevistaron 243 personas entre julio y octubre de 2005 sobre cuestiones acerca de la relación de la persona sobre el medio ambiente; las acciones a favor de la educación ambiental; las acciones a favor del medio ambiente de la zona; beligerantes acerca del impacto ambiental y de consumo, hábitos personales y el medio ambiente. Cuando las respuestas de esta población se compararon, se observó una gran percepción ambiental en el anciano de los individuos en relación con los niños y adultos jóvenes. Este resultado demuestra que programas de educación ambiental en esta región se deben enfocar para los niños y los adolescentes, para que estos se conviertan en adultos, ya que las personas entrevistadas presentan gran interés sobre temas de medio ambiente y disposición a participar en campañas y acciones de recuperación ambiental.

Palabras clave

Percepción; Educación Ambiental; Salud

Resumo

Foi desenvolvido um estudo para avaliar a percepção ambiental de indivíduos residentes do Município de Itaperuna, localizado na região Noroeste do Rio de Janeiro, Brasil. Foram selecionados 243 indivíduos, entre os meses de julho a outubro de 2005, que responderam sobre questões que abordavam a relação indivíduo/ambiente; ações individuais em favor da área ambiental; preocupação com o impacto ambiental e consumo; hábitos pessoais e ambiente. Com base na análise das respostas dos indivíduos, foi observada maior percepção ambiental em indivíduos mais velhos em relação a crianças e jovens. Este resultado demonstra que os programas de educação ambiental nesta região devem ser voltados para crianças e adolescentes, para que os mesmos se tornem adultos conscientes, uma vez que os indivíduos respondentes apresentaram grande interesse pelos temas ambientais e disposição para participar de campanhas e ações de recuperação ambiental.

Palavras-chave

Percepção; Educação Ambiental; Saúde

Referências

1. Faggionato S. Percepção ambiental. [on-line] 2005; [citado 26 out 2006]. Disponível em: http://educar.sc.usp.br.

2. Rosa LG, Silva MMP. Percepção ambiental de educandos de uma escola do ensino fundamental. Anais do 6º Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental; 2002; Vitória (ES), Brasil. Vitória; 2002.

3. Fernandes RS, Pelissari VB. Como os jovens percebem as questões ambientais . Rev Aprender [periódico on- line] 2003 jul/ago; 13: 10-15.

4. Berlinck CN, Caldas ALR, Monteiro AHRR, Saito CH. Contribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos. Ambient Educ 2003, 8: 117-30.

5. Secretaria Geral de Planejamento (RJ). Estudo socioeconômico- 2004. Itaperuna (RJ); 2005.

6. Guimarães MA. Dimensão ambiental na educação. In: Formação e trabalho pedagógico. Campinas (SP): Papirus; 1995. Coleção Magistério.

7. Comis R, Vieira DP, Picavêa JP, Querol E, Querol MVM. Atividades de EA visando a melhoria da qualidade de vida da população do CEANE, em Uruguaiana, RS: prevenção das zoonoses e doenças transmitidas pela água não tratada. Educação Ambiental em Ação [periódico on-line] 2005 dez/fev; [citado 26 out 2006] 11 (3): [aprox. 2 telas]. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=275&class=02.

8. Freire P. Educação e mudança. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 1983.

9. De Lacerda ABM, Magni C, Morata TC, Marques JM, Zannin PHT. Ambiente urbano e percepção da poluição sonora. Ambient Soc 2005 jul/dez; 8 (2): 85-98.
 


Submetido em:
12/02/2008

Revisado em:
03/03/2008

Aceito em:
10/03/2008

686fc1e0a95395195a4b3126 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections